quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

15º Dia - Colonia Suiza - Colonia do Sacramento - 01/12/10 - Quarta-feira

Acordamos às 9h, pois depois de dormir muito tarde merecemos uma manhã de descanso! Descemos para o café, comemos pãezinhos deliciosos e voltamos para o quarto para descansar mais um pouco (pois a viagem de hoje seria curta - 60km).
     Saímos do hotel às 12h15min e pegamos a estrada rumo à Colonia do Sacramento. O calor estava de, no mínimo, 30ºC, o sol a pino sufocava, o vento nos parava e a nossa água foi esquentando até parecer um mate. Pedalamos até o km 20 e tivemos que parar algo para beber. Sendo as nossas opções: água com gás ou pepsi, tivemos que voltar à saga dos refrigerantes. Após ficar mais ou menos 1h parados, decidimos deixar a preguiça de lado e seguir viagem. O Moacir perguntou para a dona do bar em que paramos se havia outros bares pela estrada e ela respondeu que não. Desanimados seguimos viagem com a nossa água quente.
     Os 10km que se seguiram foram tranquilos, o vento deu uma trégua e conseguimos pedalar melhor. Para nossa surpresa havia vários bares pela estrada, ou seja, a jogada de marketing da vendedora mentirosa não funcionou. Andamos mias 20km com um pouco de vento e paramos em uma padaria perto da entrada de Colonia. Pegamos uma água bem gelada e sentamos (no chão) na frente da padaria. Enquanto estávamos sentados um homem chegou para comprar cigarros, nos olhou, deu bom dia e seguiu viagem. Dez minutos depois ele voltou e nos ofereceu, gentilmente, a sua casa para pousarmos. Como estávamos decidimos a chegar em Colonia, agradecemos mas recusamos.
     Seguimos viagem por mais uns 5km e encontramos a família do motor home, que também nos convidou para ficar onde eles estavam. Agradecemos mais uma vez e fomos para Colonia.
     Chegando na cidade começamos a procurar hotel e mostrar a carta dos hostels. No terceiro lugar que paramos, o Hostel El Viajero Colonia, fomos acolhidos. O pessoal do hostel foi muito legal desde o início, nos mostraram tudo, nos ofereceram desayuno e internet grátis, além de camas e banheiros limpos e ótima qualidade em todos os quesitos. Sem dúvida foi o melhor hostel que ficamos até hoje!
     Após nos instalarmos fomos dar uma volta pela cidade, ver um lindo por do sol (pena que os insetos atrapalharam um pouquinho), comer algo, beber a nossa última cerveja uruguaia no Uruguay e fazer compras para amanhã. Ao voltar para o hostel encontramos um grupo de mineiros que havíamos conhecido em Montevideo, conversamos um pouco com eles, pegamos umas dicas e quando eles foram deitar começamos a escrever o relato de hoje. Pretendemos transcrever alguma parte para o blog depois, caso o sono não nos vença.
P.S.: Gostaria de abrir um parêntese para pedir para o pessoal ter cuidado quando for para a estrada para não atropelar animais. Tem sido muito triste durante a nossa viagem ver tantos animais mortos.
- Bebidas geladas na estrada: R$6,10   - Jantar: R$12,20   - Super: R$14,00
Estatísticas:
- Distância: 66,55km    - Tempo: 3h58min48"   - Média: 15,5km/h
- Medianas

1. Meus amores... Estarei meio longe nos próximos dias, mas pretendo acompanhar sempre que possível a viagem de voces. Vou em busca de mais uma vitória e do bi-mundial... hehehehehehe... dale INTER ... Se cuidem e pelo que tenho observado, não estão se alimentando corretamente.. vou falar com a tia Maysa e pedir q de uns puxões de orelha.. Junior! O Carro tá vendido e a grana tá comigo.. hahaha
    Beijos e fiquem com Deus...

2. Bah, a Dora tá de sacanagem!!! hahaha
    Para com isso, Dora!!
    Beijos do Boni ao casal!

3. Este projeto consiste numa expedição de bicicleta pela América do Sul... A expedição visa ... , demonstrar a possibilidade de se deslocar sem a utilização de veículo automotor e sem poluir e incentivar a prática esportiva.

Pegar um Onibus e ficar mais tempo "curtindo" as cidades? Perderem o objetivo já no início desse desafio? Perdeu credibilidade! Esperop que repensem isso!

4. Puts, vocês "perderam a credibilidade", tão pensando em pegar transporte coletivo pra poder encontrar a família, e tão querendo aproveitar mais as cidades que vão passar.. que cabeça, onde já se viu "curtir"?

5. Caro Jonas Blockk,
    Muito obrigada por seu comentário, críticas construtivas são sempre bem-vindas!
    Gostaríamos de explicar a nossa tomada de decisão pois não deve ter ficado clara para você, ou seja, não conseguimos ser claros o suficiente.
    A proposta da nossa expedição consiste em 3 objetivos:
    - Demonstrar a possibilidade de se deslocar de bicicleta, sem a utilização de veículos poluentes;
    - Divulgar a cultura Latino Americana;
    - Incentivar a prática esportiva.
    Acreditamos ser necessário um equilíbrio entre esses três pontos para que realmente possamos atingir o nosso objetivo. Para tanto, tivemos que reprogramar a nossa viagem a fim de realmente conhecer cada cidade e explorar a cultura local. Admitimos que, como amantes do cicloturismo, também ficamos um pouco frustrados com a necessidade de usar veículo automotor. Entretanto, acreditamos que esta experiência será positiva para demonstrar aos que acompanham o nosso blog que não precisamos ser radicais nas nossas tomadas de decisão e que pequenas atitudes (como ir ao trabalho de bike) já fazem muita diferença para o todo. Não é objetivo do nosso projeto acabar com a indústria automotiva e/ou acabar com os veículos coletivos, aliás, incentivamos o uso desses em detrimento de carros particulares. Resumindo: vamos tentar fazer o que é certo, de maneira ponderada, com equilíbrio e sem extremismos! Obrigada mais uma vez.