terça-feira, 26 de julho de 2011

244° Dia – Medellin – 18/07/2011 – Segunda-feira

Mais um dia em que acordamos tranquilamente, tomamos o nosso café da manhã reforçado e fomos explorar a cidade. O objetivo de hoje era conhecer o centro e alguns museus. Saímos do hostel por volta das 11h e fomos caminhando até a estação de metro.
      Desembarcamos na estação “Parque Berrio” e começamos o nosso city tour. Nossa primeira parada foi no museu Rafael Uribe Uribe. A construção tem um toque diferenciado que chama a atenção de todos que passam próximo. Demos um vistaço rápido na exposição e vimos obras muito legais feitas em troncos de madeira.
       Saindo do prédio, nos demos de cara com a praça das esculturas de Botero. Ficamos uns 30min admirando e tirando fotos com as diversas obras deste artista colombiano. Não entendemos nada de arte, mas ele dava um toque único às suas pinturas e esculturas, muito legal mesmo!
      Também na praça, vimos o Museu de Antióquia (região em que Medellin se encontra) e, por ser segunda, a entrada era grátis. O museu é dividido em inúmeras salas com os mais diversos temas. Andamos e andamos pelos três andares do prédio e ficamos encantados com tantas exposições com diferentes abordagens de temas variados. Tinha até uma exposição sobre o novo conceito de “sociedade” que é vendido para as classes alta e média nos novos empreendimentos imobiliários que possuem tudo que as pessoas precisam dentro de um espaço rodeado por muros e cercas eletrificadas que tornam o local seguro, confortável e num ambiente familiar, ignorando tudo e todos que estão ao seu redor e possuem uma situação diferente.
      Saindo do museu, fomos dar uma caminhada pelo centro. Fomos até a catedral (que não tem nada demais) e demos uma paradinha para almoçar, pois já era umas 15h e só tínhamos tomado nosso desayuno. Esperamos dar uma baixada no sol (o calor estava bem intenso) e, após descansarmos um pouco, voltamos para as calles.
      O nosso próximo destino era uma peatonal (rua exclusiva para pedestres) que o pessoal do hostel havia indicado. Caminhamos durante uma hora e ficamos vendo as diferentes lojas de artesanatos e tudo sobre a cultura colombiana. Ao retornarmos para a estação para pegarmos o metro de volta, paramos numa confeitaria para a Cris degustar mais um docinho colombiano. Pegamos um “tres leches” bem gostoso, mas não tão bom quanto o que comemos em La Mesa. Satisfeitos com um pouquinho mais de açúcar no sangue, embarcamos no metro rumo ao hostel.
     Desembarcamos na nossa estação e fomos direto ao supermercado para comprarmos algumas coisinhas que estavam faltando. Subindo em direção ao hostel, passamos numa peluqueria para a Cris comprar um tratamento para o cabelo que ela estava procurando já faz um bom tempo. Na saída, como o dia estava muito quente, paramos num barzinho para tomarmos uma cerveja. Pedimos um “copinho” (dois litros) para conversarmos e relaxarmos um pouco. Pena que a cerveja estava ao melhor estilo alemão, ou seja, quente! Pelo menos era uma que não tínhamos provado ainda e nos agradou bastante (Club Colombia). Ficamos um bom tempo ali (chegamos com sol e saímos quando já estava escuro) e matamos a vontade de um happy hour.
Curuba redonda, Mangosito, Pitahaya e Mamey (esq para dir)
     Chegando no hostel, fomos prepara a nossa janta. A Cris fez um sanduíche de dar água na boca com o fricassê e a salada de ontem e eu fiz um buffet de degustação de frutas. Tínhamos curuba redonda, mangosito, pitahaya e mamy (esq para dir). A curuba redonda é bem parecida com um maracujá de suco, pois é um pouco azeda. O mangosito (só se come a parte branca) possuí um sabor extremamente doce e uma textura diferenciada, sendo delicioso e único! A pitahaya é uma fruta bem diferente e seu interior preto e branco tem um sabor e é um pouco mais mole que uma pera bem madura (muito boa também). Por último, o mamey é uma mistura de manga (tem um caroço bem grande e é bastante fibrosa) e mamão (pela textura e coloração) e tem uma sabor bem diferente.
     Cheios de tanto comer, fomos dar uma descansada. O dia de caminhada intensa e a “cervejinha” no final embalaram o nosso sono!
- Hostel: R$18,00 - Metro: R$7,00 - Almoço: R$10,50 - Doce: R$4,00 - Ceva com fritas: R$20,90 - Creme para o cabelo: R$35,10 - Supermercado: R$5,00

1. As frutas são estranhas mas tem um aspécto bem bonito.Coisas diferentes é com vcs mesmo...