quinta-feira, 8 de setembro de 2011

RESUMO DA NOSSA PASSAGEM PELO EQUADOR

Montanhas do norte do País
     A nossa passagem pelo Equador começou por Machala no 164° dia (29/04/11) e pedalamos 1.296,7Km até atravessarmos a fronteira de Tulcan a Ipiales (Colômbia) no norte do país. Foram 59 dias e mais de 85h de pedalada, onde passamos por muitos locais incríveis, mas, também, tivemos alguns dos trechos mais difíceis da viagem.
     Os equatorianos mostraram-se um povo muito acolhedor e bem extrovertido. Muitas pessoas vieram falar conosco sobre o que estávamos fazendo e sempre que abordávamos alguém para pedir informação as pessoas se esforçavam para que entendêssemos as explicações. Enquanto pedalávamos nas estradas, recebíamos várias buzinadas de incentivo e apoio. Até mesmo nos lugares mais simples, percebíamos a boa educação desse povo que constrói escolas nos locais mais inusitados.
Cruzando a Linha do Equador!
     Passamos por todos os tipos de clima, relevo e vegetação! Entramos no país pelas planícies litorâneas do sul, onde a temperatura era incrivelmente alta, o ar úmido e uma vegetação abundante até o horizonte. Conforme fomos subindo pelo litoral, as montanhas apareceram e o clima foi se tornando mais seco e a vegetação mais árida. Quando abandonamos as praias e começamos a nossa romaria a Quito, nos reencontramos com a Cordilheira dos Andes e tivemos trechos realmente difíceis. Reencontramo-nos com o clima de cima das montanhas e com diferenças gigantescas de temperatura e umidade com uma pequena variação de altitude e localização. Continuamos nas alturas e tendo paisagens absurdamente lindas ao nosso redor até sairmos do país.
     A culinária equatoriana lembra bastante a que vimos no Peru. Eles tem muito o costume da sopa como entrada (até mesmo nas regiões quentes). O principal prato diferente com o qual tivemos contato foi o patacon. Se trata de uma rodela de banana verde amassada e frita. Eles realmente adoram os patacones e a banana com a comida, pois sempre tem banana no prato principal e, inclusive, na sopa. Em questão de bebidas, conhecemos a grande paixão equatoriana pela aveia.
Babaco, Tomate de arbol, Naranjilla e Taxo
     Porém, eles não comem a aveia como no Brasil (mingau ou no iogurte/leite). Eles gostam mesmo é da farinha de aveia em suco de frutas, principalmente maracujá e pêssego. As frutas diferentes que provamos realmente tinham sabor e textura distintos, sendo que o tomate de arbol e o taxo foram as que achamos mais saborosas e o babaco e a naranjilla não agradaram tanto. Algo que agradecemos foi o costume deles comerem bastante lentilha e feijão, que, apesar de diferente do nosso no Brasil, ajudou um pouco a matar a saudade!
     Conhecemos um Equador que não imaginávamos. As inúmeras belas praias, as Ilhas Galápagos e a região próxima de Quito são locais que realmente merecem ser visitados. Muitas praias equatorianas são bonitas, com um bom mar e uma infraestrutura relativamente boa. Merecem destaque Manta, Puerto Cayo e Puerto Lopez. Galápagos nem vamos comentar agora, pois merece um parágrafo próprio!
Nem em hemisférios diferentes nos desgrudamos..rs..
    Quito e seu entorno foi uma grande surpresa positiva para nós. Conhecemos seus inúmeros museus, parques e seu centro histórico extremamente belo. Passamos pelo teleférico, por vulcões, parques com águas termais, feiras de artesanato, festas tradicionalistas e pela experiência única de estar sobre a Linha do Equador no povoado de Mitad del Mundo. Este local realmente deve ser visitado por aqueles que vão fazer turismo em Quito, pois possuí dois museus (principalmente o Inti Ñan) em que pode-se entender um pouco mais sobre o nosso planeta.
Basílica de Quito ao fundo
     O Equador é mais caro que o Peru, mas ainda assim é econômico se comparado ao Brasil. Percebemos que a qualidade das hospedagens era muito superior à encontrada anteriormente e o preço seguia o mesmo. No Equador, é possível dormir em um quarto limpo, com banheiro privativo, televisão à cabo, wifi e ar condicionado por apenas R$30,00, o casal.
     A economia do país parece se caracterizar, principalmente, pelo agricultura. É possível observar, a partir da estrada, as inúmeras plantações de banana, coco, cacau e sementes. Só de banana, eles possuem inúmeras espécies: maduro, verde, banano (de tudo quanto é tamanho).
Boas vindas de Galápagos!
     Além disso, o turismo é muito mais valorizado do que imaginávamos. Quito, a capital, é considerada patrimônio cultural. E, quando começamos a explorar os seus recantos, entendemos o porquê. A cidade é limpa, possui um centro histórico muito bem conservado e rico em cultura, o policiamento transmite uma sensação de segurança (apesar de ser um pouco corrupto – vimos uns policiais pedindo a “amizade” dos donos do hostal em que ficamos no centro histórico), e, também, possui um bairro turístico onde podemos encontrar bons hotéis, museus, centros comerciais, restaurantes e bares para happy hour. Tudo isso, sem considerar que a cidade está encrustada nas montanhas e, onde quer que estejas, terás uma bela vista a observar.
     Outro ponto onde o turismo é fortíssimo no Equador é a Arquipélago de Galápagos. Galápagos é um parque nacional que se encontra à 1.000Km da costa equatoriana e que possui  13 ilhas grandes, 6 ilhas pequenas e mais de 107 ilhotes, sendo que, somente 5 dessas ilhas são povoadas: San Cristóbal (a capital política), Santa Cruz (o centro econômico), Isabela, Floreana e Baltra.
Snorkel na praia La Loberia em San Cristóbal 
     Todos os dias, chegam milhares de turistas a fim de explorar os passos de Darwin e conhecer as belezas naturais da região. Ficamos encantados com as inúmeras possibilidades turísticas das ilhas. Em Galápagos é possível fazer mergulho, mergulho de superfície, ciclismo (eles possuem uma prova de volta à Ilha de San Cristóbal), surf, caminhada, kayak e tours navegáveis. Além disso, possui locais incríveis à visitar, dos quais destacamos Las Grietas, a praia de Tortuga Bay, a reserva de tartarugas El Chato, a praia La Loberia (onde se pode nadar com tartarugas marinhas e lobos marinhos), o Volcán Sierra Negra (considerado a segunda maior cratera do mundo) e os seus túneis de lava, e estação Charles Darwin, onde estudam e preservam espécies de tartarugas, iguanas e aves.
Batendo um papo na ilha de Santa Cruz
     É incrível observar a quantidade de animais que só se encontram neste local, o piquero patas azules foi a nossa maior surpresa, ficamos encantados com aquele diferente pássaro de patas azuis. E, apesar da alta preservação do local, as ilhas possuem uma excelente infraestrutura turística, com hotéis, restaurantes, lojas de artesanato e agências de turismo. É uma ilha encantadora que queremos voltar no futuro.
Praia de Puerto Chino em San Cristóbal
     O Equador foi uma bela surpresa nessa viagem, ficamos impressionados com todas as suas maravilhas naturais, com a educação do seu povo e com o valorização da sua cultura. Gostaríamos de gritar ao mundo que vá visitar, principalmente, Quito e Galápagos, pois foram lugares que nos encantaram e que adoraríamos voltar a explorar. Esse país de tantas misturas merece entrar na lista de prioridades de qualquer viajante. Amamos o Equador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário