domingo, 3 de abril de 2011

133° Dia – Paramonga - Huarmey – 29/03/2010 – Terça-feira

Hoje o dia foi corrido! Como o trajeto de hoje seria longo (aproximadamente 90Km), o Moacir me arrancou da cama. Levantamos às 9h e começamos a arrumar tudo para a viagem até Huarmey. Saímos do hotel, passamos pelo centro da cidade, pela sua entrada cheia de canteiros bem cuidados e nos dirigimos para a Panamericana a fim de cumprir o nosso objetivo do dia.
     No início da pedalada encontramos um argentino que está fazendo algo parecido com o nosso projeto, porém de moto. Paramos um pouco para conversar e, depois de trocarmos email e blogs, seguimos viagem. Em seguida, nos deparamos com a Fortaleza de Paramonga, umas ruínas características do povo pré-inca Chumi. Paramos para “sacar” algumas fotos e continuamos o nosso caminho. O calor começava a se fazer cada vez mais presente e, junto com as intermináveis subidas, nos levou a fazer diversas paradas para resfriarmos um pouco o corpo. Infelizmente não encontrávamos uma sombra sequer! Ao nosso redor só existia areia e algumas montanhas um pouco mais afastadas. Pelo menos, a paisagem nos surpreendia a cada pausa!
     Depois de muito pedalar pelo deserto com um sol escaldante, nos aproximamos do oceano e chegamos a passar frio. Aqui existe uma densa e fria neblina que vem do Pacífico e invade o continente. Não conseguíamos enxergar nada além da estrada e alguns metros ao seu redor. Após esta “resfriada no motor” ainda fomos agraciados com uma bela paisagem na praia “El Gramadal”, cheia de pequenas dunas ao redor da estrada que nos fez lembrar os Lençóis Maranhenses (ainda não conhecemos, estamos loucos para chegar lá!).
     Em seguida, subimos mais alguns morros e chegamos num vale extremamente verde. Aproveitamos a sombra das árvores (algo extremamente raro por aqui!) para darmos mais uma descansada. Nesta altura do dia já estávamos muito cansados. O sol, o calor e as intensas subidas sugaram as nossas energias no início do dia! Descansamos, comemos e bebemos para conseguir continuar pedalando. Agora sabíamos que não faltava muito, mas também o por-do-sol já não estava distante.
     O sol já estava sumindo no horizonte e não avistávamos a cidade. Assim que começou a escurecer, conseguimos ver algumas luzes no horizonte e deduzimos que seria o nosso destino. Ao chegarmos em Huarmey, nos deparamos com uma entrada bem movimentada, cheia de moto táxis, ônibus, caminhões e pessoas transitando. Entramos pelo arco da cidade e tudo mudou, a praça central e as ruas principais eram típicas de cidade de interior. As pessoas ficavam conversando nas ruas e as casas com as portas abertas. Senti como se tivesse voltado ao tempo de criança, onde morava em uma casa de grades baixas e andava de bicicleta nas ruas do bairro.
     Com essa boa impressão da cidade, procuramos um hostal para “quedar” hoje. Encontramos um na rua principal da cidade (Hostal La Cordialidad), bem bonitinho e com um atendimento bem cordial mesmo! Enquanto o Moacir fazia o check-in, perguntou para o atendente do hostal sobre a estrada para Huaraz. Infelizmente, ele respondeu que a estrada que saía de Huarmey para Huaraz era de chão batido e que a única asfaltada era a de Paramonga. Como não pretendemos voltar os 100Km pedalados de hoje, amanhã iremos pedalando até Casma e, depois, pegaremos um pequeno ônibus que faz o transporte pela estrada de chão batido. Depois desta decepção, nos instalamos e nos arrumamos para sair a jantar. Comemos em um restaurante chinês (não muito bom) e, em seguida, compramos alimentos para o café da manhã e fomos em uma lan house para fazer contato com a família e os amigos.
     Agora estou escrevendo este relato enquanto o Moacir lava as suas roupas. Esperamos conseguir dormir cedo hoje, visto que amanhã teremos mais 80Km pela frente.
Obs.: Hoje tivemos certeza de que os peruanos não sabem utilizar a placa de trânsito que indica “declive”. Passamos por inúmeras grandes descidas que não possuíam sinalização alguma e sempre que víamos a tal placa tinha um quase imperceptível declive seguido de uma subida!
- Hostel: R$26,66 - Janta: R$13,34 - Sobremesa: R$1,00 - Internet: R$0,33 - Mercado: R$11,46
Estatísticas:
- Distância: 94,84Km - Tempo: 6h01min26” - Média: 15,74Km/h
- Razoáveis: alguns trechos sem acostamento ou este com pedras.