domingo, 28 de novembro de 2010

8º Dia - Aguas Dulces - La Paloma - 24/11/2010 - Quarta-feira

Hoje o dia estava previsto para começar um pouco mais tarde, pois tínhamos acertado com a Nicole o café da manhã para as 9h devido ao pequeno trajeto do dia (+- 62km).
   Acordamos às 8h15mine começamos a arrumar tudo para mais um dia na estrada. A noite de sono foi muito boa, mesmo dividindo uma cama de beliche e tendo mais duas pessoas no quarto.
     Após arrumar tudo fomos tomar o nosso café, pois a Nicole já havia colocado a mesa. Para nossa surpresa os  outros hóspedes (um casal alemão e um casal noruegues que vive em Buenos Aires) levantaram e foram tomar café também. Com a mesa cheia acabou parecendo uma refeição em família, uma grande diferença é que se escutava alemão, espanhol, inglês, português e portonhol.
     O alemão era uma figura ímpar, pois além de mostrar-se um apaixonado por bicicleta, vivenciava as histórias que contava com muita sonoplastia. Após muito papo, tiramos uma foto com a Nicole e nos despedimos do pessoal.
     Nosso primeiro destino foi Cabo Polonio. Apenas 45min e +-16km após o hostel chegamos à entrada da praia. Lá avistamos um quiosque que vendia os tíckets dos caminhõezinhos que fazem o transporte até a beira do mar. Para nossa surpresa era 150 pesos por pessoa, e mais 100 pesos por bicicleta, ou então era arriscar nossa viagem e deixar as bikes ali para alguém cuidar. Mas como todos dizem que é muito legal, lá fomos nós.
     Depois de 20min sacolejando naquele sobe e desce de dunas conseguimos avistar o mar. Começou aquele sentimento de "Valeu a pena!".
     Desembarcamos no centro da vilinha de Cabo Polonio e a pergunta que não queria calar era: "onde estão os leões marinhos?". Ao invés de simplismente perguntarmos isso a alguém começamos a ir em diversas direções empurrando as bikes. Com o calor, a fome e o cansaço, começamos a nos irritar até que surgiu a brilhante idéia de perguntar para alguém. Com a informação correta foram dois toques e já estávamos na entrada do farol onde se avistava os animais.
     No farol deixamos as bicicletas apoiadas uma na outra e fomos curtir o local. Estávamos andando quando vimos o primeiro leão marinho. Fomos até o canto de uma construção onde conseguíamos enxergar mais uns 3 ou 4 se banhando nas pedras. Ficamos ali uns 10 minutos até que um gaurda nos chamou e indicou um outro local (o guarda estava em cima do farol de +- 60m e berrava em castelhano, demoramos uns 5min para entender). Chegando no local entendemos tudo. Logo de cara vimos cerca de uma centena deles se banhando, brincando, brigando, tomando banho de sol, bem ali na nosa frente. Após certo tempo de deslumbramento, decidimos procurar um local para comermos nosso sanduíches que fizemos ontem antes que eles estragassem e beber algo gelado.
     Chegamos num barzinho e tomamos uma coca-cola de litro (aquelas de garrafa de vidro) com os sanduíches. Decidimos que não podemos continuar assim: tomando coca-cola todos os dias!
     Depois de conversar um pouco a Cris quis ver uma faixa de cabelo, mas não achamos nenhuma legal. Como já era 13h30min decidimos voltar no caminhão das 14h para chegarmos cedo em La Paloma. Colocar as bikes no caminhão foi o mesmo parto do que na ida, se não fosse a ajuda de um uruguaio (ida) e de um finlandês (volta) só poderíamos contar com a grande má vontade do motorista.
     Chegando de volta ao quiosque nos fantasiamos novamente de ciclistas e caímos na estrada. Como faltavam apenas +- 45km fomos bem na manhã, ladoa a lado e conversando um pouco. A estrada era meio bizarra, pois durante uns 20km foi 1km de asfalto e 1 km de chão batido.
     Durante a pedalada de hoje pudemos confirmar uma teoria que desenvolvemos: existem raças de gado que adoram ciclista! Em inúmeros pastos em que passamos todo o rebanho parou o que estava fazendo (comendo, deitado) e ficou nos olhando fixamente...hehe... Ainda bem que estavam do outro lado da cerca.
     Chegando em La Paloma procuramos o hostel La Paloma que fica no Parque Andresito. Apresentamos a carta de apoio do Carlos, presidente da Federação Brasileira de Albergues da Juventude, e prontamente fomos acolhidos. Ficamos num quarto muito legal com dois andares e para 11 pessoas, mas ainda bem que éramos só nós dois. Instalamo-nos, tomamos banho, saímos para fazer as compras e jantar e voltamos ao hostel para arrumar tudo e descansar para chegar amanhã em Punta del Este.
- Translado Cabo Polonio: R$45,00   - Coca-cola: R$3,60   - Janta: R$37,00 - Compras: R$25,00
Estatística:
- Distância: 61,12km   - Tempo: 3h24min15"   - Média: 17,7km/h
- Ruim, mas com pouqíssimo movimento.