segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

86° DIA – Iquique – 10/02/2011 – Quinta-feira

O Moacir acordou às 8h30min para se preparar para a entrevista com o pessoal do “O Viajante”, enquanto a bixo-do-mato aqui (que detesta câmeras) ficou dormindo. Depois da filmagem, ele foi me acordar e descemos para o café-da-manhã. Como havíamos nos programado para conhecer o centro histórico da cidade, tomamos o café e já começamos a nos arrumar para sair.
     Saímos caminhando pela beira da praia até uma rua fechada para pedestres (Peatonal Baquedano), onde se iniciava o centrinho histórico. Passamos por muitas casas antigas, bem características de zona portuária, pelo bonde, pela praça do relógio, pela praça de armas, pelos museus e pelas feiras artesanais. O centro é bem bonitinho, organizado, mas não possui grandes atrativos turísticos. Aproveitamos que já estávamos próximos à rodoviária e fomos ver os horários dos ônibus de amanhã para Arica. Ficamos tranquilos, pois todas as agências que faziam o translado levavam bicicletas (mediante pagamento de carga extra).
     Voltamos caminhando pelo centrinho e, aproveitamos para passar no supermercado para comprarmos o nosso almoço. Assim que chegamos nohostel, fomos cozinhar e atualizar o blog. Passamos o resto da tarde renomeando fotos, atualizando os relatos e falando com família e amigos. No início da noite, iniciamos os nossos preparativos para conhecer os bares da beira-mar que ficam na parte sul da cidade.
      Assim que jantamos, finalizamos os preparativos e fomos para a noite. Achávamos que os bares ficavam pertinho do hostel e fomos caminhando pelo calçadão. Passamos por muitos artistas de rua, pelo cassino, por um evento andino com banda tradicionalista e comida típica, e seguimos rumo à noite iquiqueña. Infelizmente, os bares não eram tão próximos quanto esperávamos e tivemos que caminhar muito. Já estávamos no meio de uma crise conjugal quando, finalmente, as luzes dos bares começaram a brilhar. Ficamos um pouco decepcionados na chegada, pois a maioria dos bares pareciam locais para happy hour, e não danceterias. Passamos pela frente de todos e, apesar da bela arquitetura de vários, nenhum nos chamava a atenção.
     Optamos por uma salsateca que não estava muito cheia, mas parecia divertida. Dançamos muito e voltamos para o hostel (de táxi coletivo) às 3h. Não quero nem ver como acordaremos amanhã!