segunda-feira, 12 de setembro de 2011

283° Dia – Mara – Maracaibo – 26/08/2011 – Sexta-feira

Acordamos renovados depois de uma bela noite de sono, pena que as formigas atacaram as duas fatias de pizza que tínhamos guardado e acabaram com o complemento do desayuno. Mesmo assim, levantamos e tomamos nosso café da manhã tradicional e arrumamos tudo para partir.
     Às 8h já estávamos na estrada para chegarmos o quanto antes em Maracaibo. A discrepância entre a distância que o GPS marcava (55Km) e o que o pessoal falava (100Km) era imensa e nos deixou um pouco preocupados sobre o quanto tardaríamos a chegar. Depois de umas 2h pedalando, avistamos algumas placas e ficamos mais tranquilos ao perceber que faltava pouco para chegarmos.
     Na entrada da cidade, paramos para perguntar para um taxista qual seria o melhor ponto da cidade para se hospedar. Ele nos disse que o bairro El Milagro seria bom e encontraríamos um bom hotel com o mesmo nome do bairro. Seguimos o caminho indicado pelo gentil senhor por uns 10Km e, finalmente, chegamos ao tal bairro. O local tinha pontos bem bonitos com vista para o lago e tudo, mas, infelizmente, não encontramos o hotel. Continuamos pedalando e não encontrávamos nada! Pedalamos por 1h pelos mais diversos pontos da cidade e não achamos nenhum hotel no nosso padrão (ou era no meio da vila ou era absurdamente caro e afastado de tudo). Chegamos a ficar uns 10min sentados em frente a um hotel para conversarmos e ver o que fazer, pois já estávamos cansados, com fome e com um calor absurdo debaixo do sol do meio-dia (fazia uns 40°C).
     Enquanto pedalávamos numa grande avenida, um senhor parou sua caminhonete e nos chamou. Ele disse ser ciclista e disse que nos mostraria um hotel próximo e econômico. Agradecemos e seguimos-lhe até a recepção do hotel. Chegando lá, nos despedimos e agradecemos mais uma vez a sua grande ajuda. Instalamo-nos e tomamos um bom banho para esfriar os ânimos.  Mais refrescados, saímos para almoçar num restaurante próximo (a comida na Venezuela é um pouco mais barata do que na Colômbia). De volta ao quarto, começamos a conversar sobre a primeira impressão que a cidade tinha deixado. Ambos ficamos meio decepcionados com a cidade, pois esperávamos um centro urbano muito mais desenvolvido. Maracaibo tem “ilhas” de desenvolvimento cercadas por grandes regiões de pobreza.
     Aproveitamos que o hotel tinha wifi e fomos procurar algo para conhecer na cidade. Mais uma vez ficamos decepcionados ao ver que o grande atrativo era um parque por qual havíamos passado e não tínhamos visto nada demais. Sendo assim, decidimos diminuir os dias de permanência da cidade e aproveitarmos para descansar. Ficamos a tarde toda no hotel lavando as roupas e descansando.
     No final da tarde, saímos para comprarmos alguns mantimentos. O supermercado era bem pequeno e nos deparamos com as novas marcas e produtos. Estranhamos bastante a pouca variedade e a péssima condição dos hortifrutigranjeiros, sendo que a grande maioria já estava realmente fedendo de podre. Percebemos que aqui teremos que olhar o prazo de validade dos alimentos SEMPRE antes de comprar, pois vimos muitos produtos vencidos nas prateleiras. Compramos o trivial, sendo a única novidade um pacote de “cachapa” (tipo uma massa de panqueca de milho para se fazer sanduíche).
     Voltamos para o hotel e ficamos atualizando os blogs. Percebemos que a internet também é algo meio precário por aqui, sendo que parecia que a conexão era discada, de tão lento o recebimento e o envio de dados. Mais tarde fomos dormir sem a preocupação com que horário teremos que acordar amanhã!
- Hotel: R$57,15   - Almoço: R$16,20   - Supermercado: R$46,20
- Distância: 54,59Km   - Tempo: 3h33min06”   - Média: 15,2Km/h
- Ruins, pois está muito mal conservada e tem poucos trechos com acostamento.

1. Putz... espero que as próximas notícias sejam melhores! A Venezuela, até agora, não agradou... hehehehe