sábado, 28 de maio de 2011

184° Dia – San José – 19/05/2011 – Quinta-feira


Centrinho de Montañita
     Hoje acordamos cedo, naturalmente. Estávamos muito descansados pois ontem fomos dormir antes das 22h, além disso, a cama que dormimos é a maior e a mais confortável de toda a viagem, e o silêncio e o contato com a natureza transmitem uma paz incrível. Parece que a boa noite de sono recuperou totalmente o estresse e a fadiga dos dois últimos dias.
     Tomamos um bom banho e fomos para o deck onde era servido o café da manhã. Como estamos hospedados gratuitamente no Red Mangrove, não quisemos abusar muito e esperamos eles avisarem sobre o café da manhã. Assim que sentamos na mesa que já estava posta, mais uma surpresa: o desayuno era a la carte e nós poderíamos escolher se queríamos beber chá, café, café com leite ou chocolate quente e se queríamos os nossos ovos fritos ou mexidos. Acho que nunca haviam me perguntado na vida como eu queria os meus ovos no café da manhã! Além disso, serviram suco de fruta, salada de fruta, iogurte natural com geléia e granola, pães recém-saídos do forno, tudo gentilmente servido. A esta altura (como diria o nosso cunhado Sérgio) já estávamos brincando de ricos!
Vista que tínhamos na piscina do Red Mangrove
     Depois do excelente café da manhã, voltamos ao quarto para atualizarmos as postagens que estavam atrasadas de Galápagos e para fazermos alguns reparos nos nossos equipamentos. Quando tudo ficou pronto, arrumamos a nossa bolsa e saímos rumo à trilha que nos levaria até a estrada, onde escolheríamos o nosso destino de hoje. A caminhada foi longa, mas muito mais tranquila que a subida de ontem com as bicicletas. Assim que chegamos na estrada, caminhamos um pouco para a direita a fim de encontrar o centro de San José. Como não havia nada além de residências, pegamos um ônibus que estava passando em direção à Montañita, pois lembramos de termos visto um centrinho comercial ao passarmos por lá ontem.
Nosso humilde "quartinho"
     Por sorte, o ônibus nos deixou na rua principal do centrinho de Montañita. Caminhamos em direção à beira-mar, a cada quadra que passávamos nos surpreendíamos mais com a cidade. As ruas eram tomadas por restaurantes, pousadas, lojas de artesanato e roupas, agências de turismo, minimercados, escolas de surf, havia de tudo. Além disso, a beira da praia era bem estruturada, cheia de barzinhos, limpa e com muitas pessoas (considerando que estávamos em uma quinta-feira de maio!). O Moacir disse que se sentiu no litoral baiano. Ficamos algum tempo admirando o mar, curtindo aquele clima de verão e pegando um sol.
     Logo que começamos a ter fome, fomos procurar um restaurante para almoçarmos. Encontramos um bem bonitinho, com comida caseira e um suco de maracujá bem gelado. Além disso, a dona do estabelecimento (uma senhorinha muito querida que lembrava muito a minha avó) ainda nos ofereceu um bolinho de sobremesa, uma delícia! Comemos demais, para variar, e fomos para a praia lagartear um pouco. Estamos aproveitando esses dias no Red Mangrove para nos recuperarmos da maratona Galápagos-San José.
Vista da sacada do nosso quarto
    Quando o sol começou a baixar, lembramos que teríamos que voltar para o hotel, pois não sabíamos os horários do ônibus que nos levaria até San José e não queríamos fazer a trilha à noite. Passamos em uma padaria para comprarmos pães para o nosso café da noite e em um mercadinho para pegarmos água e suco. Assim que saímos do mercado, o nosso ônibus parou na parada, saímos correndo e conseguimos pegá-lo. Quinze minutos depois já estávamos suando na forte trilha até o SPA.
     Ao chegarmos no Samai Lodge Red Mangrove, tomamos uma ducha e ficamos na piscina até o anoitecer. Foi lindo ver o pôr-do-sol do alto da montanha, com direito a canto dos pássaros e escutar o som do vento. Ao voltarmos para o quarto, tomamos um banho quentinho e caímos na cama. Segundo o Moacir, esta cama chama o sono. Acordamos por volta das 21h30min, a preguiça era tanta que só tivemos tempo de jantar no quarto mesmo e seguirmos dormindo.
Gastos:
- Ônibus: R$2,88 - Almoço: 10,80 - Mercado: R$8,64

Um comentário: