sexta-feira, 23 de março de 2012

484° Dia – Ilha do Mel – 14/03/2012 – Quarta-feira


Acordamos bem descansados depois de um dia inteiro de descanso (mais do que merecido!). Desta forma, tomamos um cafezão e partimos para conhecer Encantadas, o outro vilarejo da Ilha do Mel.
Sabíamos que teríamos que caminhar bastante, pois o Donizete tinha nos dito que dava quase 1h30min de trilha. Como não tínhamos pressa, lá fomos nós bem tranquilamente. A cada prainha, parávamos para conhecer um pouco mais e ficarmos admirando o local. O único empecilho era o sol escaldante que tinha sobre as nossas cabeças.
Após muitas enseadas (uma mais bela do que a outra), finalmente chegamos à Gruta das Encantadas (um dos principais pontos turísticos da ilha). Ficamos um bom tempo explorando o local, fazendo bobagens (simulando o “Wilson”) e aproveitando para pegar uma sombrinha. Além disso, não aguentávamos mais o calor e fomos dar um banho no belíssimo mar.
Após descansarmos um pouco, continuamos o nosso caminho. Em poucos minutos, já chegamos ao centrinho de Encantadas. Pudemos notar que Encantadas é muito mais preparada para o turismo do que Brasília. O vilarejo é cheio de barzinhos, restaurantes e pousadas bem legais. Porém, ficamos pasmos quando vimos uma placa que indicava que as águas desta enseada eram impróprias para banho. Não entendemos como o pessoal pode fazer com que o principal ponto de turismo seja poluído devido ao número excessivo de embarcações transitando. Infelizmente, são poucos locais e pessoas que pensam mais além!
Fomos até o Hostel Marimar Encantadas para agradecermos à Cecilia pelo apoio que estão nos dando. Mais uma vez fomos super bem recebidos e ficamos admirados com a vista que o hostel tem (de frente para o mar, saindo direto para a areia da praia). Após conversarmos com a Cecília, começamos o nosso regresso até a Praia do Farol. No caminho, ainda fizemos algumas paradinhas para tomarmos mais banhos. Durante esta caminhadinha, notamos um astral bem diferenciado que a Ilha do Mel possui. O local ainda é bem preservado e o contato com a natureza é intenso.
Ao chegarmos de volta ao hostel, fomos preparar o nosso almoço. Até pensamos em dar mais uma pernadinha até a Fortaleza (único ponto turístico que faltava conhecer), mas a distância de 4Km fez com que desistíssemos. Desta forma, comemos e já começamos a dar uma arrumada nas nossas coisas para partirmos amanhã. Conversamos com o Donizete e com a Zuma e decidimos ir direto para o Pontal do Paraná ao invés de voltarmos para Paranaguá, pois diminuiria bastante a quilometragem a ser pedalada. Além disso, ficamos sabendo que o translado para Pontal do Paraná (continente) inicia às 8h e sai a cada hora. Agradecemos por tanta hospitalidade e atenção e fomos encerrar os preparativos.
Antes de dormirmos, ainda demos uma ênfase na divulgação do passeio ciclístico do dia 31/03. Queremos divulgar ao máximo este evento para demonstrarmos a possibilidade de utilizar a bicicleta como meio de transporte limpo e saudável!

Gastos: R$0,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário