terça-feira, 19 de julho de 2011

237° Dia – Girardot – La Mesa – 11/07/2011 – Segunda-feira

Acordamos e já começamos os preparativos para partir. Enquanto montávamos as bikes, diversos hóspedes e funcionários do hotel ficaram nos dando dicas sobre a estrada até La Mesa. Agradecemos o incentivo de todos e colocamos as rodas na estrada.
      A saída da cidade foi tranquila, sem movimentos e com pequena inclinação. A estrada, em contraponto, era muito ruim, sem acostamento e toda esburacada. Além disso, o calor estava intenso (até o gramado das casas e o pasto dos campos estava queimado pela ação do sol e a falta de chuva).
     Felizmente, o terreno era surpreendentemente plano e quase não fazíamos força para pedalar. Esta alegria durou por 30Km, onde paramos para almoçar. Do restaurante, que ficava na cidade de Tocaima, podíamos ver os morros que nos esperavam pela frente. Como estávamos adiantados no roteiro do dia e o sol estava muito forte, ficamos uma hora e meia sentados no restaurante descansando e esperando o sol baixar.
      Assim que o dia ficou nublado, pegamos as bikes e seguimos. No caminho, vimos diversos carros no sentido contrário carregados de bicicletas, acreditamos que sejam as equipes que competirão na Volta a Colômbia que se inicia dia 13/07. O Moacir ficava se martirizando por não poder participar da competição enquanto eu agradecia por estarmos nos dirigindo no sentido contrário.
      O restante do caminho até La Mesa foi complicado. Foram 40Km de subida com forte inclinação no calor intenso. O ar úmido dificultava a respiração e nos fazia suar ainda mais. Pedalávamos a 7Km/h e com muito esforço. Para piorar a situação, tínhamos que disputar a estrada com os carros, que não respeitavam a distância e nos jogavam na mata.
      Ao chegarmos na cidade (que fica em uma “lomba”), começamos a procurar onde ficar. Depois de muito sobe e desce, encontramos uma hospedagem que não era boa nem barata, mas era a menos cara da cidade. Instalamo-nos e saímos para jantar. Encontrar um restaurante também foi difícil e acabamos comendo em uma polleria mesmo. Aproveitamos a saída para passarmos no supermercado e pegarmos uns doces em uma padaria.
      Agora, estou escrevendo este relato e degustando uma torta “tres leches” (tipo pão de ló molhado com leite condensado e recheado com nata e morango) e o Moacir está nomeando as fotos no computador. Em breve, vamos trocar de postos e nos prepararmos para dormir. Esperamos que o terreno de amanhã seja menos íngreme.
- Hotel: R$30,00 - Bebidas: R3,90 - Almoço: R$3,50 - Mercado: R$14,20 - Janta: R$19,80 - Sobremesa: R$5,00
- Distância: 72,55Km - Tempo: 5h34min45” - Média: 12,9Km/h
- Ruins, pois, apesar do bom asfalto, não tinha acostamento e tínhamos que pedalar na linha branca.