quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

76° Dia - San Pedro de Atacama - Calama - 31/01/11 - Segunda-feira

Primeira subida do dia
     Ontem à noite deixamos tudo organizado para nossa partida de hoje. Havíamos nos preparado para sair cedo, visto que o dia de hoje prometia 40Km de subida e 60Km entre descida e plano. O combinado era acordar cedo para aproveitar ao máximo o sol fraco do amanhecer.
     Acordamos às 5h30min, mas estava muito frio. Enquanto tomávamos nosso café da manhã, percebemos que seria pior respirar o ar gelado do início da manhã do que aguentar o calor da tarde. Desta maneira, terminamos nosso café e deitamos um pouco mais para descansar.
     Levantamos às 9h e preparamos as bikes para a partida. Compramos mais água (pois a previsão era de ter pouco comércio na estrada) e, às 10h, caimos na estrada. O início já foi para nos testar, subimos uns em 100m em dois quilômetros e um elo da correia da bike do Moacir entortou. Consertamos a correia e seguimos uns 14Km acima. Quando surgiu a primeira descida do dia, o pneu traseiro do Moacir furou. Respiramos fundo, trocamos a câmara e seguimos.
Vista do Valle de la Luna
     Pedalamos mais 25Km montanha acima (1000m de desnível, sendo que na cordilheira dos Andes tivemos que pedalar 80Km para subirmos este mesmo desnível) até que iniciou a descida. Os primeiros 10Km foram perfeitos: descida levemente íngrime e contínua, excelente para não termos que pedalar ou frear. Como nem tudo é perfeito, nos 25Km seguintes tivemos que enfrentar um terreno plano com muito vento contra. Chegou ao extremo de um mini ciclone e me derrubar para fora do acostamento. Felizmente não cheguei a me machucar, mas o desânimo aumentava a cada pequeno problema que surgia a nossa frente.
Para cima e avante!
     A esta altura, já estávamos com dificuldades para respirar e com dor de cabeça devido à altitude. Além disso, tínhamos coágulos de sangue nas narinas e dor de garganta devido ao clima seco. Mesmo assim não desistíamos (SOMOS BRASILEIROS E NÃO DESISTIMOS NUNCA!), até porque não tínhamos outra opção (não vimos sequer uma vendinha no caminho e as tempestades de areia não permitiriam que acampássemos). Foi ai que Deus apontou o dedo na nossa direção e colocou dos gentis senhores chilenos (obrigado Sr. Juan Castiglione e amigo) no nosso caminho. Eles estavam em uma caminhonete e pararam no acostamento para nos oferecer carona. Aceitamos prontamente, visto que, naquele ritmo, chegaríamos só às 22h30min em Calama.
Juan e amigo
     O caminho foi muito agradável, eles nos deram várias dicas sobre os futuros destinos e nos contaram sobre o seu passado como mochileiros. Chegamos em Calama e fomos direto para o hostel que havíamos procurado no Google. Instalamo-nos, saímos para jantar e voltamos para dormir cedo. Não sabemos se amanhã teremos condições de fazer mais 100Km até Maria Elena, quando acordarmos decidiremos.
- Água: R$6,40   - Hostal: R$64,00   - Janta: R$45,00
Estatísticas:
- Distância: 76,02Km   - Tempo: 6h12min59"   - Média: 12,22Km/h
- Início ruim, pois estava em reforma e depois ficou bom, mas com algumas pedras soltas e areia.
Hoje foi o dia em que pedalamos na maior altitude até agora (uns 3.350m).