sexta-feira, 21 de outubro de 2011

323° Dia - Puerto La Cruz - Mochima - 05/10/11 - Quarta-feira‏

Hoje havíamos nos programado para acordar cedo para irmos conhecer a cidade de Cumaná (capital do Estado de Sucre). Entretanto, perdemos a hora por dormir demais e só conseguimos sair do hotel ao meio-dia. Pelo menos, conseguimos deixar as bikes e os equipamentos na bodega do hotel. Desta maneira, poderemos viajar mais tranquilos e ir com poucas bagagens.
Preferimos fazer este trajeto sem as bikes porque teremos que fazer um bate e volta em três dias para aí sim iniciarmos o retorno ao Brasil. Como o caminho é montanhoso, seria chegar pedalando em Cumaná, dar meia volta e regressar a Puerto La Cruz. Sendo assim, vamos de ônibus para termos tempo de conhecermos algumas ilhas da região (não sabemos se vamos a Isla Margarita, pois todos a quem perguntamos falaram mal dela).
Caminhamos seis quadras até o terminal rodoviário e, para a nossa sorte, o ônibus já estava saindo. Embarcamos e partimos rapidamente. A viagem foi tranquila, até demais, pois o motorista levou 2h para dirigir 90Km. Assim que descemos na rodoviária, fomos nos informar com um policial sobre os melhores lugares turísticos de Cumaná. Ele nos informou que a melhor praia ficava longe do centro e que o melhor era ir a praia Mochima (mais 45min de carro).
Depois de muito discutir sobre o que fazer, pegamos um táxi até a praia San Luis, a mais famosa da cidade. A praia foi uma enorme decepção, não tinha algum atrativo e ficava longe de tudo. Desta maneira, assumimos que havíamos perdido o dia mesmo e pegamos outro ônibus até a praia de Mochima. Durante o caminho, ficamos nos perguntando sobre onde seria esta cidade, visto que o Parque Mochima se estende desde o Estado de Anzoátegui até o Estado de Sucre.
Andamos o tempo todo entre montanhas, a paisagem se revelava abundante e suntuosa. Quando chegamos no topo de uma montanha, o motorista parou ônibus e começou a revisar os freios. Em seguida, ele parou mais uma vez para ir em uma mecânica e combinar com o mecânico o conserto dos freios para mais tarde. Todos se olharam um pouco assustados, mas ninguém fez menção de sair do carro, sendo assim, também ficamos. O motorista desceu toda a montanha em freio motor e, após meia hora de tensão, chegamos no simpático vilarejo de Mochima.
A cidade é pequena, simples, mas possui tudo o que um turista precisa para aproveitar as férias: pousadas, restaurantes, mercadinho, padaria, embarcadeiro e uma beleza natural fascinante. Descemos do ônibus na praça central do vilarejo e começamos a procurar hospedagem. Acabamos nos instalando em uma pousada de um venezuelano que namora uma curitibana e que, por camaradagem, nos deu um bom desconto.
Após nos acomodarmos no confortável quarto, fomos até o cais para nos informarmos sobre os preços dos passeios as ilhas. Vimos que os preços variam entre R$25 e R$50 (por lancha, ou seja, para os dois) e nos animamos com as fotos das praias. Enquanto líamos as informações, percebemos que o sol estava se pondo. Sendo assim, fomos até o final do muelle e ficamos sentados, com os pés na água, admirando aquele espetáculo. Ainda fomos presentiados com uma enorme estrela do mar bem a nossa frente a uns 5m de profundidade.
Quando começou a anoitecer, deixamos o cais e fomos em busca de um restaurante. Como só havia um aberto, acabamos comendo frango frito com arepa e salada. Surpreendentemente, a comida estava bem saborosa. O único problema, foi que viramos banquete para os "puri-puri", uma espécie minúscula de mosquitos que pica e deixa uma desagradável sensação de ardência.
Saímos nos coçando do restaurante e preferimos só passar na padaria e já voltarmos para o quarto, para fugirmos dos mosquitos. Não havíamos entendido porque a primeira atitude do dono da pousada ao mostrar o nosso quarto havia sido trocar o refil do matinset, agora entendemos. Como chegamos cedo ao quarto, nos banhamos e começamos a atualizar os relatos que ainda estão atrasados. Em breve, vamos dormir, pois amanhã pretendemos acordar cedo para aproveitarmos as ilhas ao máximo.

- Posada: R$37,00   - Ônibus: R$16,44   - Táxi: R$6,66   - Compras: R$18,11   - Janta: R$17,77   - Guloseimas: R$1,33