segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

38° Dia - Los Penitentes - Uspallata - 24/12/10 - Sexta-feira

     Acordamos às 9h, eu (Cris) ainda estava com muita dor de estômago, enjoo e ânsia de vômito. Decidimos que, diante dessas condições, o melhor seria ir para Uspallata pois lá teríamos acesso à hospital, farmácia e mercado. Conversamos com o Dario e ele nos disse que o ônibus passaria só às 12h, sendo assim, nos deitamos um pouco mais para ver se eu melhorava.
     Às 11h levantei e fui tomar um banho para me animar um pouco. Arrumamos a bolsa que levaríamos para a cidade, pegamos muitos casacos (o vento aqui é gelado) e fomos até a parada de ônibus. No caminho, o Moacir foi devolver o powerade vencido que ele havia comprado no dia anterior. O vento gelado cortava os nossos lábios e a ponta dos nossos dedos, ficamos uns vinte minutos nos protegendo do vento atrás de uma placa até que o ônibus chegou. Entramos no ônibus semi-leito (que aqui eles chamam de micro semi-cama) e nos surpreendemos com a excelente qualidade do mesmo. Além disso, achamos a passagem muito barata (R$10,50 para os dois). Eu já estava melhor e fomos conversando durante todo o caminho.
     Ao chegar em Uspallata fomos perguntar o horário do ônibus de volta e, para nossa surpresa, ficamos sabendo que nenhum ônibus iria para Los Penitentes hoje, só amanhã. Depois que o choque e o desespero passaram, fomos procurar o hospital para só depois ver se valeria a pena ficar na cidade ou pegar alguma carona. No caminho do hospital, paramos em um mercado e perguntamos que horário eles fechariam. Como o mercado iria fechar às 13h30min, preferimos comprar alguns mantimentos para garantirmos as próximas refeições. Seguimos o caminho para o hospital e, chegando lá, não vimos ninguém. Ficamos um minuto dizendo "hola" até que um senhor baixinho, calvo e com uma roupa toda vermelha apareceu em um corredor. Achando que ele era um funcionário do hospital, fui pedir informações. Ele escutou as minhas solicitações e mandou entrar na sala para me examinar. Imaginei então, que ele era um enfermeiro e iria fazer uma triagem. Mas para mais uma de nossas surpresas, ele era o médico, aliás, o único médico do hospital. Estava de plantão e me examinou, encostou duas vezes na minha barriga, viu a mordida do carrapato, perguntou sobre vômito e diarréia e me deu o diagnóstico: a água me fez mal e a solução é tomar só Gatorade. Perguntamos se não era bom fazer um soro ou tomar algum remédio, mas ele nos disse para usar só Gatorade e, caso piorasse, ai sim voltar e fazer um soro.
     Meio desconfiados do médico, fomos até o mercado comprar o Gatorade e em seguida passamos numa farmácia para comprar Imosec. A farmacêutica nos indicou Dotalsec, compramos, mas o Moacir me pilhou tanto sobre os riscos da automedicação que até desisti do remédio e apelei para a dieta Gatorade de maçã mais comidas levinhas. Depois de toda essa confusão, achamos mais coerente ficar na cidade e voltar só amanhã para Los Penitentes, visto que a estrutura aqui é bem melhor.
     Desta maneira, fomos procurar uma cabaña para nos instalarmos. Ficamos na primeira que apareceu, pois o cansaço e a fome já estava nos vencendo. Saímos para comprar o que estava faltando e voltamos para cozinhar e dormir um pouco. No fim das contas consideramos que foi uma boa idéia passar o natal em Uspallata, pelo menos estaremos mais tranquilos. O ruim é que não teremos como avisar o pessoal do hostel que não voltaremos para lá hoje. Além da preocupação que podemos causar, nossas coisas ficaram lá ocupando um quarto inteiro. Esperamos não estar atrapalhando muito, não é bom abusar a boa vontade alheia.
      Agora acabamos de acordar, eu já estou bem melhor e o Moacir está cozinhando a nossa ceia: arroz com cenoura e purê de batatas para mim e milanesa com arroz, omelete e purê para ele. Um feliz natal a todos! Ou melhor, una FELIZ NAVIDAD! E que o Papai Noel nos de muita saúde e muito amor. Amém.
Gastos:
- Ônibus: R$10,50   - Cabaña: R$91,00   - Remédio: R$9,10   - Compras: R$45,45    - Devolução do powerade: (R$4,55)

2 comentários:

  1. Parabéns pelas conquistas e um 2011 repleto de alegria, saúde e ainda mais realizações!!!

    Não estava em Porto Alegre e não tinha internet para acompanhar vocês, mas achei muito legal ter aparecido no caderno Natureza da ZH uma matéria sobre o que vocês estão realizando!!!

    Muita saúde e força!

    ResponderExcluir
  2. Olá,sou uma amante do cicloturismo, embora não ter feito nenhuma viagem ainda, e quero parabeniza-los pelo belo trabalho que estão fazendo, estou muito contente com o que estou lendo e gostei muito das fotos. Acompanho voces desde o primeiro dia e vou continuar até a chegada.
    abração intão!!!

    ResponderExcluir