quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

89° Dia – Arica –Tacna – Puno -13/02/11 – Domingo

Saindo do Chile
     O dia de hoje foi, literalmente, um longo dia de viagem: começou às 9h do domingo e só terminou às 7h da segunda. Pedalamos, atravessamos uma fronteira, andamos de ônibus, saímos do nível do mar e fomos parar a 3.800m de altitude e saímos de um clima extremamente seco para um extremamente úmido. Foram 22h de incríveis descobertas, suor, cansaço e muita diversão.
     O início do dia já nos reservou boas notícias: a recepcionista do Hostel Doña Ines não nos cobrou a hospedagem e ainda nos ofereceu mais um excelente café da manhã. Assim que organizamos todo o equipamento da bike, partimos rumo à fronteira. Estávamos apreensivos, pois não sabíamos se poderíamos entrar no Peru com artesanatos e comidas.
Chegada no Peru
     Pedalamos uns 20km até chegar na aduana Chilena, registramos a nossa saída do Chile nos passaportes e perguntamos sobre as regras de imigração do Peru. O rapaz que nos atendeu nos informou que os peruanos não são muito rígidos nesta questão de entrada de produtos agrícolas. Animados com a resposta, seguimos em direção da aduana peruana. Ao chegarmos lá, entregamos os nossos passaportes e já fomos dirigidos para a cancela da polícia aduaneira, onde só verificaram os nossos dados e nos mandaram seguir (vocês não imaginam a cara de criança feliz do Moacir ao saber que não teria que deixar as suas frutas e os seus artesanatos na fronteira – ele estava traumatizado por ter tido que abandonar os pêssegos na fronteira entre a Argentina e o Chile).
Artesanatos e comidas a salvo!
      Assim que entramos no Peru, percebemos que a vegetação já começava à mudar, as árvores já se faziam mais presentes na paisagem e, mesmo nos lugares desérticos, haviam placas do governo informando sobre estudos agrícolas em tais terrenos. Pedalamos mais uns 30Km e entramos em Tacna. O calor estava insuportável, tivemos que parar duas vezes embaixo de árvores para nos refrescarmos um pouco e baixarmos a temperatura corporal. Também tivemos que fazer uma pausa devido à quebra de um raio da roda traseira da bike do Moacir.
     A cidade de Tacna é bem extensa, entramos uns 15Km até encontrarmos o centro. Apesar da aparente pobreza, as avenidas principais de Tacna são bem conservadas, as escolas e os parques infantis são incríveis, não se percebe esgoto a céu aberto e existem templos, de diversas religiões, que enriquecem muito a arquitetura local. Além disso, os produtos e serviços são mais baratos do que no Chile. Como o fuso horário do Peru é de 2h a menos que o do Chile, às 15h30min já estávamos no centro de Tacna.
Janta de rodoviária
     Sendo assim, decidimos ir até o terminal rodoviário para vermos os horários do ônibus para Puno. Depois de meia hora e de pedir informações para umas dez pessoas, encontramos o terminal. Logo que nos informamos que a viagem até Puno duraria 8h e que os horários de saída eram restritos à 7h ou 20h, decidimos comprar as passagens para às 20h e ganhar um dia no nosso cronograma. O problema é que estávamos imundos, cansados e com fome. Desta maneira, tivemos que improvisar: tomamos banho nas duchas da rodoviária, buscamos um frango com salada e batata frita para a janta, compramos pães em uma feirinha local para o lanche durante a viagem e descansamos sentados nos bancos do terminal mesmo. Na hora de embarcar percebemos algo, no mínimo, estranho: além de comprar a passagem, também tínhamos que comprar um tícket de acesso ao local de embarque! Após comprar o tal tícket, fomos embarcar as bicicletas. O cobrador do ônibus quis nos enrolar, cobrando um valor muito mais alto que o combinado com o vendedor das passagens. Como somos brasileiros, e, infelizmente, estamos acostumados com a malandragem, chamamos o vendedor e ele resolveu este imprevisto para nós. Acomodamo-nos e partimos rumo ao Lago Titicaca!
Panorâmica da rodoviária
     A viagem foi cansativa e o motorista um pouco veloz demais, mas chegamos inteiros em Puno às 5h da madrugada. Depois de dois meses sem uma gota de chuva no Chile, o Peru nos deu as boas vindas com uma boa chuvinha torrencial assim que descemos do ônibus. Como ainda era noite, montamos os equipamentos, pedimos algumas informações e nos dirigimos ao centro da cidade em busca do hostel da rede Hostelling International. Sabíamos que ele ficava perto da rua “Libertad”, mas não tínhamos maiores informações. O jeito foi sair pergunto mesmo. Apesar da boa vontade dos peruanos em nos ajudar, rodamos uma hora e meia e nada de encontrar o hostel. Quando desistimos de procurar e decidimos nos instalar em qualquer outro lugar, nos deparamos com o tão procurado hostel. Acertamos todos os detalhes do check in e subimos para o quarto. Já eram 7h e o sono estava nos vencendo. Comemos uns sanduiches e caímos na cama. Depois de 22h de viagem, merecíamos uma caminha quentinha!
- Ônibus: R$45,00   - Janta: R$25,00  - Comidas no caminho: R$5,00 - Banho na rodoviária: R$5,00
Estatística:
- Distância: 58,57Km   - Tempo: 4h13min34”   - Média: 13,85Km/h
- Ruins, o acostamento estava com muitas pedras, tivemos que transitar pela linha branca a maior parte do tempo.