quarta-feira, 30 de novembro de 2011

354° Dia – Alter do Chão – 05/11/2011 – Sábado

Travessia para a Ilha do Amor e o centrinho ao fundo
      Hoje acordamos em torno das 9h, tomamos o nosso café da manhã e fomos dar passeada pela cidade. Caminhamos até o centrinho e entramos em inúmeras lojinhas de artesanato que existem no seu arredor. Como achamos tudo um pouco caro (não estamos acostumados com estes preços para turista), não compramos nada, mas aproveitamos a beleza da arte local, que é produzida com matéria-prima natural.
      Como o calor começou a ficar intenso, voltamos ao hostel, trocamos de roupa e fomos para a praia. Aproveitamos o belo dia de sol para irmos conhecer a Ilha do Amor, uma península localizada em frente a orla de Alter do Chão que possui areia branquinha e água em quase toda a sua volta. Assim que chegamos na beira do rio, alguns pescadores nos avisaram que deveríamos arrastar os pés ao atravessá-lo, pois existem arraias no fundo do rio que podem machucar os desavisados. Desta maneira, colocamos os nossos chinelos e fomos arrastando os pés até chegarmos à ilha.
     Ao chegarmos na ilha, começamos a entender porque as pessoas chamam Alter do Chão de “Caribe Brasileiro”. A areia da praia é bem fininha e branca, a água é transparente e o atendimento nas barraquinhas é impecável. Ficamos a tarde inteira com os pés na água, tomando uma cervejinha e curtindo a maravilhosa paisagem, só fomos sair de lá após o por do sol. Nunca imaginei que eu iria gostar de praia de rio, mas, sinceramente, me apaixonei pelo lugar.
Por do sol no rio Tapajós
     Na volta ao hostel, tomamos banho e fomos direto preparar a nossa janta. Enquanto cozinhávamos, ficamos conversando com o pessoal que mora na pousada e brincando com o fofo do Luan (filho, de 8 meses, deles). Depois da janta, caminhamos até o centrinho para vermos se a lan house estava aberta. Conseguimos ver as novidades na internet e postar alguns relatos. Em seguida, fomos comer um sorvetinho artesanal na praça e voltamos para à pousada.
     Agora, escrevo este relato enquanto o Moacir vai pegar manga na casa do vizinho. É engraçado perceber que em cidadezinhas de interior as pessoas não se importam em dividir estas coisas com os outros. Quando ele voltar, vamos dormir, pois amanhã teremos mais um dia de praia, maravilha!