terça-feira, 11 de outubro de 2011

315° Dia - El Marques - El Guapo - 27/09/11 - Terça-feira

Acordamos as 5h, tomamos o nosso desayuno reforçado e demos mais uma recostadinha. As 6h15min, realmente levantamos e começamos a arrumar tudo. Como tínhamos que sair até as 7h, pegamos as nossas coisas correndo e acabamos de nos arrumar do lado de fora da recepção do motel.
Iniciamos as nossas pedaladas sob um sol forte, mas um calor não tão intenso. Depois de nos confundirmos um pouco na saída do povoado, pegamos a autopista e seguimos o nosso caminho. As descidas continuavam sendo predominantes e as paisagens repletas de verde. Fizemos a nossa primeira parada depois de uns 30Km percorridos, pois já estávamos um pouco cansados e aproveitamos uma sombra para repousar.
De volta a estrada, pedalamos mais uns 10Km pela autopista e tivemos que optar por seguir por ela ou pegar a "carretera vieja". Olhamos o GPS e o relevo em volta e escolhemos a estrada antiga, pois tinha mais povoados, era o caminho mais curto e parecia fugir mais das montanhas. Com a decisão tomada, voltamos as pedaladas.
Assim que entramos na carretera vieja, bateu um certo arrependimento, pois era uma estrada de mão dupla, pista simples e sem acostamento (enquanto a autopista era mão simples, pista tripla e um largo acostamento). Mesmo assim, mantivemos a nossa escolha e continuamos pedalando nestas condições críticas. O negócio era tão ruim que tínhamos que sair da estrada quando vinham caminhões nos dois sentidos. Para a nossa sorte, conforme passavam os quilometros, a estrada ia melhorando. Quando fechamos os 50Km percorridos, demos uma encostada numa estradinha de chão batido. Pegamos as comidas e as bebidas geladas, nos deitamos e nos esbaldamos. Ficamos ali uns 30min aproveitando a sombrinha.
Como tínhamos muito o que pedalar ainda, voltamos para a estrada e tentamos manter o ritmo. Neste ponto, começou um sobe e desce pouco intenso, mas contínuo, e um ventinho contra. Já começávamos a sofrer os efeitos de termos ficado tanto tempo sem pedalar. Lá pelas 12h30min, fizemos mais uma parada. A esta altura do dia, tínhamos pedalado 75Km e o calor estava insuportável. Ainda bem que encontramos um barzinho que vendia bebidas geladas. Aproveitamos e ficamos cerca de uma hora resfriando o corpo e conversando sobre um possível evento no nosso último trecho da viagem (Tramandaí ou Pinhal - POA) para divulgar a bicicleta como meio de transporte.
Depois de divagarmos bastante, voltamos para a nossa realidade e para os 20Km que faltavam. Por sorte, tinha dado uma nublada e o calor havia diminuido. Pedalamos por 1h até chegarmos num restaurante. Paramos para nos informar sobre pousadas e disseram que tinha uma a uns 3Km, mas que não havia comércio algum perto. Desta maneira, optamos por almoçar ali mesmo e comprar alguns mantimentos numa bodega em frente e cozinharmos na janta.
Após comermos e comprarmos tudo necessário, fomos procurar a pousada. Rapidamente chegamos e fomos super bem atendidos. Após chorar um descontinho, instalamo-nos e tomamos um bom banho para relaxar. Com o cair da noite, fui fazer uma massa ao sugo para a nossa janta enquanto a Cris arrumava as coisas para dormirmos. Foi comer, se escovar e capotar, pois estávamos exaustos depois de mais de 90Km pedalados debaixo de um sol escaldante.

- Pousada: R$33,33   - Almoço: R$17,90   - Compras: R$14,40   - Bebida: R$2,22
- Distancia: 93,04Km   - Tempo: 5h6min59"   - Média: 18Km/h
- Enquanto estivemos na autopista estavam ótimas, mas assim que pegamos a carretera vieja ficaram muito ruins.