sexta-feira, 29 de julho de 2011

247° Dia – Girardota – Santa Rosa de Osos – 21/07/2011 – Quinta-feira

Hoje acordamos cedo e preparamos tudo para a partida. Saímos de Girardota e perguntamos para uns motoristas qual seria o melhor caminho para chegarmos até Santa Rosa de Osos e eles nos indicaram um “atalho”. O caminho não era o que pretendíamos fazer, mas valeu a pena pela sombra e pelo terreno plano.
      Assim que chegamos no pé da montanha, percebemos que não teríamos para onde fugir: teríamos que subir, e muito! Começamos a escalada de forma tranquila, o terreno tinha pouca inclinação apesar de ser uma subida constante. Além disso, o acostamento era bom e o movimento pequeno.
      Após os primeiros 10Km, a estrada piorou, ficou mais estreita e mais íngreme. Já não desfrutávamos mais a beleza e a brisa das montanhas, só nos concentrávamos em girar o pedal. No meio da tarde, chegamos a cidade de Don Matias, no alto das montanhas. Eu fiquei com medo de pegar a estrada a noite e sugeri ao Moacir que nos instalássemos ali até amanhã. Depois de muito debate, resolvemos seguir viagem e completar os 80Km programados.
      Havíamos escutado que depois de Don Matias o terreno era plano. Entretanto, o plano dos povos andinos é um pouco diferente do nosso. Passamos o resto do dia subindo e descendo montanhas. A cada curva nos desanimávamos mais com a próxima subida. As únicas coisas que nos estimulava era a vista dos vales e o medo de pegar a noite em uma região desconhecida.
      Conforme o sol ia se pondo, o desespero ia aumentando. Esforçamo-nos ao máximo para mantermos o ritmo no final da pedalada. E, felizmente, no início da noite chegamos a Santa Rosa de Osos.
     A cidade não era exatamente o que estávamos esperando. Era pequena, com pouca estrutura e um pouco “suspechosa”. Desta maneira, optamos por dormir num hotel na estrada que possuía seu próprio restaurante e bastante movimento. Após um banho quente e vestir as roupas de inverno, descemos para jantar. Comemos uma bandeja de frango e uma de carne. Como era comida demais, levamos um pouco para o desayuno. Depois da janta, voltamos para o quarto e nos preparamos para dormir. Tivemos que deitar com dois cobertores para conseguir nos aquecer e relaxar para os próximos quilômetros que teremos amanhã.
- Hotel: R$25,00 - Mercado: R$5,90 - Almoço: R$10,5 - Janta: R$22,00
- Distância: 53,82Km - Tempo: 5h16min32” - Média: 10,1Km/h
- Medianas, pois o acostamento era estreito