sábado, 20 de agosto de 2011

272° Dia – Galerazamba – Barranquila – 15/08/2011 – Segunda-feira

Acordamos às 4h30min e o barulho de trovões era bem forte, apesar de não escutarmos a chuva. Sendo assim, tiramos mais uma soneca até às 5h. Nesta hora, nos levantamos e começamos a nos preparar para partir. Tomamos o nosso café, fizemos a nossa higiene e arrumamos as bikes, mas nada de ouvir o nosso amigo Ben. Sendo assim, entrei no quarto para acordá-lo. Falei para ele que estávamos quase prontos e ele poderia sair conosco em breve ou ficar dormindo e mais tarde nos alcançar na estrada. Ele optou por levantar e, em 10min, já estava pronto (mais uma vez não vimos ele comer algo antes de pedalar). Todos “listos”, percebemos que o Rafael não apareceria e começamos as pedaladas, às 6h30min, sob um céu nublado e sobre um piso molhado da chuva da noite.
     Depois de 8Km e quase 1h de chão batido, finalmente chegamos à estrada. O início da pedalada foi tranquila, com um clima ameno, um entorno bem verde devido à vegetação e um relevo bem plano. Com o passar do tempo, uma chuva considerável se fez presente e aclives e declives pouco acentuados deram o ar da graça. Depois de uns 40Km pedalados, fizemos a nossa primeira parada para repousar e repor as energias. Pegamos uma garrafa de dois litros de coca-cola bem gelada para acompanhar um sanduíche (Cris), um “bollo de yuca” (Moacir) – que se mostrou como um purê de aipim prensado em folhas de milho - e 5 potes de iogurte (Ben). O sabor e consistência do bollo de yuca não eram dos melhores, mas, pelo valor nutricional, até que está valendo. Voltamos a pedalar e estava embuchado de tanto bollo de yuca.
     Sabíamos que só faltavam uns 37Km, mas o tempo de inatividade começava a mostrar o seu efeito. Pedalávamos relativamente devagar e as constantes subidas minavam as pernas. Uns 10Km após a nossa parada, encontramos um grupo de ciclismo que estava treinando na região. Ficamos conversando com eles durante uns 10min enquanto pedalávamos na mesma direção e eles ficaram fascinados com a nossa viagem. Quando nossos caminhos se separaram, nos despedimos e continuamos as nossas pedaladas. O Ben continuava conosco e, diferentemente de ontem e do início da pedalada de hoje, já não parecia “estar sobrando” e começava a ter certa dificuldade para nos acompanhar.
     Antes de uma subida mais pronunciada, paramos para que eu ajudasse a Cris e o Ben passou um pouco a nossa frente. Assim que acabamos de subir, encontramos ele parado numas vendinhas. Sendo assim, aproveitamos para dar mais uma paradinha e a Cris pegou uma água de coco bem gelada! Com a aproximação do meio dia (já era umas 11h30min), a chuva tinha ficado para trás e o calor começava a se tornar um incômodo.
Bollo de yuca enrolado em palha de milho
     Depois de uns 20min de sombra, voltamos para a estrada. Felizes por saber que só faltavam mais 20Km, mas um pouco desapontados pela maior incidência de subidas. A combinação de subida e calor é algo que não é nem um pouco agradável! Suávamos muito, mas depois de 1h30min já avistávamos os prédios da cidade. O nosso amigo Ben já estava um pouco desolado e preocupado por não termos informação alguma sobre onde ficar. Explicamos lhe que chegamos na cidade, ligamos o GPS e perguntamos para as pessoas sobre o centro, algum bairro bom para ficar e hotéis, e que, pelo menos até agora, tem funcionado.
     Sendo assim, começamos a entrar na cidade e fomos nos dirigindo ao centro. Paramos algumas vezes para perguntar sobre a periculosidade de alguns locais e sobre hotéis. Nesta altura, o Ben já estava meio fadigado. Enquanto eu conseguia informações num posto de gasolina, ele perguntou para a Cris quantos quilômetros a gente pedalava por dia e ficou espantado por saber que eram uns 80Km e que já chegamos a pedalar quase 190Km.
     Com a informação dos frentistas, achamos facilmente alguns locais e acabamos nos hospedando num hotelzinho bom e barato. O Ben já estava tão cansado que a Cris teve que ajudá-lo a levantar a bike dele para entrar no hotel. Instalamo-nos, tomamos um banho e já descemos para almoçar no hotel mesmo, pois achamos o preço bem acessível (R$6,00 por almoço, com sopa, prato principal e bebida).
     Para prato principal só tinha frango e “sobre-barriga”. Ficamos um pouco na dúvida, mas decidi experimentar algo novo e pedi um de sobre-barriga para mim. Quando chegou, vi que era um “bife de matambre” e que estava muito saboroso (mais um prato que podemos comer nos povoadinhos por quais ainda passaremos). Comemos bastante (a Cris, o prato dela todo e eu fiquei com as duas sopas mais o meu prato) e ficamos ali mesmo aproveitando a wifi para atualizarmos os blogs e nos inteirarmos das novidades.
     Depois de umas 3h de muito computador, subimos para o quarto para darmos uma arrumada na bagunça e nos prepararmos par irmos ao supermercado. Fomos caminhando até um super por qual tínhamos passado na vinda e nos surpreendemos com o tamanho do shopping que encontramos. Ficamos maravilhados com o ar condicionado, pois aqui o calor é bem intenso também. Ficamos uns 30min caminhando pelos corredores meio sem rumo e depois fomos comer. Pegamos dois fast-food (quem visitar a Colômbia não pode deixar de experimentar a pizza da rede “Pizza Pizza” - muito boa!), pois tínhamos comido muito no almoço. Depois de comermos, passamos no supermercado e voltamos para o hotel com novos mantimentos para o nosso desayuno. A nossa vizinhança não é das melhores e não ficamos dando muito volta.
     Chegando no hotel, guardamos tudo, tomamos mais um banho para tirar o suor da caminhada e nos preparamos para dormir. Amanhã pretendemos dar uma volta pela cidade para ver o que há de bom.
- Hotel: R$20,00 - Supermercado: R$10,20 - Almoço: R$12,00 - Janta: R$18,00 - Comidas na pedalada: R$6,30
- Distância: 79,61Km - Tempo: 5h09min23” - Média: 15,4Km/h
- Muito boas, apesar da saída da cidade ser toda de chão batido e completamente esburacada.

1. Isso ai... mostra pro gringo que vocês não são molengas!!! Quero ver ele fazer metade do percurso... Abraço