segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

93° Dia – Puno – Juliaca – 17/02/11 – Quinta-feira

Vista de Puno
     Hoje acordamos abaixo de chuva. Às 7h abri a janela, chamei a Cris e mostrei que, infelizmente, teríamos que ficar um tempo a mais, quentinhos embaixo das cobertas. Assim ficamos até umas 10h, então levantamos e tomamos nosso café da manhã. Quando já estávamos pensando no que fazer em mais um dia em Puno, abrimos a janela e vimos um brilhante sol.
     Já era 11h e não tínhamos arrumado nada para partir rumo a Juliaca. Ficamos um tempo em dúvida e vendo os prós e contras de arriscarmos e pegarmos a estrada. Como o sol deu uma firmada e as nuvens diminuíram, decidimos arriscar e pedalar nas alturas do Peru. Arrumamos tudo (enquanto arrumávamos as roupas, percebemos que a lavanderia havia sumido com minha regata!) rapidamente e partimos.
     A saída da cidade foi complicada. Puno e o Titikaka (o significado de Titikaka é “Puma de Pedra” – segundo eles o lago parece um puma) ficam num vale rodeado de montanhas. Logo de início subimos, vagarosamente, até uns 4.000m de altitude (estava difícil de respirar). Em seguida pegamos uma longa e pouco íngreme descida que nos ajudou bastante. Paramos para comer no pedágio que havia e aproveitamos para nos informar sobre o caminho até Juliaca. Felizmente recebemos a informação de que era plano o tempo todo! Motivados com a notícia, continuamos nosso caminho no meio daquela imensidão verde que não estávamos mais acostumados (48 dias no Chile de pura areia e pedra!).
Campos altiplânicos floridos
     Chegando na cidade, nos dirigimos para o centro, pois havíamos visto na internet que tem um hostel nas proximidades. O trânsito é tão, ou mais, tumultuado do que o de Puno. Os motoristas não respeitam nada nem ninguém! Depois de um tempo, achamos um hotel bem localizado, bonitinho e barato. Foi este mesmo! Instalamo-nos, tomamos banho e descansamos um pouco, pois estávamos cansados apesar de ter sido pouco tempo de pedal.
     Acordei lá pelas 21h e fui ao supermercado para comprar algo para comer e os mantimentos para o dia de amanhã. Chegando de volta no hotel, comemos umas uvas, empanada de pollo, torta de verdura e sanduíches. Agora estou escrevendo enquanto a Cris está vendo televisão. Em breve vamos dormir, pois amanhã tem uns 100Km de pedal duro pela frente.
Gastos:
- Hotel: R$30,00   - Supermercado: R$22,00
Estatísticas:
- Distância: 44,37Km   - Tempo: 2h39min05” - Média: 16,73Km/h
Condições da estrada:
- Inicialmente ruim, pois não havia acostamento. Após uns20Km o acostamento ficou largo e com um asfalto em muito boas condições.

4 comentários:

  1. Como está a comunicação com o pessoal local? Tá tranquilo?
    Beijos do Boni...

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Ando meio sem tempo de ler os relatos, mas vi as fotos, e as do Atacama estão lindíssimas!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Amadinhos, preparem muito chá... Eu to chegando... falta bem pouquinho... Eba. Bjos

    ResponderExcluir
  4. E ai pessoal, tudo certo? Por aqui estamos conseguindo nos comunicar com uma certa tranquilidade. Eles não estão tão acostumados com o nosso portunhol, mas conseguimos entender e nos fazer entender.
    Já estamos com uns 20 saquinhos de chá e mais balas de coca! Isso não falta!
    Beijos a todos e valeu pelo apoio.

    ResponderExcluir