sábado, 4 de dezembro de 2010

17º Dia - Colonia do Sacramento - Buenos Aires - 03/12/10 - Sexta-feira

Hoje sim madrugamos! Pulamos da cama às 4h e começamos a função de arrumar tudo (com muito cuidado para não acordar os demais ocupantes do quarto). O Moacir estava sem fome e eu fui preparar alguma coisa para comer para não enjoar no translado de Buquebus (balsa, ferryboat, sei lá).
     Para variar, as gurias do hostel foram extraordinárias, nos ajudaram a organizar as bikes e até nos ofereceram café da manhã. Depois de montar as bikes (4h50min) partimos pedalando até o porto. Ainda estava escuro e a cidade deserta.
     Quando chegamos ao porto foi uma confusão, o pessoal não sabia para onde nos mandar. Acho que não deve ter muita gente que faz a travessia de bike. Fizemos o check in, passamos na imigração onde nos incomodaram um pouco por não termos o recibo de entrada no Uruguai, mas nos deixaram embarcar.
     Entramos no ferry pela mesma entrada dos carros. "Estacionamos" as bikes e ficamos perto delas acreditando que ficaríamos ali a viagem toda. Para nossa grata surpresa, o "staff" nos disse que deveríamos subir para o saguão dos passageiros. Quando entramos no setor indicado ficamos pasmos. Estávamos nos sentindo no Titanic...hehe... A estrutura do ferry era muito boa, toda nova com encostos reclináveis, free shop, cafeteria, mesinhas espalhadas pelo saguão, tv's de plasma, um luxo! Até café da manhã eles serviam: donut's com suco de frutas mistas.
     Como não me dou muito bem (Cris) com transportes fluviais, tratei de dormir assim que o primeiro sinal de enjoo veio. Dormimos umas duas horas e meia, ao acordar o sol já estava no horizonte e já podíamos ver Buenos Aires de longe. Subimos até a parte aberta da embarcação para tirarmos umas fotos e curtir a paisagem. Quando estávamos atracando no porto, descemos para pegar as bikes.
     A chegada em Buenos Aires foi bem cedinho (7h30min), pois na Argentina o fuso é de 1h a menos. A cidade estava tranquila e conseguimos fazer um mini city tour. Além disso, começamos a procurar onde ficar. Ao contrário do que imaginávamos, aqui foi um dos lugares mais difíceis de conseguir algum apoio. Após umas 4h de procura, conseguimos 50% de desconto no Hostel Suites Obelisco e decidimos ficar, pois já estávamos cansados, com fome e desanimados.
     Instalamo-nos como sempre e saímos para comer algo. Antes de ir ao restaurante passamos em uma casa de câmbio e trocamos nossos últimos reais por pesos argentinos. Almoçamos em um restaurante bem bom apesar do atendimento lento (Restaurante Pétalo). Comemos um bife de chorizo com pure de batatas e salada mista - viu mãe, to comendo carne! Depois do almoço demos uma volta na cidade, que estava muito agitada, passamos no Carrefour daqui e voltamos ao hostel.
     O bife de chorizo nos deu uma preguiça que entramos no quarto e nos atiramos na cama. Dormimos até as 20h e agora vamos nos organizar para banho, janta, transcrição dos relatos e cama novamente.
P.S.: o centro da cidade tem prédios lindos; o trânsito é uma loucura, nem a polícia é respeitada; tem muitas pessoas nas ruas (parece um centro do Rio de Janeiro aumentado), com vários moradores de rua; o atendimento nos estabelecimentos comerciais não é muito bom; a comida é mais cara do que no Brasil, mas regula com os preços do Uruguai; os ônibus são velhos e lotados; as frutas são  escassas e caras; vale a pena comprar cerveja aqui (Quilmes e Schneider 1l - R$2,50)
- Café da manhã com média lunas: R$7,80   - Super: R$5,00   - Almoço: R$45,20   - Hostel: R$35,00

1. Uiiiii, cerveja por 2,50 o litro, viva o alimento da cevada!!!

2. Bah, eu e a minha namorada q somos de Porto Alegre, estivemos por 8 dias em BsAs em julho e tivemos uma impressão bem diferente da cidade. O transito era muito bom, e os carros paravam na faixa pras pessoas, mesmo em grandes avenidas coisa rara em POA. Não havia praticamente mendigos (talvez por ser inverno). Os ônibus não eram ruins. A aparência deles é bizarra, mas eles não são velhos. Andamos em 1 em La Boca e eles são mto bacanas por dentro. Tem até banco de couro. Mas o grande canal da cidade é mesmo o metrô, q vcs ciclistas não devem ter andado. Se vai por tudo, com o equivalente a R$0,55. O atendimento varia de local pra local. Nesses 8 dias, tivemos atendimentos mto simpáticos e mto antipáticos. Mas isso é como aqui. A comida é realmente mais cara, mas tbm, a Argentina era uma "europa" na América do Sul até um tempo atrás. Mto legal o blog de vcs. Descobri hj e acompanharei a partir de agora. Boa viagem pra vcs (q ainda tem mto chão). =)