quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

77° Dia - Calama - 01/02/11 - Terça-feira

Hoje acordamos sentindo os esforços de ontem: meus joelhos e garganta doiam e nós dois estávamos com muita fadiga muscular ("pernas pesadas"). Sendo assim, decidimos ficar mais um dia em Calama e aproveitarmos para atualizar os blogs e conhecer a cidade.
     Ficamos organizando fotos, vídeos e relatos da expedição até o início da tarde. Às 13h a Raquel da Rádio Gaúcha nos ligou para conversarmos sobre a dica de viagem que daremos para o programa "Super Sábado" que irá ao ar dia 05/02. Depois da ligação, saímos para conhecer Calama.
     Segundo o que pesquisamos na internet e nos disseram os senhores que nos deram carona ontem, os principais pontos turísticos da cidade são: o shopping mall, o passeo Ramirez, o Cristo do Deserto (uma estátua de Cristo posicionada na entrada da cidade), o rio Loa (rio de grande volume que ocrta o deserto) e o cassino. Como ontem passamos pelo Cristo e pelo rio Loa, aproveitamos o dia de hoje para conhecer o centro da cidade, passeo Ramirez e o shopping mall.
     A cidade não possui muitos atrativos, visto que é uma cidade dormitório para os trabalhadores das centenas de minas que existem ao seu redor. Do centro, é possível avistar as máquinas trabalhando e as refinarias exalando fumaça. Durante o passeio pelo centro, paramos em uma padaria onde compramos empanada de queijo e chaparrita (tipo um cachorro folhado, mas com presunto, queijo e tomate). Perguntamos para a atendente da padaria se o shopping ficava muito longe do centro, enquanto ela nos explicava o caminho um outro cliente nos ofereceu carona. Como já aprendemos a confiar na boa vontade alheia, aceitamos!
     O senhor que nos deu a carona era um mineiro (trabalhava com fundição do cobre). Ele nos contou que as minas atualmente são operadas por máquinas e os homens não precisam mais fazer força como antigamente. E nós que imaginávamos todos os operários descendo as minas com suas machadinhas nas costas.
     Chegando no Shopping Mall, ficamos impressionados com o preço das roupas e sapatos. Com R$60,00, compramos um tênis e dois blusões de fleece. Depois de conhecer suas instalações e fazer estas comprinhas, entremos no supermercado do shopping e compramos mantimentos para a viagem de amanhã. Aproveitamos para jantar no restaurante que tem dentro do supermercado, pois é bom e mais barato que os demais. Voltamos para o hostal em um taxi coletivo.
     Chegando ao hostal, fomos tomar banho e falar com o pessoal no MSN. Agora estou escrevendo o relato do dia e o Moacir está postando no blog. Depois iremos organizar tudo para amanhã e dormir. Amanhã será mais um dia de subida dura.
- Hostal: R$64,00   - Janta: R$19,00   - Tênis: R$28,00   - Lanche: R$8,00   - Super: R$43,20   - Farmácia: R$7,00