sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

90° Dia –Puno -14/02/11 – Segunda-feira

Hoje dormimos até às 14h30min para nos recuperarmos da longa viagem de ontem. Assim que acordamos, comemos os sanduíches frango que haviam sobrado da viagem e nos arrumamos para fazer um city tour. Estava frio e chovendo um pouco(aproximadamente 10°C), sendo assim, nos agasalhamos bem e saímos rumo ao centro de Puno.
     Dirigimo-nos caminhando pelas estreitas ruas aos principais pontos da cidade. Fomos ao centro de informações turísticas e perguntamos sobre os locais mais interessantes a serem visitados na região e sobre o caminho até Cusco. Após sermos atendidos, passamos na praça de armas, que está rodeada pela catedral, pela prefeitura, pela secretaria de justiça e por um grande hotel. Passeamos pelas vielas dePuno, recheadas de comércios (muitas casas de fotocópias), hotéis, restaurantes (todos são pizzarias também), casas de câmbio e agências de turismo. Aparentemente, o centro da cidade é voltado para o turismo e os Puñenos moram nos bairros residenciais que ficam mais afastados.
     Depois de conhecer o centro, fomos até a zona portuária para vermos o principal ponto da cidade: o Lago Titikaka! Já estava anoitecendo, o vento aumentando, ficando bem frio e a chuva querendo dar o ar da graça.Desta forma, ficamos pouco tempo admirando a grandeza e beleza do lago. Mesmo sendo um pequeno intervalo de tempo, pudemos perceber que é um lugar diferenciado e extremamente belo.
     Com o cair da noite, começamos a retornar ao hostel. Passamos por algumas barraquinhas de artesanatos que vendiam, principalmente, produtos de tecelagem com uma variedade e intensidade únicas de cores! No caminho, ainda compramos pão numa feirinha (parecido com uma massa de pizza) e num mercadinho (pão um pouco doce). Deixamos as compras no hostel e fomos numa lanhouse para atualizar os blogs e conversar com a família.
     Na lanhouse a Cris começou a ter uma forte dor de cabeça e voltou para o hostel. Assim que acabei de postar os últimos relatos, fui para o hostel ver como ela estava. Assim que cheguei, ela me disse que a dor de cabeça continuava e que estava se sentindo um pouco febril e com mal estar. Como não tínhamos comido praticamente nada durante o dia, eu disse que buscaria algo para comermos. Havíamos visto uma pizzaria bem legal e a Cris me pediu para trazer uma pizza. Fui até a tal pizzaria, mas estava fechada, sendo assim, fui até outra pizzaria (Machu Pizza) e peguei nossa janta. Voltei ao hostel e comemos a pizza que estava surpreendentemente gostosa! Também tinha comprado um doce de tiramissu numa confeitaria próxima à pizzaria enquanto esperava que o meu pedido ficasse pronto, mas o doce não agradou muito.
     Após comermos, a Cris já se sentia um pouco melhor e fomos dormir.