quarta-feira, 31 de agosto de 2011

279° Dia – Palomino – Riohacha – 22/08/2011 – Segunda-feira

Acordamos cedo depois de uma noite de sono meio conturbada, pois tivemos que escolher entre o calor intenso com a barraca fechada ou servirmos de banquete para os mosquitos se deixávamos alguma fresta. Levantamos, tomamos o nosso café da manhã e deixamos o hostel do Bob Marley para trás.
Gafanhoto gigante - entre 15cm e 20cm!
      O início da pedalada foi tranquilo, apesar do sol forte brilhando num céu azul. Depois de uns 30Km pedalados, fizemos uma pausa num ponto com sombra para fugirmos do calor intenso. Ficamos uns 20min comendo e bebendo. Como nossos pneus estão esvaziando periodicamente, fui dar uma calibrada antes de voltarmos para a estrada. Para o meu desespero, o ventil da câmara do pneu traseiro da minha bike rasgou quando acabei de encher. A vontade era de encher a bike de bicudas, mas não resolveria nada. Com a cabeça um pouco mais fria, comecei a desmontar a bike para conseguir consertar. Foram mais uns 30min de trabalho e a certeza de que teria que fazer uma reforma geral nos nossos pneus quando chegarmos em Riohacha.
      De volta à estrada, continuamos a pedalar sob um sol extremamente forte. Percebíamos uma forte mudança na vegetação e no clima conforme nos afastávamos das montanhas, sendo que tudo ficava mais seco e as árvores se tornavam menores e mais esparsas. Andamos mais uns 30km e tivemos que fazer mais uma pausa. Como a fome já estava latente, paramos num restaurante e pedimos dois almoços de carne assada. O local era bem simples (realmente BEM simples), mas, como não tínhamos outra alternativa, devoramos tudo (sendo que nem a sopa escapou das nossas cucharadas). Após comer, demos uma recostada numa sombra para baixar um pouco a comida.
      Lá pelas 13h30min recomeçamos as pedaladas. Sabíamos que não faltava muito, mas as constantes paradas para clibrar os pneus começavam a incomodar. Como não era suficiente o pneu das duas bikes estra vazando, o pneu dianteiro da minha bicicleta também começou a esvaziar. Não acreditei no que estava se passando: 3 dos 4 pneus esvaziavam a cada 5Km pedalados. Como não tínhamos mais câmaras reservas e não tinha como remendar decentemente (os furos eram bem na base do ventil), continuamos assim até chegar na cidade. Um pouco antes de entrarmos na zona urbana, a Cris avistou um grilho, gafanhoto ou algo deste tipo realmente GIGANTE. O bicho tinha de 15cm a 20cm e se destacava no asfalto. Fomos obrigados a parar e fotografar aquele animal que nunca tínhamos visto antes.
Praia de Riohacha
     Entrando no centro urbano, começamos a busca por hotéis. Como vamos ficar duas noites (amanhã tiraremos o dia para medidas administrativas), procuramos algo que fosse bom e pudéssemos ter um dia confortável amanhã. O problema é que os meus pneus estavam durando somente umas 4 ou 5 quadras, ou seja, tinha que parar para calibrar de 5 em 5 minutos. Depois de uns 30min (ou seja, 6 ou 7 sessões de enchimento de pneu e paciência) e com a paciência já indo para o espaço, achamos um hotel com preços menos exorbitantes. Somente para ver se não tinha mais nada, fiquei no hotel com a minha bike com os pneus arriados enquanto a Cris dava uma volta na região para ver se não tinha mais nada. Como a procura foi infrutífera, instalamo-nos de uma vez e fomos tomar um bom banho relaxante.
     Limpos e com bastante fome, fomos procurar um supermercado e um local para jantar. Achamos um mercadinho, mas com tudo que precisávamos, e um restaurante bem bonitinho. Jantamos e ainda levamos uma fatia gigante de pizza para o hotel para a nossa ceia. Finalmente chegamos de volta ao quarto e pudemos relaxar depois de um dia conturbado e cansativo. Amanhã pretendemos conhecer um pouco mais da cidade (não parece ter nada demais) e fazer todo trabalho burocrático necessário, principalmente uma reforma gerla nos pneus!
- Hotel: R$60,00 - Janta: R$18,50 - Supermercado: R$13,00 - Almoço: R$15,50 - Bebidas frias: R$1,60