quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

75° Dia – San Pedro de Atacama – 30/01/11 – Domingo

Ontem colocamos o celular para despertar às 3h20min, pois a van passaria para nos pegar entre 4h e 4h30min. Assim que o celular tocou, levantamos e começamos a nos arrumar. Ao entrar no banheiro para me escovar (Moacir), olhei para o relógio e vi marcar 4:25. Pensei que havia acionado o cronômetro e mexi para ver se conseguia ver que horas era. Ao confirmar que era 4h25min assustei-me e saí correndo do banheiro para chamar a Cris no banheiro feminino.
Geisers El Tatio
     Chamei-a e ela levou um susto. Assim que ela foi se arrumar, fui correndo para a frente do hostal para ver se a van estava nos esperando. Naõ havia nada na rua, então voltei para o quarto e acabei de me arrumar rapidamente e voltei para frente do hostal. Assim que abri a porta, a van apareceu para nos pegar. Coloquei o que carregava dentro da van e fui chamar a Cris. Quando entrei no hostal, ela estava vindo correndo com o resto das nossas coisas. Entramos aliviados na van e lembramos que não deu tempo de fazer nossa higiene, nem lavar o rosto! Passamos em outros locais para apanhar mais passageiros e começamos a viagem para as alturas, pois os geisers ficam a 4.200m de altitude.
     O motorista/guia se apresentou e disse que era bom dormirmos para não sentirmos muito o efeito da altitude, porém, devido à descarga de adrenalina, não conseguíamos nem fechar os olhos. Conforme andávamos, sentíamos a clássica pressão nos ouvidos. Assim que chegamos aos Geisers El Tatio, desembarcamos na sede do parque para irmos ao banheiro. Ao colocarmos o pé fora da van sentimos a friaca que estava. Em seguida continuamos mais um pouco e chegamos ao campo geotérmico (onde ficam os inúmeros geisers). Desembarcamos e fomos conhecer os geisers. Ver aquela água e vapor saindo da terra entre 80°C e 300°C de temperatura, enquanto estava -4°C, era algo absurdo. NUNCA HAVÍAMOS VISTO ALGO PARECIDO! O campo geotérmico era rodeado por cumes altíssimos que se encontravam com neve. Depois de alguns instantes ainda fomos agraciados com o nascer do sol naquele lugar maravilhoso.
Poço 3 - Piscina termal
     Ao pagarmos o passeio, haviam nos dito para não tomar café da manhã pois teria desayuno nos geiseres. Sendo assim, depois de uns 30min andando entre os geisers, voltamos à van para comermos algo. Ao abrir um iogurte, ele explodiu. Achamos estranho, mas depois observamos que todos estavam "estufados" (depois ficamos sabendo que eles estavam assim por causa da expansão do ar devido à altitude). Ficamos ali comendo e conversando com o guia e demais passageiros do tour.
     Assim que acabamos, nos dirigimos ao Poço 3. O Poço 3 é uma piscina natural que tem a água quente. Trocamos de roupa rapidamente e pulamos naquela água morna. Era uma delícia estar imerso naquela água quentinha enquanto fora estava uma friaca. Ficamos andando pela piscina e descobrimos alguns lugares que chegavam a queimar os pés de tão quente que a água estava. Depois de uns 30min relaxando, tivemos que sair para continuarmos o passeio. A saída da águas foi um pouco sofrida, mas acho q nunca nos vestimos tão rápido...hehe...
Caminho a Machuca
      O último destino do tour era o povoado de "Machuca". Um pequeno vilarejo que possui apenas sete moradores, porém tem umas vinte casas. No caminho até Machuca, passamos por muitos lugares bonitos. Paramos na beira de um rio onde flamingos se alimentavam e ao fundo existia uma montanha com neve no cume. O reflexo da montanha no rio proporcionava um espetáculo a parte! Após ficarmos um tempo pasmos com a paisagem, continuamos nossa viagem. Chegando no povoado, vimos um lugar muito simples, com casas de barro e telhado de palha e uma pequena igreja. Os habitantes vendem empanadas, churrasquinho de lhama e ervas para chá, também deixam tirar fotos com uma lhaminha por 1.000 pesos (R$4,00). Ao passearmos pela vila, enncontramos dois cachorrinhos muito legais.
Pessoal do tour aos geisers
      Após passarmos por todo povoado, embarcamos novamente na van e fomos rumo à San Pedro. No caminho passamos por vários vales com água, bastante vegetação rasteira e váris lhamas pastando. O guia nos contou que cada lhama defeca sempre num mesmo  lugar e, que quando uma delas morre, todas defecam emcima dela. Durante o trajeto também passamos por algumas emas no caminho. Chegando em San Pedro fomos almoçar num restaurantezinho próximo ao hostal. Provamos o "Limón Soda" (refrigerante de limão), mas também não foi aprovado. Depois de comermos, fomos ao hostal. A Cris foi dar uma deitada e fiquei verificando os nossos próximos destinos (quilometragem, altimetria e pontos de apoio). Após um tempo, o cansaço tomou conta e fui deitar com ela. Lá pelas 18h a Cris levantou e preparou nosso café da tarde (durazno, plátano e naranja picadinhos e bem gelados). Assim que acabamos de comer, fomos nos mercadinhos da cidade para nos abastecer para o dia de amanhã. Chegando de volta ao hostal fizemos nossa janta (400g de massa com um pacote de salsicha e molho vermelho com creme de leite).
Povoado de Machuca
     Depois de jantarmos, demos uma passeada pela cidade. O centrinho possui uma iluminação bem legal. A cidade é cheia de lojinhas de artesanato (não nos aguentamos e compramos uma lembrancinha) e restaurantes. Fomos até a praça central e à igreja. Depois de darmos esta caminhada, voltamos ao hostal para finalizarmos a arrumação das nossas coisas e dormirmos, pois amanhã será um dia duro.
- Hostal: R$64,00   - Passeio: R$132,00   - Almoço: R$25,60   - Mercado: R$35,20

1. Amigos, desde San Pedro de Atacama, un cariñoso saludo de sus amigos Marcel y Kris, quienes tuvimos el grato placer de compartir con ud, la aventura de los geyser. Muchas gracias por postear la fotografia de aquella mañana, nos encargeremos de difundirla con los amigos y viajantes.