domingo, 31 de julho de 2011

249° Dia – Valdivia – Taraza – 23/07/2011 – Sábado

Hoje acordamos às 9h, exaustos! Como tínhamos que seguir a pedalada, tomamos o nosso café da manhã e saímos. Para a nossa sorte, o dia estava nublado e o calor moderado.
     Os primeiros 20Km foram perfeitos: uma descida íngreme dos altos das montanhas até a margem do rio. Além disso, a sombra das árvores davam uma agradável sensação de frescor. Conforme íamos descendo, entretanto, o calor ia aumentando e o sol aparecendo.
     Assim que passamos a ponte e atravessamos o rio, começou o sobe e desce. Felizmente, subíamos poucos metros de altitude e, como seguíamos a margem do rio, a predominância era de descida.
      Após 14Km de aclives e declives, paramos para almoçar num restaurante de beira de estrada. A comida estava boa e havia um ventilador para nos refrescar. Ficamos 1h sentados descansando e esperando o sol “baixar”.
      Quando voltou a ficar nublado, nós também voltamos à estrada. Passamos por diversas mangueiras de água (que os locais utilizam para lavar caminhões, aproveitando a água que desce pela cascatas em direção ao rio) e tínhamos de nos jogarmos sobre cada uma delas. Como todas estavam bem cuidadas pelos proprietários meio mal encarados, deixamos para uma próxima vez.
      Conforme ia entardecendo, a umidade do ar fazia com que respirar ficasse cada vez mais difícil. O vento era quente e “pesado” e isso nos desanimava um pouco. Sempre que parávamos para nos refrescar, éramos observados pelas diversas iguanas que habitavam a beira do rio. Houve uma ocasião, inclusive, em que um menino teve medo de entrar em casa pois a iguana estava barrando a sua porta.
     Quando chegamos em Taraza, paramos para perguntar para um vendedor onde era o centro da cidade. Ele nos indicou que deveríamos fazer a nossa última subida íngreme do dia até chegarmos à praça da igreja. Paramos num hotelzinho na rua da praça e como o ambiente não era dos melhores e o hotel era bom e barato, já nos instalamos.
     Após um bom banho gelado, saímos para comer. Fomos até a praça e não haviam restaurantes, sendo assim, lanchamos uma pizza de banquinha e voltamos para o quarto. Ficamos 2h escrevendo os relatos atrasados e renomeando as fotos. Como estamos a três dias sem internet, estamos arquivando os dados para quando encontrarmos uma lan house.
     Depois de 2h de trabalho, a fome voltou a bater e saímos a caça de restaurantes. Fomos até a estrada e acabamos ficando no mais ajeitadinho. Comemos uma bandeja de carne acompanhada do refrigerante local “Colombina” e, após a janta, fomos a uma sorveteria. Pedimos uma banana-split para dividirmos, a qual estava deliciosa. Depois de comer tanto, voltamos ao quarto para jiboiarmos um pouco. Agora, esta chovendo forte e começa a refrescar o ambiente. Graças a Deus, vamos conseguir dormir.
- Hotel: R$30,00 - Almoço: R$11,60 - Pizza: R$7,00 - Água: R$2,20 - Janta: R$13,50 - Banana-split: R$3,50
- Distância: 63,28Km - Tempo: 3h17min29” - Média: 19Km/h
- Boas, apesar de quase não ter acostamento.