segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

80° Dia – María Elena – Tocopilla – 04/02/11 – Sexta-feira

     Hoje acordamos às 10h e começamos a preparar tudo para a partida. Sabíamos que o trecho de hoje seria curto, mas difícil. Assim que entramos na estrada, nos deparamos com 8Km de chão batido. Depois de muitas sacudidas, chegamos na Ruta B-24 e, apesar desta não ter acostamento, a pedalada começou a render muito mais.
     Ficamos felizes ao olhar ao redor e perceber que a subida não seria muito íngreme. Entretanto, depois de 50Km de subida, mudamos de opinião. O calor do deserto nos consumia, o vento nos segurava e a paisagem não variava, era somente areia e montanha para todos os lados. Estávamos exaustos! Felizmente, depois de uma curva entre as montanhas tivemos o nosso descanso merecido: os últimos 20Km eram de descida ininterrupta até a beira da praia (literalmente). Pedalamos 4h no dia de hoje: 3h20min de subida e 40min de descida. Foi cansativo, mas valeu a pena, finalmente voltamos ao litoral.
     Chegando na cidade nos assustamos um pouco, pois Tocopilla parece uma vilinha de pescadores em grande escala. Imaginamos que novamente ficaríamos sem ter onde dormir. Pedalamos pela avenida principal e paramos em um posto de gasolina a fim de nos informarmos sobre as hospedagens. O frentista nos indicou um hostal próximo de onde estávamos e nos dirigimos direto pra lá. No caminho, nos perdemos um pouco (porque todas as ruas parecem iguais aqui), perguntamos mais algumas vezes até que chegamos no hostal Puerto Caliche. Tivemos mais uma surpresa positiva quando chegamos, o hostal parecia um hotel: enorme, com uma fachada muito bonita e, aparentemente, novo e organizado. Assim que nos instalamos, pudemos comprovar que a qualidade do hostal era excelente mesmo.
     Tomamos banho e fomos conhecer a cidade. Como a praia própria para banho ficava um pouco longe do hostal, decidimos só andar um pouco pela orla, conhecer o porto, o mercado público e o centro da cidade. Amanhã iremos conhecer o balneário! O centro da cidade é bem organizado, apesar de simples. As ruas possuem jardins bem cuidados e a presença das montanhas junto à costa dão um toque especial à paisagem.
     Depois do passeio, passamos no supermercado para comprarmos a nossa janta e voltamos para o hostal. Agora estamos escrevendo o relato do dia e, em seguida, vamos descansar para amanhã pudermos aproveitar o dia de folga!
Gastos:
- Hostel: R$70,00 – Supermercado: R$44,90
Estatística:
- Distância: 69,83Km - Tempo: 04h17min40” - Média: 16,26Km/h
Condições da estrada:
- Boas, apesar de alguns trechos sem acostamento.

3 comentários:

  1. Muito bom, casal!!
    Vamo que vamo! Esse deserto deve ser foda...
    Beijos do Boni!!

    ResponderExcluir
  2. E ai Boni?! Pior que era complicado mesmo pedalar sem ver nem uma sombrinha para poder descansar e fugir um pouco do sol!
    Valeu pelo apoio.

    ResponderExcluir
  3. Eu imagino!!
    Mas continuem firmes e fortes! Tá muito legal acompanhar toda a aventura!
    Beijos do Boni!

    ResponderExcluir