quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

97° Dia – Pucara - 21/02/11 – Segunda-feira

Casas típicas da região
     Acordamos muito bem depois de uma excelente noite de sono no hotel. Assim que levantamos, pedimos uma água quente para o pessoal do hotel e preparamos nosso café da manhã: café com leite (com o leite em pó que carregamos para essas situações) e sucrilhos! Após comer, voltamos para cama para mais uma recostada.
     Aproximadamente ao meio-dia, levantamos e fomos conhecer as ruínas e os museus da cidade. A cidade, na verdade, é um pequeno povoado com umas 70 casas e ruas bem estreitas. Caminhamos em direção aos morros e começamos a avistar os muros e “escadarias” das ruínas. Estar num local com tantos anos de história nos faz refletir sobre tudo que já aconteceu naquelas construções, como elas foram elaboradas e para o que, realmente, eram utilizadas.
Catedral ao fundo
     Em seguida, fomos à praça principal e nos deparamos com uma catedral bem interessante. Uma construção muito bela, toda de pedras e comos 360° com orbes e esculturas. Depois vimos uma praça secundária, na qual tem várias estátuas tradicionais de touros. Nesta altura a fome já estava aparecendo e decidimos procurar algum lugar para almoçar.
     Passamos em vários restaurantes e todos somente serviam comida típica da região. Como a Cris não estava muito bem do estômago, paramos no único que servia algo mais próximo do que estamos acostumados. Aqui a comida é muito barata! O preço do almoço variou de 2 a 5 sólis (R$1,35 a R$3,35)! Pedimos um peixe frito com arroz e salada para Cris e para mim uma sopa de entrada (com muita coisa dentro, mas somente conhecia batata e cenoura!) e uma massa com frango de prato principal. Para acompanhar nosso almoço, pegamos uma coca-cola500ml. Após comermos, voltamos ao hotel para descansar e colocar uma pomada nas picadas que tenho na perna esquerda (30 picadas!).
Ruínas
     Quando a pomada secou, fomos ao posto de venda de passagem para ver quanto custa e em que horários há ônibus para Sicuani. Ficamos sabendo que o ônibus passa em diversos horários pela manhã e que custa R$6,70. Aqui é muito complicado pedalar, pois tem a altitude que dificulta a respiração, a estrada em condições precárias, o sol (que nos faz suar) combinado com um vento gelado e a chuva diária (de dezembro a março chove todos os dias). Sendo assim, iremos de ônibus até Sicuani, parte mais alta do caminho à Cusco, e depois continuaremos pedalando.
Tourinho de Pucara
     Voltando para o hotel, passamos na lojinha de artesanato que tem no térreo e fizemos algumas comprinhas (uma manta, dois martelinhos e um enfeite de parede feito em cerâmica). Agora estamos no quarto assistindo a diferenciada televisão peruana enquanto escrevo. Em breve vou fazer nossa janta com o fogareiro no banheiro (sopa Maggi com arroz) e, em seguida, começaremos a arrumar tudo para amanhã. Exatamente neste momento começou a chuva da noite, sendo a quarta vez no dia que está chovendo.
- Hotel: R$20,00   - Almoço: R$6,70   - Artesanatos: R$22,00

1. Com o preço das coisas no Peru, arrisco dizer que vocÊs podem ser considerados milhonários!!! Cuidado!!!