quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

33º Dia - Mendoza - Potrerillos - 19/12/10 - Domingo

Antes de mais nada, gostaríamos de fazer algumas observações sobre Mendoza. Em toda a cidade existe um sistema de "valas" que servem para irrigar as árvores na parte urbana e as plantações na parte rural. A cidade é muito seca e tal sistema já era utilizado antes da chegada dos espanhóis. Achamos interessante, também, a utilização de "bondes" (na verdade ônibus) elétricos com uma ligação parecida com a do trensurb de Porto Alegre (na parte superior do veículo). Outro ponto que nos chamou a atenção foi a "onde verde" (vimos também em Rosário e Buenos Aires). A "onda verde" é uma placa com esses dizeres e a indicação de uma determinada velocidade, pois nesta velocidade o veículo pegará todas as sinaleiras abertas. É muito interessante observar as alternativas que cada cidade constrói para solucionar as suas dificuldades. Os nossos representantes poderiam usar todos os milhões gastos em viagens para aproveitar esses conhecimentos aplicando-os no nosso país! Continuando...
     Hoje acordamos tadre (8h30min), eu (Cris) estava com muita dor no corpo devido ao cansaço dos passeios anteriores. Levantamos, tomamos café, tomamos banho e arrumamos tudo para sair. Às 10h30min agradecemos o apoio do pessoal do hostel e partimos rumo a Potrerillos.
     A estrada estava péssima no início da viagem, sem acostamento e com muito movimento. Quando eu já estava desistindo de tudo, aparece uma estrada ótima e com um largo acostamento. Andamos uns 25km até a Ruta 7 e paramos para comer algo e beber a última gaseosa gelada, visto que na ruta não há centro de serviços.
     Andamos um pouco antes de chegar na cordilheira. Neste trajeto vimos um terreno bem plano, extremamente seco (os rios eram pura pedra!) e até com alguns mini tornados. Sempre presente como plano de fundo aquele paredão de rochas, sendo que um pico (acreditamos ser algum próximo ao Aconcágua ou ele mesmo) estava no meio das nuvens de tão alto.
     Assim que começamos a subir percebemos que os próximos dias não serão brincadeira. Em contra partida, a paisagem é algo completamente diferente de tudo que já havíamos visto em toda nossa vida. A cada km da vontade de parar e tirar fotos e filmar tudo durante muito tempo.
     Estávamos pedalando quando, de repente, surge um lago no meio das montanhas! O lugar parecia um oásis de desenho animado. Paramos para comer algo e ficamos admirando, completamente hipnotizados, a paisagem. Após um tempo, seguimos viagem, pois o tempo estava fechando.
     Para nossa surpresa, andamos uns 5km e chegamos a Potrerillos. A cidade é bem pequena, mas parece ser muito frequentada pelos argentinos no fim de semana. Chegando no centro da cidade nos instalanos numa cabaña bem legal. Em seguida fomos num mercadinho para comprar os ingredientes que faltavam para a janta.
     Jantamos uma massa com molho vermelho e queijo cremoso acompanhada de um vinho rosé doce que compramos na feira de matadero em Buenos Aires. Após a janta vamos descansar para que amanhã façamos com calma os 55km de subida até Uspallata .
      Vale ressaltar que gostamos muito do povoado de Potrerillos. Amanhã pela manhã faremos um tour pelo lago para conhecermos um pouco mais.
- Coca: R$1,80   - Cabaña: R$73,00   - Mercado: R$10,90
Estatística:
- Distância: 76,52Km   - Tempo: 5h43min08'   - Média: 13,38km/h
- Ruta 40 muito ruim e muito movimentada. Ruta 7 ruim, mas com movimento de pequeno a médio.