quarta-feira, 30 de novembro de 2011

353° Dia – Santarém – Alter do Chão – 04/11/2011 – Sexta-feira

Novamente, acordamos cedo, comemos e voltamos a dormir. Hoje era o nosso último dia em Santarém. Sendo assim, realmente despertamos às 11h, arrumamos tudo e partimos rumo ao ponto de ônibus. Parecíamos duas árvores de natal andando pelas ruas do centro da cidade, cheios, atrolhados de bagagens (eu carregava todas as bagagens equilibradas em cima da minha bike e a Cris levava o quadro de bicicleta “novo” dela e as bolsas).
     Assim que chegamos na parada, recebemos uma notícia que nos deixou muito preocupados: só havia ônibus de linha, ou seja, sem bagageiro. Na hora já achei que teríamos que marchar com uns R$80 de táxi até Alter do Chão. Como não tínhamos pressa, ficamos esperando até o ônibus passar para dar uma tenteada de embarcar com as duas bikes e as bagagens.
     Parei o primeiro ônibus que passou e o motora me disse que poderia levar, porém o ônibus estava cheio e deveria esperar o que próximo que estivesse mais vazio. Aliviados, ficamos na parada mais uns 30min até o seguinte aparecer. Para a nossa felicidade, o motorista foi parceiro e esperou até que a gente embarcasse todo aquele mundaréu de coisas. Já bem sentados no fundão do ônibus, só nos restou esperar à 1h30min de viagem até a vilinha de Alter. Neste percurso, começamos a perceber que é normal o pessoal embarcar com o rancho da semana ou do mês no ônibus. Vimos diversas pessoas com aqueles sacos bem resistentes de farinha com um pouco de tudo dentro. A viagem foi tranquila e fomos observando a bela paisagem cheia de vegetação.
     Ao nos aproximarmos do vilarejo, uma senhora começou a conversar conosco e, como não tínhamos onde ficar, pedimos uma indicação de pousada boa e barata. Ela nos disse que desembarcaria bem próximo de uma que era muito boa, na beira da praia e bem baratinha. Tudo o que nós estávamos procurando! Sendo assim, somente aguardamos a dica da senhora. Descemos no final do centrinho e ela nos indicou o caminho.
     Chegando na pousada Por do Sol, vimos que era um local muito bonito mesmo. Montamos o nosso acampamento dentro do redário (por aqui eles têm o costume de alugar espaço para o pessoal dormir em rede num galpão) e já saímos para almoçar. Na volta à pousada, ainda passamos num mercadinho para comprar mantimentos para a janta e o desayuno de amanhã. Mais tarde, fomos para a praia. Ficamos extremamente surpresos com a belíssima praia com que nos deparamos. As águas do rio Tapajós são extremamente claras e variam entre o azul e o verde. Além disso, a largura absurda do rio faz com que pareça que se está no mar, pois mal consegue-se enxergar a outra margem. Ficamos nos deliciando nas águas claras e quentinhas do rio enquanto a tarde ia embora. De repente, o céu começou a ficar com diversas cores vibrantes e tivemos um dos espetáculo mais bonitos desta viagem. O por do sol em pleno rio Tapajós é algo diferenciado! Ficamos maravilhados com aquela beleza toda!
     De volta à pousada, nos banhamos e fomos fazer alguma coisinha para comermos. De barriga cheia, voltamos ao redário e ficamos viajando um pouco. Pensando em como seria bom ter uma vidinha mais pacata num lugar desses. Além disso, começamos a programar a nossa estadia por aqui, pois ficaremos até o dia 17/11, quando a mãe chega.
     Lá pela meia-noite, fomos nos deitar. Ah, já aproveitamos muito a rede que compramos em Santarém. Sem ela, o acampamento não teria o mesmo conforto.