quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

83° Dia – Chanavaya – Iquique – 07/02/11 – Segunda-feira

Barracas de veraneio na beira mar
     Hoje acordamos às 9h30min da manhã renovados! Dormimos um sono só esta noite. Ainda sentíamos um pouco das consequências das pedaladas de ontem, mas estávamos prontos para mais um dia de estrada. Levantamos, fizemos nossa higiene, saímos da hospedaje e fomos até um mercadinho para tomarmos nosso café. Comemos nossos sanduíches de ontem e pegamos uma água e um suco gelados para acompanhar. Depois de comer iniciamos nossa última pernada até Iquique. Assim que começamos a pedalar, pudemos ver o tamanho da duna que havíamos cruzado na noite anterior e, também, as diversas barracas na beira da praia.
     O início da pedalada foi bem tranquilo, com bastante terreno plano, com subidas curtas e íngremes e descidas pouco íngremes e longas para compensar, além de um vento que nos ajudava. Com todos estes fatores a favor, fizemos nossa primeira parada somente aos 50km de viagem. Comemos algo, tomamos uma água e seguimos pedalando.
Sempre Coca-Cola
     Ao se aproximar de Iquique, o vento virou e começamos a pegar algumas subidas mais difíceis, mas nada que abalasse nossa moral. Afinal de contas, estávamos chegando numa praia com um dia de antecedência! Ao avistarmos os prédios, relaxamos um pouco e percebemos que ainda conseguiríamos aproveitar o dia para conhecer a cidade.
     Chegando na cidade, nos dirigimos para o hostel da rede Hostelling International. Instalamo-nos, tomamos um banho (estávamos sedentos por um bom banho gelado!) e já fomos bater perna pelo calçadão. Notamos que um carabinero estava fechando o trânsito na beira mar e perguntamos se haveria algum evento. Ele respondeu que estava acontecendo o Carnaval Andino e que daqui uma hora (às 21h) começaria o desfile. Aproveitamos esta hora para pegar umas empanadas, admirar um pôr-do-sol alucinante e dar uma caminhada pelo calçadão.
     Quando vimos que se aproximava da hora de início do desfile, nos dirigimos para o local. Estava cheio de gente, as arquibancadas montadas lotadas e nos sobrou apenas o meio fio do canteiro central da avenida. Sentamo-nos e esperamos começar o espetáculo. Enquanto aguardávamos pudemos notar que os “Iquiquenses” adoram brincar de se tocar neve artificial (espuma em lata – aquelas que se vende em eventos). Eles não paravam de brincar com aquilo, mas, por sorte, os mais alucinados estavam do outro lado da rua.
Pôr-do-sol na praia de Cavancha em Iquique
     O desfile começou e pudemos observar a diferença da nossa cultura para a deles. Não existia mulheres seminuas desfilando com os corpos apenas pintados, mas sim um desfile onde estava sendo demonstrada a cultura dos povos que ali passavam. Para o nosso azar, uma “escola” atrasou um pouco e neste momento a alucinação pela neve artificial aumentou e veio para o nosso lado. Sendo assim, decidimos sair dali e dar mais uma volta pelo calçadão.
     Fomos até uma barraquinha que vendia sucos naturais e pegamos dois copos: um de melancia e outro de morango com banana. Ambos uma delícia! O suco abriu o apetite e fomos comer algo.
Carnaval Andino
     Peguei (Moacir) um salchipão como entrada e depois pegamos um completo cada um. A Cris começou a sentir uma dorzinha incomodativa no tornozelo e no joelho, por isso voltamos para o hostel. Aproveitamos para entrar na internet e ver as novidades. Enquanto um entra na internet, o outro vai escrevendo este relato. Assim que acabarmos, vamos descansar, pois o corpo está pedindo uma folga!
- Hostel: R$40,00 - Café da manhã: R$10,00 - Sucos: R$8,00 - Janta: R$8,00 - Empanadas: R$6,00
Estatística:
- Distância: 81,46Km - Tempo: 04h11min50” - Média: 19,41Km/h
- Muito boas, porém com um acostamento só de britas em certos momentos.