segunda-feira, 18 de abril de 2011

149° Dia – Paiján – Pacasmayo – 14/04/2011 – Quinta-feira

Acordei bem, mas a Cris não conseguiu dormir durante boa parte da noite. Mesmo assim, tomamos nosso café da manhã, arrumamos as coisas e fomos para a estrada. A saída da cidade foi bem tranquila, pois, na verdade, a “cidade” era um micro povoado na beira da estrada.
     O início da pedalada foi bem tranquila, com o relevo plano e um vento numa diagonal que nos ajudava. Conversávamos muito a respeito do nosso futuro no regresso ao Brasil. Andamos mais de 30km até pararmos pela primeira vez para comermos algo e descansarmos. Em seguida a esta parada, começamos a encarar um forte vento lateral que nos dava um banho de areia. A cada caminhão que passava por nós, vinha uma onda de areia por todos os lados! Olhos, boca, nariz e ouvidos estavam se tornando dunas! Para nossa sorte, este trajeto foi relativamente curto, uns 10Km, e chegamos a um pequeno povoado.
     Na pequena cidade de San Pedro de Lloc, paramos num posto de gasolina para bebermos algo gelado e tirarmos um pouco da areia. A Cris, um pouco antes de parar no posto, começou a sentir algumas dores no joelho (esperamos que não seja nada demais). Depois de um repouso, tudo estava em ordem. Pedalamos mais alguns poucos quilômetros e já estávamos na entrada de Pacasmayo.
     Entramos na cidade e fomos direto para o malecon (calçadão) para pegarmos o pôr-do-sol. Como o sol ainda estava bem alto, admiramos um pouco a beleza da orla, cheia de pequenas pedras arredondadas no lugar da areia, e tiramos algumas fotos. Em seguida, fomos procurar algum hostel para ficar. Passamos em três até achar o “Da Vinci Hostal” que fica próximo ao centro e à praia, tem uma bela vista do mar e uma boa infraestrutura. Largamos tudo no quarto, colocamos nossos trajes de banho e fomos para o mar!
     A água aqui ainda é gelada (dizem que mais pro norte do Peru a água já é mais quente devido às correntes marinhas vindas do Equador), mas pelo menos não tem a densa neblina que tinha no litoral sul do Peru. Depois de alguns momentos, nos rendemos e nos atiramos na água! Como é bom e revigorante se banhar no oceano depois de um dia de pedal!
     Voltamos para o hostal, tomamos banho e fomos jantar. Acabamos comendo num restaurantezinho na esquina da quadra. A comida (um ceviche e um peixe frito) era meio sem gosto, mas matou a nossa fome. Após, fomos a um mercadinho para comprar alguns mantimentos e ainda passamos numa confeitaria para comer alguns dulces. Comi um leche assada e a Cris pegou uma torta de chocolate com caramelo.
     Chegando de volta a habitacion, a Cris foi falar com o pessoal no MSN e eu fiquei vendo os jogos da Libertadores. Infelizmente o Grêmio perdeu e as chances de enfrentar a LDU diminuíram um pouco, mas na próxima semana tudo se resolverá e saberemos se conseguiremos pegar mais algum jogo ou não.
     Agora estou escrevendo enquanto a Cris arruma suas coisas para partirmos amanhã rumo à Chiclayo.
- Hostel: R$26,66    - Bebidas: R$3,00    - Janta: R$29,67    - Mercado: R$6,90    - Sobremesa: R$4,30
- Distância: 57,31Km    - Tempo: 3h44min32”    - Média: 15,31Km/h
Condições da Estrada
- Razoáveis, sendo que em grande parte da estrada o acostamento possuía um asfalto irregular.