Neste Audax 600km da Sociedade Audax de Ciclismo de Porto Alegre, que ocorreu nos dias 21 e 22, foram inúmeros momentos de superação física e psicológica. A prova consistiu num itinerário de 612km, sendo 306km de ida e depois retornamos pelo mesmo caminho. O trajeto teve início e fim em Porto Alegre e passava em Eldorado do Sul, Charqueadas, General Câmara, Santa Cruz, Pantâno Grande e Encruzilhada do Sul.
A prova teve início as 00h de sábado com um clima ameno e sem vento. Durante a madrugada a ida até a cidade de Santa Cruz do Sul, 1º PC aos 155km de prova, foi agradável e com um relevo que foi ficando mais acidentado no decorrer do percurso. Neste trajeto fui presentiado com um lindo nascer do sol no campo seguido de uma densa neblina. Como é de conhecimento popular, "Cerração que baixa, sol que racha!"
Como prometido o sol veio e forte. Assim que saí do PC a temperatura começou a subir e a cerração foi embora. A ida até o 2º PC, no 216km, foi marcada por inúmeras subidas e descidas debaixo de um belo sol e céu azul. Esta pernada o contato com outros participantes foi intenso, fazendo com que passasse rapidamente os 51km de pedaladas.
O percurso para alcançar o 3ºPC, no 306km, prometia grandes subidas e descidas, sendo muitas delas com grandes declives e o pior, ACLIVES! Saí do 2º PC e o sol forte e o sono começaram a castigar um pouco. Antes do 3º PC fiz uma parada para almoçar e logo em seguida dar uma dormida de 30min para renovar o ânimo. Assim que acordei, renovado, continuei rumo ao meu objetivo: a metade da prova! Consegui chegar na minha meta com 18:30h de prova, mesmo confirmando aquelas promessas de relevo acidentado que fizeram a velocidade variar entre 65km/h e 8km/h.
Após uma breve parada para repor as energias e dar uma alongada comecei o caminho de volta para alcançar o 4º PC no 396km, mas sabia que o caminho não seria fácil devido ao relevo. Aproximadamente no 330km tive um pequeno problema com a fixação do bagageiro na bicicleta, o que me custou 50min de espera pelo carro da organização e me obrigou a abandonar os alforges que estavam simulando a carga que estarei carregando durante a nossa expedição! Após o contato com a organização continuei no meu caminho e consegui chegar no 4ºPC em tempo.

Durante o retorno à Porto Alegre fiz mais duas paradas, sendo uma de fundamental importância no Pesque e Pague no Vale Verde para saborear uma bela massa com galinha e um Frukito! Os últimos km foram os de maior sofrimento devido ao cansaço, ao calor e às dores que se acumulavam pelo corpo!
Nesta prova pude testar o vestuário fornecido pelo Powertrack. A linha Technogel é de excelente qualidade. As camisetas são muito bem ventiladas, se adaptando para dias quentes, e mantem-se secas, sem acúmulo de suor durante todo o tempo. A calça também destacou-se devido ao grande conforto que proporciona, mesmo em uma pedalada tão longa quanto esta.
Como resultado final deste desafio podemos ratificar o resultado dos treinamentos, pois a conclusão de 600km com 25kg de bagagem (2kg a mais do que no Audax 400km) em 38h21min encontra-se dentro do planejamento.
Como resultado final deste desafio podemos ratificar o resultado dos treinamentos, pois a conclusão de 600km com 25kg de bagagem (2kg a mais do que no Audax 400km) em 38h21min encontra-se dentro do planejamento.
O próximo teste para a expedição será realizado no Audax 1000km!