quarta-feira, 6 de julho de 2011

225° Dia – Cali – 29/06/2011 – Quarta-feira

Ontem à noite, antes de dormirmos, ainda abusei um pouco da boa vontade de um israelense que está dividindo o quarto conosco . O dono do hostel me disse que ele entendia de computação e, assim que ele chegou (23h30min), perguntei se ele poderia dar uma olhada no netbook. Ele ficou até à 1h e disse que estava muito lento e que deveríamos baixar um programa para tentar corrigir isso. Sendo assim, baixamos o programa e corrigimos tudo que foi possível. Como o computador estava funcionando bem e não tínhamos certeza que realmente o programa tinha funcionado, ficamos vendo todas as novidades e procurando algo mais sobre Cali. No fim das contas, fomos dormir depois das 4h!
      Hoje, Não conseguimos sair da cama cedo. Levantamos tarde, tomamos nosso café da manhã reforçado e fomos conhecer a cidade. Antes de sair, perguntamos para o Jairo e para a Gloria (donos do hostel), como poderíamos chegar ao centro histórico. Eles nos deram a dica dos ônibus e nos avisaram que não precisaríamos pagar outra passagem enquanto não saíssemos da estação (aqui, como em Lima e em Quito, existem linhas de ônibus em que não se paga o ônibus, mas sim para entrar na estação, ou seja, pode-se pegar vários ônibus com uma só passagem). Com todas as informações necessárias, lá fomos nós.
      Saímos do hostel e, assim que chegamos na parada, o nosso ônibus passou. Embarcamos nele com um certo sentimento de sorte e que rapidamente chegaríamos ao nosso destino. Depois de umas sete paradas, descemos para pegar um ônibus para chegarmos ao nosso destino. Perguntamos ao “facilitador” (agente da empresa que fica nas estações para esclarecer dúvidas) qual ônibus deveríamos pegar. Ele só apontou para o ônibus que já estava chegando. Mais uma vez a sorte estava do nosso lado. Infelizmente, o ônibus indicado pelo “facilitador” não parava na parada que queríamos e tivemos que voltar quase até a parada do hostel! Desembarcamos, pegamos novamente o primeiro ônibus e paramos novamente na parada do nosso amigo “facilitador”. Desta vez, não perguntamos para ele, mas sim para vários usuários para ver se teriam uma resposta comum. Com a informação correta, pegamos o ônibus e em menos de 5min já desembarcávamos no nosso destino.
      A Igreja Eremita é uma das referências no centro histórico de Cali devido à sua diferenciada arquitetura. Depois de ficarmos um tempo admirando, começamos a vagar meio sem rumo no centro da cidade. Até nisso Cali se parece à Porto Alegre, pois tem locais muito bonitos e alguns outros meio suspeitos, sendo todos muito próximos. Enquanto andávamos, avistamos um estande de informação turística e fomos até lá para sabermos um pouco mais da cidade. Não conseguimos muitas informações, mas pelo menos ganhamos um mapa. Com a localização dos principais pontos em nossas mãos, passamos pela bela igreja de San Francisco, pelo Teatro Municipal, pelo Centro de Exposições, pelo Palácio da Justiça e pela exposição “Gato de Tejada” (diversas obras de arte de gatos das mais variadas formas e do tamanho de um tigre) que fica numa região muito bela em torno do Rio Cali.
      Como já estava escurecendo, começamos a voltar ao centro para pegarmos um ônibus de volta ao hostel. No caminho, paramos num supermercado para comprar água, pão e as velas para o meu aniversário. Chegando próximo ao centro, vimos uma parada de ônibus, perguntamos para algumas pessoas se tinha alguma linha que ia até próximo ao hostel e descobrimos que uma ia até umas seis quadras. Sendo assim, esperamos um pouco e já embarcamos num micro-ônibus bem rudimentar. Depois de uns 10min, já chegávamos à Biblioteca da cidade, onde tínhamos que descer.
      Ao chegar no hostel, começamos a organizar tudo para a minha festa. A Cris fez a torta de bolacha, negrinho e branquinho enquanto eu fazia a janta (arroz com galinha). Jantamos, colocamos os doces para refrigerar e ficamos de bobeira esperando chegar a meia-noite. Neste meio tempo, aproveitamos para falar com o pessoal de Porto Alegre.
      Faltando uns 15min para a virada do dia, começamos a arrumar tudo. Como o Jairo e a Gloria já tinham se recolhido ao seu quarto e o Mishael (nosso companheiro de quarto) tinha saído para a balada, pensávamos que passaríamos só nós dois. Porém, o Jairo se levantou para chavear a porta e aproveitamos a deixa para convidá-los para a nossa humilde festa. Eles aceitaram o convite e vieram celebrar com a gente. Pela primeira vez na minha vida, tive um “Parabéns a você” em castelhano, ou seja, “Feliz cumpleaños, que los cumpla feliz”.
      Cantamos o parabéns e atacamos os doces! Todos ficaram encantados com a torta de bolacha que a Cris fez. Eles pediram a receita várias vezes e disseram que os brasileiros devem gostar muito de doce. Ficamos conversando muito tempo sobre os costumes colombianos e brasileiros, sobre a nossa expedição e sobre as experiências do Jairo e da Glória (ambos viajaram muito com um grupo de folclore). Lá pelas 2h chegou o Mishael (em Cali as festas durante a semana só podem ir até à 1h) e se juntou a nós. Ficamos mais uma hora conversando e todos foram para os seus quartos.
      A Cris aproveitou que não tinha mais ninguém e me entregou uma carta e falou para entrar no youtube porque tinha uma surpresa para mim. Li a carta e fiquei muito feliz em ver a pessoa tão especial e diferenciada que tenho ao meu lado! Assim que entrei no youtube e comecei a ver os diversos vídeos que o pessoal tinha gravado. Emocionei-me em ver tantos amigos e familiares, que a tanto tempo não via, mandando votos de felicidade. Neste momento pude perceber o que realmente importa na vida e como sou feliz por ter tantas pessoas incríveis ao meu redor! Depois de quase chorar e de rir muito, gravamos um vídeo agradecendo o empenho de todos para me fazer esta surpresa, desligamos o computador e fomos dormir, pois amanhã será um longo dia!