terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

74° Dia - San Pedro de Atacama - 29/01/11 - Sábado

Hoje dormimos bastante para nos recuperarmos da correria de ontem. Acordei (Moacir) às 10h para ver se no hostel filiado à Hosteling International (rede que está nos apoiando) teria lugar vago para nós, mas somente havia uma cama. Sendo assim, confirmei nossa estadia no hostal em que estávamos por mais dois dias. Tomamos nosso café da manhã (parecia de hotel, pois trouxemos várias frutas de Antofagasta) e depois começamos os trabalhos administrativos.
     Durante o início da tarde, colei as bandeirinhas, dos países em que passaremos, nos capacetes. Também coloquei o meu espelho de capacete novamente, pois havia caído. A Cris separou nossas roupas para lavar, pois, mais uma vez, estavam imundas. Enquanto fazíamos tudo isso, conversávamos para decidir quais passeios faríamos. Chegamos à conclusão que seria proveitoso fazer o tour para o Valle de la Luna hoje a tarde e o tour até os Geiser El Tatio amanhã pela manhã.
     Depois da função burocrática toda, fomos almoçar e confirmar os passeios que queríamos. Fomos até uma lancheria e comemos cachorro-quente ao melhor estilo chileno, com bastante "palta" (abacate). Em seguida, começamos a pesquisar o preço dos passeios nas empresas. Depois de muito chorar, achamos uma empresa com um precinho bem camarada e fechamos o pacote. Voltamos ao hostal para descansarmos um pouco enquanto fazíamos a digestão e nos preparávamos para o passeio. Às 16h estávamos em frente à empresa esperando chegar a nossa van.
     Assim que o veículo enconstou, embarcamos e começaram as descobertas. Saímos do povoado de San Pedro em direção ao Valle de la Muerte.
     O motorista/guia parou num acesso à um vale e explicou que o caminho que estávamos fazendo era utilizado pelos indígenas muitos anos antes de Cristo. Assim que ele acabou de explicar, andou alguns metros morro acima e conseguimos avistar um imenso vale com muito verde (ele disse que ali era um ponto de parada vital para aqueles que vinham do litoral em direção ao interior do continente).
     Após este vale, nos dirigimos à Toca do Coiote. Neste lugar mágico, o guia nos explicou que as apachetas (pedras empilhadas) que víamos eram uma tradição antiga em que os viajantes, ao passar por uma segunda vez num local, deixavam comida para o próximo viajante que passasse por ali. Com o passar do tempo, a comida foi trocada por estas pedras que indicam que o viajante está no caminho certo. Lá, também tínhamos uma vista lindíssima de inúmeros morros que um dia foram cumes cobertos de neve e gelo.
     Depois de ficar um tempo admirando a beleza local, fomos ao Valle de la Luna. Entramos no parque e o motorista nos levou para uma caverna onde existia também inúmeros buracos feitos pelas mineradoras. A caverna era incrível e, ainda por cima, tinha como atravessar todo morro por ela. Ao sairmos da caverna, o guia pediu para que fizéssemos silêncio, pois ouviríamos as rochas "estalarem". Assim que o silêncio tomou conta do ambiente, ouvimos estrondos vindos das pedras. Parecia que em breve cairia tudo sobre nossas cabeças. O guia disse que era devido à expansão e retração das rochas devido ao calor e ao frio.
     Após sairmos da caverna, fomos à grande duna (local onde todos vão para ver o pôr-do-sol).
 Subimos uma duna enorme e nos deparamos com uma paisagem incrível. Inúmeros pequenos morros pontiagudos e um cerro com um caminho pelo seu cume formavam aquele espetáculo. Caminhamos por este caminho até um local em que acreditávamos ter uma bela vista do pôr-do-sol. Sentamos e esperamos pelo show. Pouco a pouco o sol foi descendo e as cores foram se alternando de maneira alucinante. Assim que o sol sumiu, começamos nosso caminho de volta para a van. Porém, fomos obrigados a fazer inúmeras pausas para registrarmos a beleza do local!
Saindo do Valle de la Luna já nos dirigimos ao centro de San Pedro. Despedimo-nos do pessoal e voltamos ao hostal para jantarmos e dormirmos, pois amanhã teremos que madrugar para irmos ao geisers. Fizemos uma massa com molho vermelho, tomamos banho e fomos para cama, mas não sem ficar lembrando de toda beleza que vimos hoje.
- Hostal: R$64,00   - Passeio: R$60,00   - Almoço: R$19,55   - Pão, margarina e queijo: R$10,00