quinta-feira, 26 de maio de 2011

182° Dia – Guayaquil – Santa Elena – 17/05/2011 – Terça-feira

Pretendíamos acordar cedo, mas ontem fomos dormir tarde e hoje pela manhã estávamos imprestáveis. Saímos da cama já eram 10h, tomamos nosso café e arrumamos tudo. Saímos do hotel lá pelas 11h30min em direção ao litoral. A parte urbana até que foi mais fácil e tranquila do que imaginávamos. Quando chegamos na estrada, encontramos um excelente acostamento, bem largo e com um asfalto bem lisinho. Mas como nem tudo são flores, já de cara nos deparamos com um sobe e desce constante e um sol escaldante! O calor era muito intenso, suávamos muito o tempo todo.
     Depois de pedalar uns 25Km, paramos num posto para pegar algo gelado para beber. Como não sabíamos ao certo a distância até Zapotal, perguntamos para um frentista e a resposta não foi muito animadora: mais uns 60Km! Sabíamos que o retorno ao pedal seria difícil (pois ficamos 13 dias sem pedalar), mas não imaginávamos que seria tanto. Um pouco refrescados devido às bebidas, voltamos para a estrada.
     O constante sobe e desce não diminuía em momento algum. Lembrávamos a todo instante os nossos momentos mais difíceis do litoral chileno. A única coisa que nos motivava em pedalar era saber que amanhã chegaremos ao Samai Lodge da rede Red Mangrove e teremos muito conforto (piscina e jacuzzi!). Só pensando na jacuzzi, baixamos a cabeça e continuamos pedalando a tarde toda naquele calor absurdo.
     Passamos por alguns hotéis fazenda que eram show de bola, mas se parássemos por ali hoje seriam MUITOS quilômetros para amanhã. Cada vez ficávamos mais cansados e com mais dores em diversas partes do corpo. Exaustos, chegamos em Buenos Aires (povoado pequeno bem próximo a Zapotal). Neste povoadinho paramos para beber algo gelado mais uma vez e aproveitamos para perguntar para um policial se havia hostel, hosteria ou algum lugar para passarmos a noite ali mesmo ou em Zapotal. Ele nos disse que ali não tinha nada, mas em Zapotal com certeza tinha e que ficava bem próximo, uns 15min de bike.
     Animados por tomar algo gelado e com a notícia de que faltava pouco para tomarmos um banho e descansarmos, voltamos para a estrada. Neste momento o sol já estava se pondo e a estrada nos deu um alívio e ficou plana. Dentro da previsão do policial, chegamos em Zapotal. A “cidade” era somente uma rua com casas dos dois lados. Passamos em quase todos botecos perguntando se sabia se tinha onde dormir, mas todas respostas foram negativas. Desesperados, passamos na polícia e quase perguntamos na igreja se poderíamos acampar nos fundos, mas decidimos entregar a alma e ir pedalando até Santa Elena. Vale ressaltar que todos na cidade eram muito desconfiados e alguns realmente mal educados, as pessoas pareciam ter medo de conversar!
     Voltando para a estrada, vimos uma lua cheia gigante aparecer no horizonte. A iluminação que ela provocou foi incrível, parecia estar mais claro do que no cair da noite. Pedalamos sob a luz da lua durante uma hora e meia até pararmos para comer num posto de gasolina. Entramos no mercadinho, fizemos nossas compras e sentamos para comer e ver um capítulo dos Simpsons que estava passando na televisão. Enquanto comíamos, notamos uma movimentação estranha das funcionárias. Começaram desligando o ar condicionado, em seguida a televisão e depois as luzes. Com as chaves na mão, vieram nos avisar que estavam fechando. Um pouco revoltados por não esperarem 5min para acabarmos de comer, fizemos um pouco de corpo mole, mas saímos do local (quem fecha um mercado exatamente 20h50min?). Acabamos nossa “refeição”, perguntamos para um frentista quanto faltava (segundo ele 4Km) e voltamos para a estrada. Felizes por saber que faltava pouco, encaramos as últimas subidas do dia.
     Pedalamos, pedalamos e pedalamos, até o momento que tivemos a certeza de que não faltavam 4Km porcaria nenhuma (na verdade ainda andamos 17Km depois do posto). Quando avistamos as luzes da cidade ficamos bem contentes por saber que, agora sim, faltava pouco. Estávamos tão cansados que nem queríamos encontrar uma cidade grande para não ter que rodar muito para encontrar algum hotel. Chegando na cidade, vimos uma entrada bem organizadinha e, o que é melhor, um hotel logo de cara! Paramos para perguntar mas era meio caro. Para nossa sorte, eles tinham uma filial na outra quadra que era mais econômico. Fomos até lá, vimos que o quarto era bonzinho e já nos instalamos. Melhor ainda é que vimos que era numa praça e que tinham restaurantes ainda abertos. Tomamos um bom banho e saímos para jantar. Acabamos comendo um pollo a la brasa enquanto conversávamos sobre o bom e puxado retorno ao pedal.
     Voltando ao hotel, percebemos que faltavam apenas uns 70Km para chegarmos no Red Mangrove e termos três dias de muito conforto e regalias!
- Hostal: R$25,20   - Janta: R$10,35   - Bebidas: R$8,00
Estatísticas:
- Distância: 131,98Km   - Tempo: 7h42min23”   - Média: 17Km/h
- Excelente, pois em quase todo o trajeto existia um largo acostamento com um asfalto em muito boas condições.