terça-feira, 24 de agosto de 2010

AUDAX 600KM

      Quer saber os seus limites? Faça um Audax, não importando qual quilometragem! 
      Neste Audax 600km da Sociedade Audax de Ciclismo de Porto Alegre, que ocorreu nos dias 21 e 22, foram inúmeros momentos de superação física e psicológica. A prova consistiu num itinerário de 612km, sendo 306km de ida e depois retornamos pelo mesmo caminho. O trajeto teve início e fim em Porto Alegre e passava em Eldorado do Sul, Charqueadas, General Câmara, Santa Cruz, Pantâno Grande e Encruzilhada do Sul.
      A prova teve início as 00h de sábado com um clima ameno e sem vento. Durante a madrugada a ida até a cidade de Santa Cruz do Sul, 1º PC aos 155km de prova, foi agradável e com um relevo que foi ficando mais acidentado no decorrer do percurso. Neste trajeto fui presentiado com um lindo nascer do sol no campo seguido de uma densa neblina. Como é de conhecimento popular, "Cerração que baixa, sol que racha!"
      Como prometido o sol veio e forte. Assim que saí do PC a temperatura começou a subir e a cerração foi embora. A ida até o 2º PC, no 216km, foi marcada por inúmeras subidas e descidas debaixo de um belo sol e céu azul. Esta pernada o contato com outros participantes foi intenso, fazendo com que passasse rapidamente os 51km de pedaladas.
      O percurso para alcançar o 3ºPC, no 306km, prometia grandes subidas e descidas, sendo muitas delas com grandes declives e o pior, ACLIVES! Saí do 2º PC e o sol forte e o sono começaram a castigar um pouco. Antes do 3º PC fiz uma parada para almoçar e logo em seguida dar uma dormida de 30min para renovar o ânimo. Assim que acordei, renovado, continuei rumo ao meu objetivo: a metade da prova! Consegui chegar na minha meta com 18:30h de prova, mesmo confirmando aquelas promessas de relevo acidentado que fizeram a velocidade variar entre 65km/h e 8km/h.
      Após uma breve parada para repor as energias e dar uma alongada comecei o caminho de volta para alcançar o 4º PC no 396km, mas sabia que o caminho não seria fácil devido ao relevo. Aproximadamente no 330km tive um pequeno problema com a fixação do bagageiro na bicicleta, o que me custou 50min de espera pelo carro da organização e me obrigou a abandonar os alforges que estavam simulando a carga que estarei carregando durante a nossa expedição! Após o contato com a organização continuei no meu caminho e consegui chegar no 4ºPC em tempo.
      No 4º PC a fome e o sono vieram com força. Como já era aproximadamente 00:30h de domingo decidi comer um belo bauru com ovo e dar uma pequena dormida de 15min para dar uma revigorada. Ao acordar comecei minhas pedaladas rumo ao 5º PC no 457km. Esta pernada era a que mais temia, pois sabia do terreno acidentado e o cansaço já estava se manifestando por todo corpo. Apesar disso tudo consegui manter uma boa média de km/h e cheguei em Santa Cruz às 04:50h, a tempo de poder dar mais uma descansada antes de seguir rumo à chegada. No PC havia um hotel onde pude desfrutar de uma cama e um cobertor naquela madrugada fria. O plano era dar uma dormida até as 05:15h, porém a cama quentinha só deixou me levantar às 6h e graças aos gritos do "Graxa" - "Quem quiser completar o Audax levanta agora que tá na hora!". Com este incentivo consegui levantar e sair rumo a POA! 
      Durante o retorno à Porto Alegre fiz mais duas paradas, sendo uma de fundamental importância no Pesque e Pague no Vale Verde para saborear uma bela massa com galinha e um Frukito! Os últimos km foram os de maior sofrimento devido ao cansaço, ao calor e às dores que se acumulavam pelo corpo!
      Nesta prova pude testar o vestuário fornecido pelo Powertrack. A linha Technogel é de excelente qualidade. As camisetas são muito bem ventiladas, se adaptando para dias quentes, e mantem-se secas, sem acúmulo de suor durante todo o tempo. A calça também destacou-se devido ao grande conforto que proporciona, mesmo em uma pedalada tão longa quanto esta.
      Como resultado final deste desafio podemos ratificar o resultado dos treinamentos, pois a conclusão de 600km com 25kg de bagagem (2kg a mais do que no Audax 400km) em 38h21min encontra-se dentro do planejamento.
      O próximo teste para a expedição será realizado no Audax 1000km!
      Empresas que acreditem neste projeto e queiram apoiá-lo favor entrar em contato pelo email americadosulnopedal@hotmail.com ou pelo telefone (51) 93322206. Todo apoio será de extrema importância!

Nenhum comentário:

Postar um comentário