sábado, 5 de fevereiro de 2011

79° Dia - Calama - Maria Elena - 03/02/11 - Quinta-feira

     Hoje sim. Acordamos às 9h, tomamos nosso café com um xis de frango e lá fomos nós em direção ao litoral. Saindo da cidade já pegamos uma longa subida. Suávamos muito! O sol estava meio escondido no meio das nuvens, mas o calor estava muito intenso. Assim que pedalamos uns 15Km, chegamos no vilarejo de Chuquicamata. Aproveitamos o oásis e paramos num posto de gasolina para comprar uma água bem gelada e comermos algo.
     Saindo do posto, chegamos numa subida mais íngrime e cheia de curvas. Subíamos muito devagar devido ao peso das bikes e à altitude. Chegamos à 3.150m de altitude! Depois de muito subir e uma parada para repor as energias e o ânimo, chegamos num plano em cima das montanhas. No final deste plano havia mais uma subida. Quando começamos a subir, avistamos a tão esperada placa indicando descida. Nem acreditávamos que, finalmente, desceríamos tudo aquilo que havíamos subido!
     Começamos a descer e não paramos mais. Foram uns 30Km de descida! No início um pouco de curvas e depois uma reta interminável. Parecia que em breve ficaria plano, mas nunca ficava. GRAÇAS A DEUS!!! Conseguimos aproveitar bastante essa descida para descansarmos.
     Quando a descida acabou, o vento contra começou a importunar nossas vidas. Dificultava um pouco nosso deslocamente e tivemos que fazer uma parada no entroncamento da estrada em que estávamos com a Ruta 5. Sabíamos que agora faltava pouco para chegarmos. Uns 5min depois de chegarmos neste entroncamento, um cara com um carro e um reboque. De repente ele começou a montar um gerador e abriu uma barraquinha que vendia empanadas, água, refri e tudo mais. Pena que chegamos antes que ele e ele ainda não estava vendendo nada. Perguntamos pra ele se faltava muito para Maria Elena e ele nos disse que era uns 14Km e nos indicou o caminho. Neste cruzamento observamos, como em diversos pontos na estrada, um hábito diferente: eles confeccionam "capelinhas" na beira da estrada em memória a entes queridos que faleceram.
     Pegamos a estrada novamente e vimos que o vento estava muito mais forte do que antes. Éramos levados para a estrada a cada rajada mais forte. O pior é que depois de 8Km tivemos que dobrar no acesso à cidade e começamos a encarar o vento de frente! Andávamos muito devagar e fazendo muita força. Tivemos que parar algumas vezes para descansar e até tivemos que empurrar as bikes por um tempo, pois o vento estava imbatível.
     Depois de alguns momentos de sofrimento, chegamos na cidade. Ficamos meio assustados com o que encontramos (pois no site da prefeitura dizia que era um pólo turístico). A cidade parecia meio fantasma e, depois de penar um pouco, encontramos onde ficar (a maioria dos residenciais são só para trabalhadores). Assim que nos instalamos, fui tomar banho para sair e comprar nossa janta, café da manhã de amanhã e água e demais mantimentos para amanhã. Jantamos três completos e sanduíches de queijo que haviam sobrado de hoje com refri, água e achocolatado. Por sorte, o quarto era para seis pessoas (três  beliches), então era grande e sobrou espaço para colocarmos as bikes dentro e não precisamos desmontá-las (tirar alforges, bolsa de guidão, faróis, etc.). Sendo assim, já ficou quase tudo pronto para amanhã.
Gastos:
- Água: 6,80   - Residencial: R$40,00   - Janta, café e mantimentos: R$26,40
Estatísticas:
- Distância: 107,1Km   - Tempo: 6H53min44"   - Média: 15,53Km/h
Condições da estrada:
- Boas, com certos momentos em que o acostamento estava muito bom.

Um comentário:

  1. "Eu quero América do Sul no Pedal no jogo León de Huánuco X Grêmio"
    PARTICIPEM!!!

    BONS VENTOS A FAVOR!!! E CONTINUEM PEDALANDO!!!
    BJS

    ResponderExcluir