Vista de Puno |
Já era 11h e não tínhamos arrumado nada para partir rumo a Juliaca. Ficamos um tempo em dúvida e vendo os prós e contras de arriscarmos e pegarmos a estrada. Como o sol deu uma firmada e as nuvens diminuíram, decidimos arriscar e pedalar nas alturas do Peru. Arrumamos tudo (enquanto arrumávamos as roupas, percebemos que a lavanderia havia sumido com minha regata!) rapidamente e partimos.
A saída da cidade foi complicada. Puno e o Titikaka (o significado de Titikaka é “Puma de Pedra” – segundo eles o lago parece um puma) ficam num vale rodeado de montanhas. Logo de início subimos, vagarosamente, até uns 4.000m de altitude (estava difícil de respirar). Em seguida pegamos uma longa e pouco íngreme descida que nos ajudou bastante. Paramos para comer no pedágio que havia e aproveitamos para nos informar sobre o caminho até Juliaca. Felizmente recebemos a informação de que era plano o tempo todo! Motivados com a notícia, continuamos nosso caminho no meio daquela imensidão verde que não estávamos mais acostumados (48 dias no Chile de pura areia e pedra!).
Campos altiplânicos floridos |
Chegando na cidade, nos dirigimos para o centro, pois havíamos visto na internet que tem um hostel nas proximidades. O trânsito é tão, ou mais, tumultuado do que o de Puno. Os motoristas não respeitam nada nem ninguém! Depois de um tempo, achamos um hotel bem localizado, bonitinho e barato. Foi este mesmo! Instalamo-nos, tomamos banho e descansamos um pouco, pois estávamos cansados apesar de ter sido pouco tempo de pedal.
Acordei lá pelas 21h e fui ao supermercado para comprar algo para comer e os mantimentos para o dia de amanhã. Chegando de volta no hotel, comemos umas uvas, empanada de pollo, torta de verdura e sanduíches. Agora estou escrevendo enquanto a Cris está vendo televisão. Em breve vamos dormir, pois amanhã tem uns 100Km de pedal duro pela frente.
Gastos:
- Hotel: R$30,00 - Supermercado: R$22,00
Estatísticas:
- Distância: 44,37Km - Tempo: 2h39min05” - Média: 16,73Km/h
Condições da estrada:
- Inicialmente ruim, pois não havia acostamento. Após uns20Km o acostamento ficou largo e com um asfalto em muito boas condições.
Como está a comunicação com o pessoal local? Tá tranquilo?
ResponderExcluirBeijos do Boni...
Nossa! Ando meio sem tempo de ler os relatos, mas vi as fotos, e as do Atacama estão lindíssimas!!!
ResponderExcluirBjos
Amadinhos, preparem muito chá... Eu to chegando... falta bem pouquinho... Eba. Bjos
ResponderExcluirE ai pessoal, tudo certo? Por aqui estamos conseguindo nos comunicar com uma certa tranquilidade. Eles não estão tão acostumados com o nosso portunhol, mas conseguimos entender e nos fazer entender.
ResponderExcluirJá estamos com uns 20 saquinhos de chá e mais balas de coca! Isso não falta!
Beijos a todos e valeu pelo apoio.