quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

450° Dia–Trancoso – Caraíva – 09/02/2012 – Quinta-feira

Acabamos acordando meio tarde e já iniciamos a desmontagem de todo acampamento com uma certa pressa. Tomamos o nosso café da manhã, nos despedimos do pessoal e partimos para a estrada. Foram uns 5Km de asfalto até chegarmos ao trevo onde pegaríamos o chão batido até Caraíva.
Ao nos aproximarmos do trevo, avistamos um ônibus parado. Coloquei na cabeça que se o ônibus ficasse parado lá até a gente chegar na parada era um sinal. Como este “sinal” se confirmou, perguntei para o cobrador se o ônibus estava indo para Caraíva e quanto custava. Como tudo estava de acordo com as nossas expectativas, embarcamos e partimos (motorizados) para Caraíva.
Durante a viagem, percebemos que fizemos a coisa certa, pois a estrada estava em precárias condições, era extremamente estreita (em certos pontos só passava um veículo por vez) e não tinha atrativo algum.
Foram umas 2h de viagem até desembarcarmos em Caraíva. Descemos bem nos barquinhos que levam até a cidade antiga, onde (supostamente) não entra nenhum veículo motorizado. Vimos que eles cobram R$4,00 por pessoa para fazer a travessia do rio (uns 40m). Devido à tais condições, optamos por ficar num camping por onde tínhamos passado na cidade nova. Falamos com o motorista e ele aceitou nos deixar em frente ao estabelecimento.
Assim que chegamos à Pousada Camping Chalés Pau Brasil, fomos super bem atendidos e montamos acampamento. O local é muito bonito e oferece uma boa infraestrutura. Após tudo pronto, pegamos as nossas coisas e fomos para a praia. Passamos por uma trilhazinha que vai da estrada até a orla do rio, quase na foz. Este último trecho, tivemos que ir costeando o mangue, sendo que em certos pontos a água batia no joelho.
Assim que chegamos na praia realmente, o nosso intuito era ir caminhando até a Ponta do Corumbau (para o sul) hoje e até a Praia do Espelho (para o norte) amanhã. Infelizmente, os nossos planos não seriam possíveis, pois a Ponta do Corumbau é extremamente longe. Só se conseguia enxergar um risquinho no horizonte. Como também não iríamos até a Praia do Espelho hoje (20Km de ida e volta), ficamos curtindo a praia de Caraíva mesmo. Ficamos um tempo sem saber se entrávamos no rio ou no mar, mas após a aparição de uma nuvem de mosquitos fomos para o mar sem pestanejar. Caminhamos um pouquinho até chegarmos numa parte em que o mar estava mais calmo e nos instalamos debaixo da sombra de alguns coqueiros.
Ficamos o resto da tarde de bobeira e curtindo uma prainha bem relaxante. Não ter pessoas e bagunça em volta é bom para poder relaxar! Ficávamos somente conversando e admirando o mar. Conforme o tempo passava pudemos observar que a maré estava subindo e já estava chegando até onde estávamos. Como teríamos que atravessar o mangue, decidimos retornar. Quando chegamos na foz do rio, nem se enxergava mais a parte em que caminhamos na areia para ir para a praia. Por sorte, encontramos o dono do camping que nos indicou uma trilha por dentro de um terreno e pudemos evitar a parte de mangue com a água na cintura.
Voltamos para o camping, tomamos um bom banho (apesar de gelado) e saímos para ver se encontrávamos algum mercadinho com algum tipo de carne para a nossa janta. A tentativa foi infrutífera e acabamos comprando um creme de leite para dar um gostinho a mais no molho da massa. De volta ao camping, começamos os preparativos da janta. Em pouco tempo já estávamos atacando a massa que havia ficado surpreendentemente boa (devido à falta de acompanhamentos). Após comermos, fomos escrever alguns relatos para tentar deixar em dia e não termos que nos preocupar com isso.
Enquanto escrevia, a Cris fez uma amigona, a filha do casal que toma conta do local. A Ana era uma figura e deu um cansaço na Cris. Foram quase 2h de brincadeiras intensas enquanto eu escrevia e ajudava o casal a montar um blog para o estabelecimento. Com todos bem cansados, nos despedimos e nos recolhemos aos nossos aposentos (no Brasil estamos acampando muito mais do que no resto da viagem). Assim que deitamos, capotamos, pois estávamos bem cansados. Durante a noite chegou a dar um friozinho e matamos a saudade de termos que dormir tapados.

- Camping: R$30,00- Compras: R$13,39- Ônibus: R$28,00
- Distância: 4,5Km- Tempo: 20min   - Média: 13,5Km/h
- O trecho que pedalamos estava ótimo, porém o restante péssimo.