sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

19º Dia - Buenos Aires - 05/12/10 - Domingo

Hoje nosso roteiro era passear pelas feiras da cidade (San Telmo e Matadero). Acordamos sem pressa, tomamos um bom café da manhã e fomos nos arrumar para sair. Ontem à noite já havíamos pesquisado quais ônibus pegar e, por sorte nossa, era barbada.
     Saímos do hostel às 10h e fomos em direção à parada de ônibus que fica a duas quadras. Antes de pegar o ônibus tivemos que dar uma parada num "maxikiosko" e trocar nosso dinheiro, pois só aceitam moeda para pagamento nos ônibus. Compramos um chiclete, pegamos nosso troco em moedas e lá fomos nós.
     Chegamos no ponto que foi indicado pelo google como sendo a parada de ônibus, percebemos que ela não existia. Começamos a procurar a parada ali perto e, logo em seguida, apareceu o ônibus. Fizemos sinal e o motorista, num primeiro momento, disse que não poderia parar. Nós insistimos e ele acabou quebrando nosso galho e parou. Ao subir no ônibus percebemos que não existe cobrador. Pagamos nossa passagem (R$1,30 para os dois) e fomos sentar. Durante o trajeto o ônibus foi enchendo e pudemos um mau hábito: eles jogam muito lixo pela janela.
     Chegando na feira de Matadero, pudemos notar que ela esta localizada num bairro bem mais simples e humilde do que as demais partes da cidade que havíamos visitado até agora. Rodamos por toda feira e vimos muito artesanato, muamba, queijos, pães, vinhos e barraquinhas de comida. Vale ressaltar uma barraquinha de "choripan" (nosso salchipão) que tinha uma "grelha" de uns 3mx3m cheia de pedaços enormes de carne e chorizo. Acabamos comprando um vinho rose doce (muito gostoso) de fabricação artesanal, um pão caseiro e um molhinho al pesto sensacional. Ficamos um tempo vendo as apresentações de dança, à espera de uma de tango. Quando falaram que era comemoração do dia do gaucho (leia-se gáucho) 06/12 imaginamos que continuaria com as danças similares às da nosso querência e decidimos partir para feira de San Telmo. Pegamos o ônibus novamente e lá fomos nós.
     No meio do caminho o motorista encostou numa esquina e desceu para comprar chiclete e bater um papo com os conhecidos e, enquanto isso, todos no ônibus esperavam.
     Desembarcamos próximos à feira e fomos andando. Entramos no Mercado de San Telmo e acabamos encontrando as bandeiras dos países que passaremos. A Cris encontrou um quadro do Homer muito engraçado que tivemos que comprar (em breve colocaremos no álbum de fotos). Saindo do mercado levamos um susto: vimos uma multidão! Olhamos para os dois lados e não dava para ver onde acabava aquele mar de gente. Ficamos umas 2h andando e vendo as banquinhas e os artistas da feira de San Telmo. Tem literelmente de tudo. Estávamos ficando com fome e decidimos parar num boteco para provar as famosas empanadas e uma Quilmes. A Cris pediu uma de frango e eu uma de humita (tipo um creme de milho). As duas estavam saborosas, mas a de humita parecia um pastel de forno com recheio de canja. Comemos, bebemos e continuamos a passear na feira. Ao percorrer toda feira (umas 3h andando) decidimos ir para o hostel descansar um pouco.
     Levantamos da cama já era 20h. Como iríamos jantar no Puerto Madero, nos arrumamos e lá fomos nós novamente. Ao chegar no porto ficamos encantados com a sua beleza. Os restaurantes, os prédios, os barcos, a iluminação, tudo estava em sintonia. Realmente um lugar lindo. Devido à imensa oferta de restaurantes acabamos demorando na escolha, mas acho que acertamos. Ficamos no restaurante Brasas Argentinas que era "buffet livre", tomamos uma espumante da casa (ótima), comemos um pouco de tudo e, por último, uma "postre" deliciosa!
     Saímos mal do restaurante, ambos com o estômagos mais do que dilatado, e fomos direto para o hostel dormir.
- Hostel: R$35,00 - Vinho: R$6,30   - Pão: R$2,10   - Pasta ao pesto: R$2,60   - Empanadas com ceva: R$14,00   - Bandeirinhas: R$37,00   - Homer: R$7,70   - Bolo: R$ 2,80   - Echarpe: R$2,80   - 04 passagens de ônibus: R$2,60   - Jantar no Puerto Madero: R$83,00

1. Que delícia!!!
    Fiquei com água na boca com estas decrições!!!
    Continuem aproveitando e postando as dicas de estou anotando tudo!!!