sábado, 26 de fevereiro de 2011

98° Dia – Pucara - Sicuani – 22/02/11 – Terça-feira

Ontem a noite ainda sai (Moacir) para comprar pães e uma coca-cola para acompanhar a nossa deliciosa sopa maggi reforçada com arroz extra. Hoje acordamos aproximadamente às 10h, arrumamos tudo e fomos para o ponto de ônibus. Chegando lá, vimos um monte de gente esperando algum tipo de locomoção para os povoados vizinhos. A cada caminhão e caminhonete que passava, o pessoal se jogava na frente para pedir carona. Numa ocasião onde um motorista de uma caminhonete se solidarizou com os pedidos e parou para dar carona, não demorou cinco segundos e já havia sete pessoas com todas as suas tralhas (que não eram poucas) na caçamba.
     Pouco tempo depois, passou um ônibus em direção a Cusco. Como o ônibus era de dois andares e não possuía um bagageiro muito amplo, não teríamos como levar as bicicletas. Neste mesmo ônibus, as pessoas se jogavam para dentro sem controle algum, sendo que o motorista chegou a arrancar com as pessoas penduradas na porta!
     Às 12h30min avistamos um ônibus vindo e chamamo-lo. Assim que parou, perguntamos se havia espaço para as duas bicicletas e recebemos resposta afirmativa. Prontamente colocamos todas as nossas coisas no bagageiro e embarcamos. Ao entrarmos, sentimos um odor de urina absurdamente forte. Infelizmente só tinha assento vago próximo ao banheiro. Assim que nos acomodamos, abrimos a janela e ficamos impressionados como ninguém se importava com aquele cheiro, pois todas as janelas estavam fechadas. Durante a viagem passamos por “La Raya”, um povoado a 4.338m de altitude. Nesta localidade o frio era extremamente intenso e havia morros cheios de neve no cume por todos os lados.
     Chegando em Sicuani, saímos da rodoviária a procura de algum lugar para dormir. Nos arredores do “terminal de buses” era cheio de hospedagens, mas cada qual pior que a outra. Conseguimos achar uma boazinha e nos instalamos. Como precisávamos comprar comida e também tínhamos que almoçar/jantar, fomos dar uma volta pela cidade.
     Perguntamos para várias pessoas onde havia um supermercado. Fomos seguindo as indicações e nos deparamos com o mercado público da cidade. O local era cheio de barraquinhas com os produtos expostos, sendo que havia várias cabeças de cabrito a venda. Após darmos uma volta e comprarmos uma manga, paramos para registrar o momento. Assim que tiramos uma foto, uma vendedora se indignou e ficou falando que não poderia tirar fotos, que era proibido. Ficamos pasmos edepois de alguns instantes de um silêncio ensurdecedor ela começou a dizer que tínhamos que pagar para fotografar. Tentei dialogar com ela, mas nem me olhava na cara. Para evitar confusões, fomos pedir a outra vendedora para filmarmos a sua banquinha, mas não fomos autorizados. Sendo assim, fomos atrás do que ainda não havíamos achado: COMIDA!
     Logo que saímos do mercado, começou a desabar o mundo. Ficamos em baixo de um toldinho esperando parar a chuva. Foi quando vi uma carrocinha vendendo sobremesas. Tinha três tipos de doces: arroz de leite, um creme parecido com sagu e um parecido com feijão carioquinha. Pedi um pote com um pouco de cada para levar, pois, assim que chegássemos de volta ao hostel, degustaria tais iguarias.
     A chuva deu uma trégua e seguimos nosso caminho. Paramos num restaurantezinho e, apesar de estarmos quase cacarejando de tanto frango que estamos comendo, tivemos que comer um frango assado com batata frita e salada, pois não tínhamos outra opção! Ainda passamos numa padaria e pegamos pães, empanadas e uma torta de banana.
     Na volta para o hostel, paramos numa lanhouse para saber das novidades e atualizar os blogs. Em seguida fomos para nossa caminha (já estamos estranhando cada noite dormir num quarto diferente!) para descansarmos um pouco. Mas antes provei os doces e, infelizmente, não eram grandes coisas.
- Hotel: R$20,00   - Internet: R$1,40   - Coca-cola: R$1,40   - Almoço: R$14,30   - Ônibus: R$13,50   - Excesso de bagagem: R$3,40   - Frutas: R$2,70   - Mantimentos: R$10,4   - Sobremesa: R$1,40   - Janta de ontem: R$2,50