sexta-feira, 29 de abril de 2011

157° Dia – Sullana – Mancora - 22/04/2011 – Sexta-feira

Hoje acordei um pouco melhor (Cris), mas com dificuldade de respirar ainda e sentindo-me fraca. Desta maneira, sugeri ao Moacir que fizéssemos o trajeto de hoje de ônibus. Ele não ficou muito empolgado, mas aceitou por perceber que seria o melhor para mim.
     Logo que tomamos o nosso café da manhã, arrumamos todos os equipamentos e pedalamos até o terminal rodoviário. A cidade, apesar de pequena, mantinha o tradicional trânsito caótico peruano. Ao chegarmos no terminal (um toldinho com seis cadeiras e nenhum funcionário) perguntamos para o motorista de um ônibus que estava estacionado o horário da saída para Mancora. Assim que ele nos informou que o próximo sairia às 13h30min, fomos comprar água gelada e procurar um lugar na sombra para esperarmos. O calor daqui está cada vez pior. As cidades são apelidadas de “cidade do calor eterno” e “cidade do eterno verão”, só para ter uma ideia do calor que andamos passando!
     O ônibus chegou meia hora atrasado e o Moacir correu para conversar com o motorista. Com tudo acertado, entramos no ônibus (que tinha ar condicionado) e iniciamos a nossa ida ao litoral. Eu enjoei um pouco na viagem, como de costume (cada vez que pegamos ônibus me lembro de como é bom viajar de bicicleta). Apesar do enjoo e dos atrasos, conseguimos chegar cedo na praia do prometido mar quentinho do Peru.
     Ao descermos no terminal, montamos as nossas bikes e iniciamos a caça à hospedagem. Ficamos impressionados em ver que Mancora é uma prainha bem estruturada, cheia de hotéis, restaurantes, lojinhas. Podemos compará-la às praias da Ferrugem e do Rosa do litoral Catarinense. Assim que começamos a procurar hostals, fomos percebendo que não foi uma boa ideia chegarmos no meio do feriadão de Páscoa. As diárias estavam caríssimas e os hotéis mais acessíveis já estavam lotados. Durante esta loucura de pedala para um lado, pedala para o outro, conhecemos um casal de ciclistas colombianos que estão viajando pela América do Sul, divulgando o seu trabalho com circo e tendo como objetivo “pedalar pela paz”. Achamos bem interessante o projeto deles e ficamos conversando por um tempo. Eles acabaram nos indicando a pousada que estavam ficando, mas acabamos optando por procurar outras.
     Perguntamos nos hostals e hotéis de toda praia, quando já estávamos quase desistindo, vimos um símbolo da Hi Hostel e resolvemos fazer a nossa última tentativa. Apesar de um pouco afastado da praia, o hostel era muito legal, com piscina, área de lazer, restaurante, área de camping. Ficamos encantados com o lugar. O Moacir foi perguntar na recepção sobre os preços das diárias, mas ele também estava lotado, só havia vaga para camping. Desta maneira, decidimos acampar mesmo e deixar uma reserva de quarto para amanhã.
     Sendo assim, montamos a nossa barraca, organizamos as bikes num local seguro, nos banhamos e fomos para o centro da cidade para almoçarmos e explorarmos a região. Passamos por diversos restaurantes, mas nenhum nos interessou e acabamos parando no malecón (calçadão da beira-mar). Já estava anoitecendo, mas tivemos que molhar os pés para ver se a água era quentinha. E era, realmente, uma delícia.
     Assim que saímos da orla, passamos por uma feirinha artesanal, por diversas lojinhas e paramos para comer em uma tratoria bem bonitinha localizada na avenida principal. Infelizmente a comida não era grande coisa e vinha pouca quantidade. Desta maneira, saímos para pegar um doce e passearmos um pouco mais até chegar a hora da janta (pois apesar de comermos às 19h, aquele era o nosso almoço)! Passeamos um pouco mais pela cidade, paramos para conversar na beira da praia novamente e, depois de duas horas, fomos comer novamente.
     Jantamos em um restaurante de menu de pescado, a comida era boa e barata. Depois de comer tanto, voltamos para o hostel para dormirmos cedo para poder aproveitar a praia amanhã. Agora estou escrevendo e percebendo que vai ser difícil dormir com a festinha que alguns hóspedes estão fazendo na piscina, mas vamos tentar mesmo assim!
- Camping: R$18,00   - Ônibus: R$20,00   - Excesso de bagagem: R$6,67   - Janta 1: R$27,40   - Janta 2: R$8,00   - Sorvete: R$1,70   - Doce: R$0,67   - Água: R$2,00