sexta-feira, 19 de agosto de 2011

271° Dia – Cartagena – Galerazamba – 14/08/2011 – Domingo

Hoje acordamos às 6h30min e começamos a preparar tudo para a viagem. Como tínhamos que trocar a câmara do meu pneu traseiro e tirar a ferrugem das bikes (pois passaram dez dias pegando chuva em uma cidade cheia de maresia), demoramos muito para ficarmos prontos. Sendo assim, optamos por esperar até às 8h e tomarmos o café da manhã do hostel.
     Durante o café, o Ben (cicloturista que conhecemos no hostel) veio falar conosco e confirmar que faríamos o trajeto de hoje juntos. Sendo assim, ficamos esperando ele terminar de se arrumar. Aproveitamos este tempo livre para perguntarmos para o recepcionista do hostel sobre Galerazamba.
Ben e Rafael
     Quando todos terminaram de se arrumar, partimos rumo à pequena cidade do vulcão Totumo. O sol estava forte e o calor intenso. Nos primeiros kilômetros,conseguimos imprimir um ritmo mais forte. Entretanto, após 2h de pedal, o calor e a umidade que subia das zonas alagadas nos venceu. Tivemos que diminuir a velocidade, mas não desistimos.
     Assim que chegamos na entrada de Galerazamba, o Moacir foi perguntar em um posto se haviam hotéis na região. Quando ele voltou, nos ofereceu as seguintes opções: pedalar 4Km até a praia, onde haviam pessoas que alugavam casas; pedalar 2Km até o vulcão, onde não havia onde parar; e ficar na estrada, em uma pousadinha próxima à gasolinera. Após algum tempo de indecisão, optamos por pedalar até a praia, pois o calor não deixava outra opção.
     Logo que entramos na estrada para a praia, nos arrependemos da nossa escolha. A estrada era de chão batido e com direito a ponte caída e brita solta. A única coisa que nos animava a seguir era a perspectiva de um banho de mar.
     Assim que chegamos no povoado de Galerazamba, fomos perguntar onde haviam casas para alugar e um senhor se prontificou a chamar o responsável pelas casas e ainda nos ofereceu restaurantes. Claro que, depois de tudo isso, ele nos pediu uma propina, mas valeu a pena. Acabamos alugando uma casa de 2 quartos, 2 banheiros, com sala e cozinhas, por R$30,00 no total.
     Após nos instalarmos, fui tomar banho enquanto o Moacir ficou conversando com o Ben e com um vizinho de 12 anos chamado Rafael que ficou curioso com os “gringos” e foi se apresentar. Quando saí do banho, fomos conhecer a beira-mar. Para o nosso azar, a praia era ruim e sem areia. Ficamos pouco tempo na água e saímos para almoçar.
     Ao chegarmos no restaurante, nos avisaram que a comida já havia acabado. Desta maneira, fomos em um mercadinho e compramos coisas para cozinhar e para lancharmos. Voltamos para casa, preparamos uns lanches e ficamos conversando entre um snack e outro. O Ben tem um sistema muito legal com dínamo no cubo dianteiro da sua bike que ele utiliza para recarregar todos seus equipamentos eletrônicos. Pena que tudo acaba tendo um certo demasiado peso e parece meio delicado para uma viagem longa. Também perguntamos para ele se a velocidade de hoje não tinha sido muito baixa e ele disse que um pouco abaixo do que estava acostumado a pedalar, mas entendia por estarmos há tanto tempo na estrada.
"Bloco de Carnaval"
     Mais tarde o Rafael voltou a nos visitar e acabamos tendo uma tarde curtural, conhecendo um pouco mais sobre o povo colombiano e o norte-americano. Para brindar essa miscigenação, no fim da tarde, assistimos a um desfile de dança folclórica que passou em frente à nossa casa.
      Com o cair da noite, o Moacir cozinhou uma deliciosa massa para todos nós. O Rafael acabou indo para casa,mas prometeu retornar amanhá, às 6h, para nos despedirmos, e nós 3 devoramos uma panela de massa. Após o jantar, organizamos as bikes para amanhã e fomos dormir.
- Casa: R$20,00 - Supermercado: R$13,20
- Distância: 59,79Km - Tempo: 3h39min15” - Média: 16,2Km/h
- Muito boas, apesar da entrada da cidade ser toda de chão batido e completamente esburacada.