quinta-feira, 7 de abril de 2011

138° Dia – Huaraz – 03/04/2011 – Domingo

Hoje foi difícil levantar. Queríamos dormir cedo ontem, mas não conseguimos. Sendo assim, o despertador tocou várias vezes até que me motivasse a sair da cama, mas a Cris preferiu continuar dormindo. Comecei a me preparar para conhecer a Punta Callan e fui dar uma olhada no clima. Assim que pisei na rua, pude perceber um céu completamente coberto por pesadas nuvens de chuva que me desmotivaram totalmente. Iria conhecer este local por causa da vista que tem da Cordilheira Branca, mas devido ao céu fechado, desisti.
     Voltei para o quarto e acompanhei a Cris num bom sono numa cama quentinha. Mais tarde acordamos e começamos a pensar no que faríamos. Decidimos seguir nossos planos (apesar do tempo não estar dos melhores) e conhecermos as ruinas de Willcahuain e as termas de Monterrey. Antes de sairmos, tomamos um belo café da manhã para que aguentássemos as pedaladas na altitude.
     Pegamos as bikes e saímos rumo ao norte de Huaraz. Sabíamos que ambos locais que visitaríamos eram próximos à cidade (uns 8Km). O trânsito e o asfalto não eram dos melhores, mas em poucos instantes já chegamos à estrada. Depois de uns 10min de carretera, vimos uma placa que indicava a entrada para Willcahuain.
     O acesso era, inicialmente, de asfalto, mas em pouco tempo se transformou num caminho de chão batido e com uma subida constante. Seriam 7Km de chão batido e subida, sendo que estávamos a 3.300m de altitude. Em alguns momentos onde a subida era mais íngreme o ar parecia não ser suficiente! Passamos por vilarejos, campos, pequenos riachos, ovelhas e bovinos pastando e, finalmente, avistamos a entrada das ruínas.
     Quando estávamos quase chegando, passamos por um casal de americanos que nos informou que o museu já estava fechado (funcionava até às 15h e já eram 15h30min). Apesar da notícia, seguimos em frente. Chegando na entrada, vimos que não só o museu como também a bilheteria das ruínas já estavam fechados. Perguntamos para alguns locais se poderíamos entrar e os mesmos responderam que sim.
     Passamos pelo lado da cancela e vimos uma ruína do período pré-inca que parecia uma casa colonial do interior do Rio Grande do Sul. Passeamos pelo terreno para ver de todos os ângulos (já que a subida até ali não foi das mais fáceis!) e tiramos algumas fotos. Ficamos sabendo que ali era uma base militar que o povo Chavin usava para dominar a região.
     Depois de um tempo, começamos a descer a montanha para irmos conhecer os baños termais. Neste momento começou a chover e o frio começou a se fazer presente. Chegamos na Panamericana Norte às 16h15min completamente encharcados (acertamos em cheio em ter levado os casacos impermeáveis!) e com bastante frio. Ficamos um pouco na dúvida do que fazer e acabamos optando por voltar para o hotel pegar roupas mais quentes e depois irmos até as termais de colectivo.
     Chegamos no hotel pingando e, ao falar sobre as termas com a recepcionista, ficamos sabendo que fechavam às 17h. Por sorte não escolhemos por ir de bike para as termas, pois senão teríamos dado com os portões cerrados. Sendo assim, tomamos um belo banho quente para aquecer o corpo (a Cris já estava com a sensibilidade da ponta dos dedos dos pés e das mãos um pouco alterada) e saímos para buscar as roupas que tínhamos deixado na lavanderia e comer algo.
     No caminho para a lavanderia passamos na Lucho Tours (www.luchotoursperu.com) e fechamos o passeio até a montanha Pastoruri para que possamos, pela primeira vez, pisar em neve! Depois fomos à lavanderia e vimos que estava fechado, ou seja, teremos que pegar as roupas amanhã. Em seguida, procuramos um local para almoçar. Paramos num restaurantezinho e matei minha vontade de comer um ceviche. Para completar a refeição, passamos numa sorveteria e apreciamos mais um pouco das iguarias locais.
     Antes de voltar para o hotel, passamos no supermercado para comprarmos nosso café da manhã. Voltamos para o hotel e agora estamos vendo um pouco de televisão enquanto escrevo. Em breve vamos dormir para que amanhã possamos estar bem durante o passeio.
- Hotel: R$23,35   - Supermercado: R$7,00   - Almoço: R$10,00   - Sorvete: R$1,34