domingo, 24 de julho de 2011

242° Dia – Bogotá – Medellin – 16/07/2011 – Sábado

No final não conseguimos dormir cedo e isto prejudicou um pouco a nossa saída “temprana”. Acabamos acordando às 7h e fomos arrumar tudo para a nossa partida. Tomamos nosso café rapidamente, montamos as bikes e nos despedimos do pessoal da administração do hostel e do Breno (um dos brasileiros que nos deram as dicas do que conhecer em Bogotá). Pegamos as bikes e ainda demoramos meia hora para cruzar a cidade até o terminal terrestre.
      Chegando na rodoviária, fizemos uma breve pesquisa a respeito dos preços das passagens, mas logo vimos que o preço era tabelado e somente variava o que cobravam de excesso de bagagem. Depois de chorar bastante, encontramos uma empresa que não cobrava nada de excesso e ainda aceitava cartão de crédito. Com as passagens compradas, fomos para a área de embarque e começamos a desmontar tudo, pois todos os passageiros já estavam embarcados e o ônibus só estava nos esperando para partir. Ficamos aliviados assim que sentamos em nossas confortáveis poltronas.
Borojó (fruta vermelha)
      Como não teria nada de novo nas primeiras horas de viagem (ao total serão 11!), aproveitamos para descansar um pouco. Caímos no sono assim que o ônibus arrancou, pois o cansaço e o friozinho de Bogotá tornavam uma soneca irresistível. Fomos acordar com a primeira parada para comer. Vimos que estávamos estacionados ao lado de uma banquinha de beira de estrada e avistamos os mangositos (frutas que havíamos visto na estrada no trajeto Cali – Bogotá e que não chegamos a parar para comprar e não encontramos mais depois). Sem hesitar, desci do ônibus e comprei uma sacolinha de mangosito e um pacotinho de batata frita para a Cris. Quando chegarmos em Madellin, finalmente, experimentaremos mais estas iguarias.
      Assim que o ônibus começou a rodar novamente, percebemos o calor infernal que fazia (uns 15°C a mais do que em Bogotá). Aqui o clima varia muito em pequenas distâncias. Continuamos pelo vale do rio Magdalena por quase toda a tarde. Lá pelas 17h, paramos novamente para comer uma comida de verdade desta vez. Desembarcamos e pedimos um arroz com pollo e um calentado (um mexido de arroz e feijão), pois passamos a viagem toda comendo mamonzillos.
      Com o cair da noite e o subir das montanhas, o frio se fez presente novamente. Automaticamente, nos abrigamos e demos mais uma descansada. Mais tarde, acordamos e pudemos observar algumas luzes no horizonte. Deduzimos que era Medellin e começamos a arrumar toda a nossa bagunça. Uns 30min depois, o ônibus encostou no terminal norte da cidade e pisamos em Medellin pela primeira vez.
      Depois de montar tudo, ficamos em dúvida em ir para o hostel que procuramos na internet (GEO HOSTEL) ou se deveríamos ficar em algo próximo a rodoviária. Olhamos em volta e, surpreendentemente, o entorno da rodoviária parecia não ter nada e optamos por ir para uma região mais povoada. Com a ajuda do GPS, pedalamos uns 8Km até vermos bastante civilização. Como já estávamos perto do hostel (faltavam só mais 2Km), optamos por pedalar um pouco mais e nos instalarmos num lugar definitivo.
      Assim que saímos da via expressa, começamos uma subida que nos fazia suar bastante. Como era sábado de noite, a rua estava repleta de gente! Tinha barzinho para tudo quanto era lado! Acreditamos que esta região deva ser um dos principais points da noite de Medellin. Depois de subirmos umas 12 quadras, finalmente chegamos na rua do hostel.
     Fomos super bem recepcionados pelo Ricardo e nos instalamos num quarto coletivo, mas que só estávamos nós. Tomamos um bom banho e saímos para comer algo. Caminhamos um bom tempo no meio daquela multidão, impressionados pela quantidade de gente indo e vindo da balada. Finalmente paramos numa pizzaria e pegamos um combo de pizza, refri e um sorvetinho. Tudo estava delicioso! Demos mais uma caminhada e voltamos ao hostel, pois amanhã começará a nossa expedição para conhecer a cidade
- Hostel: R$18,00 - Ônibus: R$110,00 - Mangosito: R$5,00 - Lanche: R$1,00 - Almoço: R$10,90 - Janta: R$6,60