sábado, 16 de abril de 2011

146° Dia – Trujillo – 11/04/2011 – Segunda-feira

Hoje acordamos tranquilamente, pois a nossa programação era de conhecer as ruínas de Chan-Chan. Levantamos, tomamos nosso café da manhã, pegamos as roupas sujas e o carregador do netbook e fomos para a rua. Primeiro, deixamos o carregador para consertar e depois fomos procurar uma lavanderia. Batemos perna por todo o centro e acabamos deixando as roupas numa lavanderia a uma quadra do nosso hostel. Nesse meio tempo, ainda achamos uma loja com um carregador genérico que serve para o nosso, mas deixamos para comprar na volta do passeio.
     Já era meio dia quando pegamos um colectivo até o sítio arqueológico de Chan-Chan. Chegamos na entrada do parque e fomos abordados por um senhor que veio oferecer seus serviços de táxi. Como o preço estava um pouco acima do que pretendíamos gastar, decidimos fazer o tour por nós mesmos. Acertamos com um guia e fomos conhecer o Palácio Nik An (única área já escavada e aberta à visitação).
     O palácio é todo construído com adobe (mistura de barro, pelos de animais e, as vezes, conchas marinhas) e barro. O muro externo é em formato de pirâmide, tem uma base de mais de 5m de largura e sua altura beirava os 15m de altura. A praça principal, os diversos corredores e as “salas” eram todos enfeitados com desenhos de peixes, ondas e aves, tudo relacionado com a vida cotidiana do povo Chimu. Passeamos durante 1h pelas diversas dependências do palácio enquanto o guia nos explicava sobre a cultura, costumes e hábitos deste povo que viveu ali durante quase 600 anos (900 a 1470). Um fato curioso que o guia nos disse, foi que quando um rei falecia, todos seus assessores eram enterrados junto com ele (tomavam um chá de cactus que dava alucinação e eram enterrados vivos) e o primogênito tinha que construir um novo palácio para utilizar como sede de seu governo.
Poço sagrado
     Saindo do palácio, caminhamos o 1,5Km de chão batido até a rua que vai até o centro da cidade. Pegamos um colectivo e desembarcamos próximo da Plaza de Armas para procurarmos algum restaurante para almoçarmos. Depois de comermos, fomos até o salão de beleza onde a Cris tinha marcado horário e que ficava ao lado do local que havíamos deixado o carregador para conserto.
     Infelizmente ainda não haviam arrumado e nos disseram para passar lá às 21h. Sendo assim, a Cris ficou no salão e eu fui comprar o carregador genérico e aproveitei para passar no supermercado para comprar alguns complementos para o nosso café da manhã de amanhã. Voltando ao salão, a Cris me avisou que demoraria mais uns 30min. Como o salão é bem próximo ao hostel, fui para o hostel para ir adiantando a redação dos relatos atrasados e depois a Cris voltaria para o hostel.
Muro externo
     Chegando no quarto, testei o carregador genérico e, felizmente, funcionou! Como fazia tempo que não escrevíamos, comecei a por em dia os relatos. Depois de 1h escrevendo, percebi que a Cris já deveria ter chegado. Um pouco preocupado, me arrumei e fui ver o que estava acontecendo. Quando saio do hostel, vejo ela saindo de um outro salão. Assim que nos encontramos ela me disse que a mulher do primeiro salão fez um serviço pela metade e ela teve que dar uma passada neste outro e por isso demorou um pouco mais do que o previsto. Aproveitando que já estávamos na rua, fomos pegar o carregador que tínhamos deixado para conserto. Ao chegarmos na loja, recebemos a má notícia de que não encontraram uma peça de reposição para substituir a que estava com defeito, ou seja, não puderam fazer nada.
     Um pouco decepcionados, fomos jantar. Tínhamos visto que aqui tem uma filial do restaurante “Rústica” (restaurante em que comemos em Callao e gostamos bastante) e decidimos ver se este também era bom. Pedimos dois pratos de massa e uma jarra de limonada. Tudo estava delicioso e saímos do restaurante completamente satisfeitos. Só de olho, ainda pegamos um sorvetinho de sobremesa no caminho para o hostel.
Acesso à Praça Central
     Chegando no nosso quarto, começamos a arrumar tudo para partir amanhã. Enquanto estou escrevendo, a Cris finaliza a arrumação dos alforges dela e, em breve, vamos dormir.
- Hospedaje: R$40,00 - Colectivo: R$4,00 - Entradas Chan-Chan: R$14,70 - Guia: R$13,67 - Almoço: R$11,80 - Supermercado: R$4,50 - Carregador: R$60,00 - Salão de beleza: R$53,50 - Janta: R$24,00 – Sorvete: R$3,34