quarta-feira, 11 de maio de 2011

169° Dia – Guayaquil – 04/05/2011 – Quarta-feira

Hoje começamos a explorar a cidade de Guayaquil. Acordamos tarde, tomamos um bom café da manhã e saímos para conhecer o famoso Malecon. O calor estava insuportável e as ruas lotadas, é fácil perceber que quatro milhões de pessoas vivem aqui. Caminhamos umas sete quadras até chegarmos na entrada do Malecon.

Assim que entramos, vimos uma enorme estátua em homenagem aos libertadores do país. Tiramos algumas fotos e fomos admirar a bela vista do rio Guayas. Era interessante ver que, como a maré estava alta, a corrente do rio se dirigia para o interior, e não para o mar. Além disso, foi a primeira vez que vimos uma correnteza tão forte e tantas plantas flotando em um rio.
     Seguimos o nosso passeio até a ponta sul do calçadão, o local era muito agradável: limpo, cheio de árvores e com muitos guardas. Inclusive, quando o Moacir tentou tirar a camisa, um guarda prontamente se aproximou e avisou que não era liberado andar sem camisa. Como o calor era cada vez mais intenso, entramos em um centro comercial (Bahia Malecon) que há dentro do Malecon para nos refrescarmos no ar condicionado. Olhamos muitas vitrines, sentamos e, quando não aguentávamos mais, saímos para continuar nossa caminhada no calor de 34°C.
     Passamos por uma feira de artesanato, mas como este é parecido com o do Peru, não nos interessamos muito. Assim que saímos do calçadão, nos deparamos com um camelódromo enorme. Passamos por algumas lojinhas mas a minha pressão começou a baixar e tivemos que voltar para o centro comercial Bahia Malecon para ver se eu melhorava. Depois de ficar um tempo sentada no ar condicionado, melhorei. Aproveitamos a “deixa” para irmos almoçar!
     Comemos no KFC, para variar, pois era o único restaurante com ar condicionado. Depois do almoço, voltamos ao hotel caminhando pela Avenida Nueve de Octubre, uma rua que atravessa todo o centro e termina no rio Guayas. Passamos em algumas lojas (como desculpa para aproveitar o ar condicionado) e em uma delas encontrei um vestido de verão para eu levar para Galápagos, visto que o meu foi “extraviado” no Peru.
     Assim que chegamos no hotel, tomamos banho gelado, ligamos o ar condicionado e ficamos atualizando os relatos e nomeando as novas fotos. Ficamos todo o início da noite nessas funções burocráticas, quando a fome começou a bater, saímos para comer um hamburguer, acompanhado de banana split, e voltamos para o hotel. Neste primeiro dia, pudemos perceber como o calor prejudica o nosso rendimento, só temos vontade de ficarmos parados em um lugar bem gelado. Esperamos nos acostumar logo com este novo ritmo pois ainda teremos uns quinze dias de intenso calor!
- Hotel: R$34,20 - Compras: R$10,76 - Vestido: R$57,60 - Almoço: R$10,72 - Milkshake: R$2,00 - Janta: R$13,13