quarta-feira, 20 de abril de 2011

151° Dia – Pacasmayo – Chiclayo – 16/04/2011 – Sábado

Hoje iniciamos nossa epopeia até Piura! Temos um longo caminho pela frente e algumas dificuldades extra, tais como o calor do deserto e um longo trecho despovoado. Hoje pretendemos ir até Pacanga, para amanhã chegarmos em Chiclayo, depois Morrope (lê-se Môrope) e, finalmente Piura. Vamos aos fatos!
     Acordamos cedo (7h), tomamos nosso café da manhã e, mais uma vez, a cama foi mais forte do que nós e acabamos dando uma recostada. Essa “sonequinha” durou até às 11h, quando tomamos vergonha na cara e levantamos. Arrumamos tudo e fomos para a estrada.
     A saída da cidade foi tranquila e, rapidamente, chegamos à Panamericana Norte. O início da pedalada foi boa, apesar do sol escaldante que fazia com que suássemos bastante. Ao completarmos 25Km, paramos num restaurante de beira de estrada na entrada da cidade Guadalupe para almoçar.
     No retorno à estrada, passamos pela entrada de Chepen e chegamos até Pacanguilla. Como já era 16h30min, decidimos procurar um hostel para ficarmos. Paramos na Plaza de Armas, que fica ao costado da estrada, para perguntar para alguns locais que estavam por ali se conheciam alguma hospedagem. Descobrimos que existia apenas um hostel na esquina da praça e fomos ver as condições. Enquanto eu ficava cuidando das bikes, a Cris foi perguntar na “recepção” (na verdade era uma senhora que estava dentro de casa e não se prestou a se aproximar para dar informações, ou seja, ficava berrando a uns 10m de distância e sem vontade alguma) se tinha habitacion matrimonial. Após descobrirmos que, na verdade, era um único ambiente para todos os hóspedes e um banheiro coletivo, optamos por seguir viagem e ver o que encontraríamos.
     Em seguida, passamos por Mocupe e Ocupe. Dois pequenos povoados, sendo que no segundo estava ocorrendo uma sessão de bingo em plena praça da cidade. Como já tínhamos andado uns 70Km e faltava só mais uns 30Km, preferimos forçar um pouco mais a cadência, aumentar a velocidade e dormir em Chiclayo. O sol foi baixando e, ao cair da noite, chegamos na entrada da cidade. Para não perder o costume, o asfalto, assim que nos aproximamos da zona urbana, se tornou muito ruim!
     O trânsito urbano era bem confuso e demoramos um pouco para achar uma região com hostels. Após pedirmos informação, acabamos encontrando um com uma fachada bem bonita. Paramos para averiguar a situação e vimos que era um pouco caro (a Cris tá dizendo que eu estava chorando para pagar R$40,00 a diária!). Depois de muito choro, não conseguimos desconto algum, mas aceitamos a proposta e ficamos num quarto simples (para uma pessoa) por quase metade do valor do matrimonial. Instalamo-nos, tomamos um bom banho e deitamos um pouco para alongarmos, pois estávamos bem cansados e sabíamos que teríamos que pedalar mais amanhã.
     Depois de nos recompormos, fomos até o supermercado para jantarmos na praça de alimentação e comprarmos mantimentos para os próximos dias, pois amanhã dormiremos na cidade de Morrope e acreditamos que seja bem pequena e sem muita estrutura. Jantamos num fast food de comida chinesa e ainda fizemos uma viandinha com as sobras para comer no café da manhã. Após, fomos ao supermercado e fizemos um verdadeiro rancho!
     De volta ao hostel, ficamos vendo um pouco de televisão. Agora estou escrevendo e, em breve, veremos o filme “Marley e eu”, enquanto devoramos um pote de sorvete que compramos.
- Hostal: R$23,70 - Supermercado: R$36,80 - Janta: R$22,00 - Almoço: R$6,60
Estatísticas:
- Distância: 108,00Km - Tempo: 5h26min42” - Média: 19,83Km/h
- Medianas, pois em boa parte do trajeto o acostamento não possuía um asfalto decente.