terça-feira, 5 de abril de 2011

136° Dia – Huaraz – 01/04/2010 – Sexta-feira

Hoje o Moacir acordou cedo e saiu para procurar um hotel com preços mais acessíveis, visto que chegamos de madrugada e ficamos no primeiro hotel que encontramos (e este era mais caro do que queríamos pagar). Quando ele voltou ao hotel, acordou-me com ótimas notícias: havia conseguido um bom hotel com o preço que pretendíamos pagar, havia pesquisado passeios em diversas agências de viagem e havia comprado pães, iogurte, bolos e suco para tomarmos um excelente café da manhã. Durante o nosso romântico “desayuno”, conversamos um pouco sobre os passeios e decidimos ir até a agência Lucho Tours (http://www.andinosgroup.com/ – info@andinosgroup.com) no período da tarde.
    Após o café, arrumamos nossos equipamentos e nos transferimos para o Hotel Santa Rosa. Fomos muito bem atendidos pelo pessoal do hotel e ficamos muito satisfeitos com as suas instalações. Assim que organizamos tudo no quarto, saímos para conhecer o centro de Huaraz.
     Nos dirigimos diretamente para a Plaza de Armas, vimos a catedral em estilo colonial que estava sendo reformada, o prédio da prefeitura, o Museu Arqueológico de Ancash e uma pequena feira artesanal. A praça era bem cuidada, mas sem grandes atrativos. Desta maneira, optamos por passar na agência de turismo a fim de confirmarmos o passeio.
     Chegamos à agência e fomos recebidos pelo Junior, que nos explicou os trajetos de todos os passeios. Ficamos encantados com as belas fotos das lagunas da região e optamos por fazer o passeio até a Laguna Chinancocha. Como todos os passeios iniciavam no turno da manhã, marcamos o nosso para o dia seguinte e fomos até o ponto de informação turística para obtermos mais dicas sobre o que conhecer em Huaraz. Após conversarmos com a gentil turismóloga, nos programamos para conhecer o Museu Arqueológico de Ancash e a igreja mais popular da cidade – Santuario del Señor de la Soledad.
     Enquanto voltávamos para a praça central, nos demos conta que a fome já estava nos consumindo. Sendo assim, paramos em um restaurante de comida caseira e pedimos um “saltadito de queso” (salada de grãos de milho e vagem, com pimentão, cebola e queijo de cabra) e um bife de cordeiro. Quando terminamos o almoço, estávamos “cheios” e precisando de uma sesta. Voltamos para o hotel e descansamos por uma hora aproximadamente.
     Como sabíamos que o museu fecharia às 17h, saímos às 15h e nos dirigimos diretamente a ele. A visita ao museu não foi guiada e as exposições não pareciam ter muita conexão entre si ou com a história da cidade, entretanto, havia uma exposição de peças líticas muito interessante. Segundo uma reportagem do jornal peruano que havíamos assistido enquanto estávamos em Huacho, esta era a maior exposição ao ar livre de peças líticas (esperávamos algo maior, mas nos agradou muito o jardim que construíram). Saímos do museu e nos dirigimos para o Santuario del Señor de la Soledad, caminhamos umas 15 quadras até chegarmos ao mesmo. Era uma igreja muito simples, em estilo colonial e sem muitos ornamentos. Ficamos uns minutos observando o altar e, em seguida, voltamos para a praça de armas.
     Assim que voltamos para o centro, decidimos caminhar um pouco pelas ruas principais para conhecermos um pouco mais a cidade. Fizemos uma parada na sorveteria para provarmos os famosos sorvetes da região. Depois passamos por ruas de intenso comércio e percebemos que Huaraz não é tão pequena quanto imaginávamos. Caminhamos por meia hora e começamos a fazer o caminho de volta ao hotel. Paramos em uma lan house, mas não conseguimos acessar os blogs porque a conexão estava muito lenta. Dessa maneira, voltamos para o hotel.
     Chegamos ao hotel, nos arrumamos e saímos para jantar. Comemos em um restaurante de pizzas e pastas que tinha wifi. O interesse inicial foi pela internet livre, mas a comida nos surpreendeu, estava maravilhosa. Depois da janta e do contato com os entes queridos, passamos em um mercado e numa padaria para comprarmos o nosso próximo café da manhã. Agora estamos no hotel, o Moacir está dormindo e falando enquanto dorme e eu estou relatando esse nosso longo dia. Em seguida vou dormir, pois amanhã teremos que estar na agência às 8h30min para o passeio.
- Hotel: R$23,35   - Café da manhã: R$12,30   - Almoço: R$11,00   - Sorvete: R$ 1,37   - Mercado: R$8,60   - Janta: R$24,00   - Museu: R$8,00