quarta-feira, 13 de abril de 2011

143° Dia – Santa – Virú - 08/04/2011 – Sexta-feira

Hoje acordamos tarde e tivemos que modificar os nossos planos de tentar chegar em Trujillo para irmos só até Virú. Iniciamos as nossas pedaladas às 10h30min em direção ao norte Peruano. O calor já estava intenso mas havia um vento à favor nos auxiliando.
     Pedalamos 15Km em um acostamento cheio de pedras soltas e, em diversos momentos, sobe e desce do degrau que havia entre o acostamento e a linha branca da estrada. Em um desses sobe e desce, o pneu de trás da minha bicicleta (Cris) escorregou, não deu tempo de eu “desclipar” a sapatilha do pedal e caí na estrada. Por sorte não vinha nenhum carro naquele momento e eu pude levantar com segurança e sair da estrada. Acabei me machucando um pouco quando caí com o cotovelo estendido e ao bater o quadril contra o solo, mas nada que me fizesse largar a pedalada do dia.
     Seguimos avançando pelo deserto em direção ao interior, as subidas e descidas ficaram mais intensas e o vento parou de nos ajudar. Sofremos muito com o calor por umas duas horas. Depois de uma longa subida, avistamos o primeiro vale do dia. Vibramos ao ver tantas árvores e paramos um pouco para descansar e resfriar o corpo. Descansamos brevemente, pois imaginávamos que a pedalada de hoje seria de apenas 60Km e valeria a pena manter o ritmo para chegarmos cedo em Virú.
     Entretanto, pedalamos 60Km, 65Km, 70Km e só chegamos na entrada da cidade após pedalarmos 74Km. A entrada de Virú estava muito tumultuada – acreditamos que o aglomerado de pessoas era devido à proximidade das eleições presidenciais. Como o ambiente não parecia muito acolhedor, resolvemos entrar na cidade e procurar algum lugar para dormirmos.
     Pedalamos mais 5Km até o centro, mas quando chegamos na praça da cidade nos assustamos um pouco. A praça estava tomada por comércio ambulante, cheia de sujeira na rua, cachorros e gatos entre os alimentos e inúmeros buracos cheios de água nas ruas. Paramos em um ponto de táxi e perguntamos sobre a localização de algum hostal. Recebemos a direção de um hotel e fomos olhar, mas ele era muito caro e sem água quente. Ficamos desiludidos e fomos buscar outro lugar.
     Encontramos um hostal limpo, barato e com água quente para ficarmos. Assim que nos instalamos e tomamos banho, saímos para comer e comprar mantimentos para amanhã. Quando voltamos ao hostal, tentamos ligar o computador para escrevermos o relato do dia, mas o carregador estragou e tivemos que deixar os trabalhos burocráticos para amanhã. Sendo assim, deitamos cedo para dormir pois o dia foi mais pesado que imaginávamos.
- Hostal: R$16,70 - Janta: R$12,70 - Compras: R$6,60 - Sobremesa: R$3,20
Estatística:
- Distância: 78,79Km - Tempo: 5h09min09” - Média: 15,29Km/h
- Ruins, asfalto estreito e acostamento com degrau e muitas pedras.